Fiona e Eu

Aproveitando o ensejo do tópico da Fúlvia sobre a fofíssima Suzie, vim aqui relatar meus dias com essa que é a luz da minha casa, a Fiona. E pedi alguns conselhos de vocês que tem galgos sobre algumas coisas que ela faz.
Primeiro de tudo, ela é linda. Estou completamente apaixonada, adoro ter ela no colo, mas temo que isso vá mima-la demais. Ela reclama quando quer colo. Choraminga baixinho, só de manha. Não é dor, não é frio, nada. É só carência mesmo. hahaha Os seus também são assim ou eu que sou uma mãe demasiadamente coruja?
Segundo, ela não fica com um brinquedo por mais de 10 minutos. Sério, esse é o máximo. Como esse aí da foto que eu nem consigo mais achar. Acho q ela escondeu meio que "Ah, mãe, não enche o saco com esse brinquedo de novo!"
Nem o kong, que eu adquiri toda esperançosa. Se coloco o petisco fácil, ela logo tira. Se coloco difícil, ela nem tenta muito, larga lá. Ou então fica chateadíssima, reclama (é muito engraçado ela resmungando. Um dia eu filmo pra vocês verem.) e sai.
Já tentei brinquedos fofinhos, que fazem barulho e o que tem mais divertido ela no momento é um caco plástico de planta vazio (que ela mesmo esvaziou e sujou a varanda do apartamento TODA). Mas também não mais que dez minutos. Eu jogo pra ela pegar, faço festa, mas ela se distrai e sai depois de um tempo. Se fosse gente, diria que tem Transtorno de Desvio de Atenção. hahahah
Por falar em brincadeira, eu adoro o jeito como ela sabe que eu não posso pegar o chão (pra quem não sabe, uso cadeira-de-rodas) e sobe no sofá pra fazer com que eu pegue o brinquedo da boca dela. Ela não solta e me dá com frequência, não. Faz isso pouqúissima vezes. Aliás, eu queria até saber de vocês como a gente ensina eles a entregar, ou pelo menos soltar. Porque as vezes tenho que insistir em pegar, ela faz força, brinca como se fosse cabo-de-guerra e eu li que essa brincadeira é meio desaconselhável, porque eles podem entender como uma disputa pela liderança. Vai saber...
Outro problema a ser enfrentado é o lugar de fazer xixi. Não entendo, ela faz no lugar, mas faz em vários outros lugares. É muito difícil isso de ver quando ela faz, né? tento, mas sempre me surpreendo com um xixi recém-saído. hehehe. Disseram-me que existe um produto que repele que eles façam em certos lugares, como se eles cheirassem e soubesses "que ali não pode". É verdade, vocês já usaram, aconselham?
Dia após dia, fico cada vez mais feliz em ter um galgo. Eles são fascinantes. Carinhosos, fofos, cheios de personalidade e de uma atenção com o dono incrível.
Espero que todos estejam felizes como eu estou. E espero que me ajudem nessa jornada para fazer essa convivência cada vez mais harmoniosa. Um abraço em todos!

10 comentários:

  1. Fiona tem mesmo... cara de galgo! kkkkkk Dos que tive, vão alguns conselhinhos. Como tem um temperamento muito acentuado de laço com seu Master, o lance do cabo de guerra tem seus percalços sim. Para incentivar essa brincadeira (ótima) o truque é, no final, você ganhar a guerra e deixar claro que a brincadeira acabou. Com o tempo, ela vai perceber que pode pedir a brincadeira mas que tem hora acabar e que quem manda no relógio do jogo não eh ela...

    Os galgos não estão nas primeiras posições de obediencia e na matriz de inteligência da escala de adestramento. Mas estão entre os 15 primeiras raças (11, outras escalas 13). Bem, o que quer dize isso? Para nos amantes de galgos quer dizer que eles "tem personalidade marcante" rsrsrs Para o resto do mundo quer dizer que eles requerem um mínimo de ao menos 9 e no máximo 15 repeticoes para compreender que podem ser recompensados por executar um comando. Falando "familiarmente" mesmo, todo dono de galgos se esbanja da troca de carinhos e afeto de qq forma. A info eh apenas técnica mesmo. No geral, se os teus hábitos sao frequentes e vcs duas tem uma rotina, isso será compreendido e respeitado. Mas o lance da liderança tem que ser bem definido. Tenha paciência. Defina as linhas.

    Quanto ao xixi, eh tudo uma mistura de doutrinamento e de liderança. Da mesma maneira que aprendemos que temos de escovar os dentes no banheiro e não na cama, os caes tbem tem de ter seu treinamento de toilete. Senão, cresce um adulto porquinho e "cheio de onda". Quantos humanos não conhecemos assim? Então.

    Como os cães tem olhos no olfato, se valem dos odores seus e de qq coisa para interpretar e também estabelecer seu contato com o ambiente. XXI por todo canto eh uma mistura de desorientacao (qdo filhotes, eles chegam lá...) e também liderança (quando adultos). Eles não lembram bem onde é seu canto no começo, se o cheirinho não estiver lá. Então, na duvida, deixam a marquinha em todo o canto. Isso muda quando relaxam ao perceber que são responsáveis por um pedaço especial. Isso quer dizer muito para um galgo: saber que tem um canto só seu, mas que também podem ser convidados para os nossos domínios. No geral, ele tentam dominar geral por instinto. Mas observe com o tempo como ela lhe retribuirá quando você ser passe livre (temporário) a um local proibido... Eh lindo ver os bichinhos pegando os brinquedos e mantinhas, lambendo e cabeceando em gratidão pelo Greencard. Mas não tem mágica. Para chegar lá, tem que deixar claro o que pode e o que não pode. Não tem muito segredo, eh igual criança: paciência, não-violência e regras com amor.

    Tem um produto popular chamado PipiDog (baratinho, feito a base de amônia na quantidade ideal para imitar a quantidade de uréia no xixi deles e funciona muito bem). Como eu disse, os galguinhos requerem algumas poucas repetiçnoes mas pegam logo o jeito.

    Para você ter uma ideia, um Border Collie antecipa parte do nosso comportamento e requer umas duas repeticoes apenas. Alguns dizem que isso se da por uma facilidade em interpretar sinais do espaço ao seu redor e adiar um pouquinho a recompensa para conseguir o contato com seu líder, no caso, nós. Os Galgos tem exatamente a mesma característica, com exceção de que procuram primeiro recompensarem a si próprios ANTES de descobrir quem êh o seu líder. Quando descobrem... Bem, você tem uma Lindona contigo. Vai descobrir mais e mais porque sao os cães mais incríveis do mundo.

    A Fiona fica te encarando quando vc esta executando alguma tarefa? Sim? Então, ela esta aprendendo como imitar aquilo, mesmo sem saber porque. Pq ela faz isso? Bem... só porque VC faz.

    Espalhar geral pela casa toda eh o mesmo. Na tentativa de ser lideres, eles querem dominar para conduzir. Quando aprendem quem eh o líder, eles seguem, apoiam e ate mesmo nos CORRIGEM como poucos cachorros. Não é por acaso que um galgo é o único cão que pode doar sangue a humanos... rsrsrs

    Parabéns e boa sorte com a fiota.... Ooops, Fiona.
    Cheers.
    San

    ResponderExcluir
  2. Tem mais uma coisa, sobre o treinamento do xixi...

    Quando você notar que ela está gesticulando para fazer xixi, discretamente, pingue umas duas ou três gotinhas (não mais do que isso) e fique por perto.

    Toda vez que ela for a algum OUTRO lugar, você dá um alerta de não pode, em tom baixo de voz. Mas se necessário, intervenha no espaço mesmo, NÃO deixe.

    O cheiro do pipidog (ou outra marca, não importa) é para eles como uma forte LUZ para nós, não tem como não "ver". Isso vai mostrando a cada "aí não pode" que é ali mesmo, onde tem aquela marca (cheiro, a tal "luzinha forte que não dá para não ver") que é ali o espaço só deles para as necessidades.

    Mas não se empolga de primeira não. Ela vai querer testar os limites pelo menos mais um par de vezes. A mesma regra: notou a vontade, liga logo a "luzinha" e domina o pedaço.

    Como já deve imaginar, assim que ela acertar a gente faz o quê?

    A MAIOR FESTA, claro!

    Boa sorte.
    Ciao.

    ResponderExcluir
  3. San, adorei seus comentários, a cada dia aprendo um pouquinho com cada um de vocês.

    Bom, sobre a inteligência o Zé vem me aprontando algumas que eu não poderia deixar de mencionar.

    Eu sempre achei os whippets extremamente "interesseiros" o que os tornam excelentes alunos.

    Zezinho quando chegou em casa, fez xixi fora do jornal umas 3 vezes apenas.. pois eu o "comprei" com biscroks, eu dava um biscrok a cada xixi no jornal e logo no 1º dia ele pegou o esquema. Chegou uma hora em que ele fazia xixi de 5 em 5 minutos e logo corria para a cozinha a espera da recompensa.. aí logicamente eu comecei a diminuir o prêmio, ora dava, ora não.. até que a recompensa não era mais necessária.

    São várias artimanhas, mas a pior foi o seguinte:
    Durante a estadia do Bamboo em casa, ele aprendeu algo que me deixou surpresa. Quando eu dava ossinhos ou brinquedinho para os dois, o Bamboozão não queria o ossinho dele, sempre queria o ossinho do Zé.. e ficava literalmente "secando" até que o Zé largava o ossinho e o empurrava com a patinha em direção ao Bamboo. Ele deixava o Bamboo se deliciar com o ossinho por uns 5 minutos e aí simplesmente se retirava da sala e ia para outro cômodo (ia olhando para trás, para o Bamboo, pois a intenção era que o Bamboo o seguisse) o Bamboo largava o osso e ia atrás.. o Zé voltava correndo e capturava o seu ossinho de volta.

    Ele fazia isso umas 10 vezes por dia, eu ria do Bamboo.. que filhotão que era, sempre caia no 'golpe'..rs

    Mas o pior foi quando eu estava no computador com uma queijadinha na mesa, o Zé queria a queijadinha, mas não dei. De repente ele sai do quarto, vai para a cozinha e raspa a porta (como ele faz quando quer fazer xixi no quintal) eu levantei e fui abrir a porta (deixei a queijadinha lá, como o Bamboo deixava o ossinho..rs), assim que coloquei a mão na maçaneta o Sr. Zé volta num tiro para o quarto, pula em cima da mesa e ataca minha queijadinha.
    Nesse dia eu não acreditei, como que eu pude cair no golpe do Zé??..rs

    Ele usa esse mesmo truque para várias finalidades, durante a noite mesmo, quando está muito frio.. ele simula que quer fazer xixi, me faz levantar e aí volta correndo para pegar o meu lugar quentinho. Obviamente que agora não caio mais nesse truque, eu o seguro pelo cangote da roupa antes de abrir a porta..rs

    Como líder não posso permitir que ele pegue o meu lugar, mas sou uma líder boazinha..rs eu até divido o meu lugar com ele. Acho que com os whippets podemos ser mais maleáveis e menos rigorosos, mas impondo alguns limites.

    Ahhh.. não precisei usar o pipidog, mas pela explicação, parece funcionar.. adorei a dica, vou incluí-la no especial sobre Filhotes, ok?

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Mila, que delícia de texto. É muito bom saber que esses galguinhos cumprem maravilhosamente bem a missão que eles tem, de iluminar nossas casa, nossas vidas.

    Respondendo sua 1º pergunta, você deve ser coruja sim, mas como não ser? A Fiona é verdadeiramente linda e uma doçura.

    Sobre ela ser resmungona.. o seu Zé é igual, o Zé chega a irritar em alguns momentos, começa bem baixinho e fininho e se não damos atenção vai aumentando..rs
    Quando ele sabe que vamos sair ele resmunga desesperadamente como quem diz "vamos logo pelo amor de Deus".
    Toda noite ele choraminga, parece que está pedindo companhia, porque assim que alguém deita ao seu lado ele sossega.
    O Zé também não se apega aos brinquedos, não tem nenhum que ele goste de verdade, ele prefere as meias da minha irmã..rs
    E quanto ao Kong, pelo jeito Fiona e Zé são bem parecidos também..rs se tá dificil Zezinho dispensa.. acho que ele pensa "antes era mais fácil, assim eu não quero!"

    Sobre o xixi, eu nunca usei esses produtos, mas devem funcionar e gostei muito da dica do San, vale tentar.. depois vc nos avisa se funcionou para você e como reforço passe a premiá-la sempre que ela usar o banheiro certo.

    Estou muito feliz por vocês.
    Pela atenção e cuidado que você tem, logo mais vocês estarão em total sintonia, uma lendo o pensamento da outra..rs

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Mila, sobre o Kong, vc disse que se coloca fácil ela tira.. tira como? Como o Zé, jogando e fazendo-o quicar para o recheio voar para fora ou ela tira comendo mesmo?
    Com esse focinho miúdo ela deve ter mais facilidade para tirar a comidinha, né?..rs
    Experimente com outro modelo ou tamanho de KOng.

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Serena não é mt de colo, fica só dois minutos e pede pra sair. Acho que não foi mt acostumada no colo. Mas tb choraminga por tudo o que quer. Então, acho que colo, vc é que acostumou, mas não vejo problema nisso, se vc passa a maior parte do tempo com ela. Os choramingos talvez sejam típicos da raça. Para ela brincar mais com o mesmo brinquedo, toda vez que ela largar o brinquedo vc o pega e vc mesma brinca com o objeto. Fica dando atenção ao brinquedo como se ele fosse algo mt legal pra vc. Daí o cachorro se interessa de novo. Terá que repetir essa tática sempre que ela se desinteressar pelo brinquedo. Dê mt atenção e festeje e parabenize o cão enquanto ele brinca com o brinquedo que vc deu. Moral da história: quem tem o brinquedo na mão, recebe atenção.... então ela vai querer estar sempre com o brinquedo! rs (Leia o livro Adestramento Inteligente – de Alexandre Rossi – você compra pela Internet). Nunca tente tirar o brinquedo da boca do cão, quando ele soltar (uma hora ele desiste e solta nem que seja pra parar de brincar), daí vc pega o brinquedo, comemora e joga pra ele buscar. Assim sucessivamente, e uma hora ele vai perceber que só ao soltar o brinquedo vc vai pegar e jogar. Disputar o brinquedo que está na boca do cão é péssimo principalmente se vc não conseguir tirar o brinquedo e o cão vencer o “cabo de guerra”, pois isso mostra pra ele que ele é dominante (o que significa que ele não tem que te obedecer). Claro que estou sendo simplista, pois estou falando só em linhas gerais. Mas leia com detalhes no livro que indiquei. Beijos e boa sorte com sua linda princesa! E Serena está mandando lambidas! ;-P

    ResponderExcluir
  7. Ciao Galguinos!

    Ah, Débora, que saudade eu estava de papo com mestres de Galgos... Que bom que vim para aqui. E que alegria ler os novos posts e comentários das meninas e do pessoal.

    Vou começar meu comentário com uma frase digna de camiseta:

    "Coitado do Bamboozão, que cai sempre no golpe...!" rsrsrsrsrs

    Pois então, como também disse a Selena, se formos dar uma boa resumida em tudo o que vale, de facto, ser lido e conhecido a respeito de adestramento de galgos (ps: eu prefiro dizer relacionamento), o "vencer sempre o cabo de guerra" pode ser uma excelente síntese do melhor dos caminhos.

    Minha experiência com galgos sempre apontou o seguinte: eles são golpistas mesmo. Naturalmente pilantrinhas. Como procurei dizer antes da relação de inteligência e resposta-a-comandos entre um whippet e um Border Collie, a relação com seu master é precisamente a mesma (a busca pelo contato humano, bem mais que pela recompensa), mas sempre procurando recompensarem a si próprios ANTES dos outros. Isso vale SOMENTE para quando não reconhecem um líder.

    No caso dos galgos, com uma genética e transgerações muito antigas, a impressão no dna de seus comportamentos muda um pouco. Por exemplo, muitos adestradores e criadores fazem uma clara distinção entre o modelo de recomensa de galgos e sabujos (em geral Lerchers, ou faro-e-caça) e outras raças. Os nossos primpolhos acabam sempre por buscar "o contato conosco", ao invés de recompensas provenientes dele. O contato com seu mestre é, de facto, bem mais valorizado que a recompensa que ele pode oferecer.

    Em suma, quase todos os outros cães fazem o caminho oposto: primeiro a recompensa, depois o contato. Com o tempo, estabelecem o contato e o procuram. Mas é incrível notar como ele pode muitas vezes diminuir sem a recompensa.

    Eu sou um adepto do 'relacionamento' produtivo entre mestre e cão. Por isso quero dizer: se você merecer, ganha. Se não merecer, eu espero para recompensar. (ao invés de "ou dá ou desce"; galgos odeiam e se ressentem muito disso).

    Portanto, 'comprar' é sempre um risco. Ainda mais com golpistas bem mais especializados do que nós como os tranqueirinhas. É a maior furada. Se a relação for de compra, tem que ser explícita até o osso e o "objeto da compra" só pode ir para na mão do magrelo QUANDO ele cumprir com a parte dele. Mas isso, até que vale para qualquer cão.

    Como sabiamente disse a Débora, pode chegar um ponto onde o "ahá, tu não me engana não, moleque" seja a medida mais adequada. Porque uma coisa é facto, e nem é por mal, eles vão nos testar nisso mesmo.

    Por isso sofrem imenso quando mudamos muito bruscamente nosso comportamento com eles que, já acostumados com X de longa data, ficam em choque quando oferecemos Y assim do nada, sem mais nem menos.

    (continua...)

    ResponderExcluir
  8. Por exemplo, a regra manda que JAMAIS soltemos os whippets e lebréus de suas guias quando passearmos, e só devemos soltar os magrelos depois de um certo treinamento de comando de proximidade. É bem verdade que papelzinho voando no vento para eles é "caça" e eles podem facilmente sumir das mãos dos mais descuidados.

    Tanto isso é verdade que whippets são comumente 'encontrados' por outras pessoas, bem longe de suas casas, porque escaparam da guia e correram, correram... quando deram conta, já estavam longe. Aí, já viu.

    MAS, entretanto, aqui na paulista tem o dono da Vitória, uma whippet tão pequenina que até parece um lebréu italiano, malhadinha de branco e preto. Ela, por vez, contraria a tal regra e anda completamente 'solta', sem guia, longuíssimas caminhadas, sem tirar o olho do mestre. O tal caso onde o instinto é sobrepujado por conta da relação de "contato" humano.

    Os galgos, em especial os whippets que são mais domésticos que os outros, têm tão forte isso que até chegam a pegar um tipo de "aprovação" antes de certas atitudes. Eu lembro que o meu, quando foi cruzar, ficou rodeando e rodeando a fêma (que já tava ficando irritada) até que ele achasse que eu estava "ok" para ele ir. Quando eu me manquei e disse "vai lá muleque" que ele partiu pro namoro com a magrela. Assim que acabou, ele (acreditem) pegou ela pela orelha e trouxe para perto de mim, para que eu acarinhasse ela meio que como "eu aprovo". Mas muito descarado mesmo, assim desse jeito.

    Para terminar, ainda sobre a Fiona e a Fúlvia, tem um outro truquezinho que aprendi com uma amiga veterinária para os mais teimosos que é impagável.

    Cães marcam seu território certo? Certo. E o fazem através de odores, claro.. Nós também temos um jeito de marcar nosso território para eles e dizer "aqui é meu, só com passe meu velho...". Incrivelmente, fazemos isso com o "som" ao invés do odor.

    Naturalmente, nosso cheiro já está aqui e ali e eles sabem disso. Quando fazemos uma sobreposição desses odores nossos, com sons únicos (no mesmo ponto), isso atua como uma mega-alerta para os whippets. Segundo essa amiga, cães de até 20 repetições de comando vêem isso com "autoridade" e cães mais lentinhos como "ameaça". Em ambos não há qualquer dano e quando a teimosia reinar, não falha.

    Pegamos uma latinha média e colocamos umas 10 moedas dentro. Lacramo-la com fita crepe e se possível pintamos toda de vermelho. Por exemplo, a Fiona quer insistir que o toilete pessoal dela é na frente do fogão da cozinha. Beleza... Ficamos na tocaia agindo naturalmente e quando ela tiver quase-quase, damos um chacoalhãzinho barulhento na lata, tomamos aquele lugar (ou seja, pisamos nele), inclinamos o corpo na direção do magrelo e damos o comando "não!".

    Eu mesmo tinha uma tendência louca de dar comandor enormes do tipo "Aqui não pode!". Isso é muito longo. "sim", "não", "vem", etc... me ensinaram à duras (e deliciosas) penas que pagam bem melhor que os longos discursos. Mas então, sobrepor nosso ODOR, com POSICIONAMENTO sobre o território e o tal SOM barulhento e vermelhão da lata costuma ser tiro e queda até para os mais encardidos. Estou falando porque um dos meus era bem bem assim mesmo... :D

    No começo da a impressão que eles estão com muito medo da lata. Abaixam a cabeça, angulam a posição do torso e vêm na nossa direção, parando (ou as vezes, até afastando um pouquinho). Mas se eles não saírem correndo para outro ambiente, mesmo parecendo, NÃO é medo mas sim algo como "Ok ok okay, entendi. Aqui não pode tá bom. Negócio fechado! Nem precisa se estressar, Já entendi, Ó !!"

    Se por acaso eles saírem do ambiente por medo, também resolve-se fácil: reduz-se a quantidade de moedas na lata. Pronto.

    Funcionou sempre tão bem isso que as vezes eu olhava para a lata e o Bisteka já sacava. O máximo.

    Débora, no intervalo de trabalho lá na agência acabei fazendo um presentinho para vocês. Depois retorna-me para dizer se chegou no teu mail ok?

    Abraços, cabeçadas e trombadas à todos.

    Cheers,
    San.

    ResponderExcluir
  9. Ai San... estou amando esse papo.

    Estou em casa, mas parece até que estamos todos reunidos lá na Augusta..rs no Pedaço da Pizza..rs (lugarzinho bom demais). Todos juntos, num bate-papo delicioso, ainda mais para mim, que só sei falar de galgos..rs

    San.. não recebi o email e estou mega curiosa com o presentinho (ai meu Deus, manda de novo..rs), se bem que posso dizer que só essa conversa e sua vinda para nossa turma já é um presentão, e para tê-lo sempre por perto e ainda mais participativo acabei de te mandar o convite do blog, será um enorme prazer tê-lo como confrade..rs

    Olha estes seus comentários estão riquíssimos em informações, a Mila vai amar..rs e eu vou tentar encaixar essas suas dicas em outros dos nossos textos.

    O Bisteka deve ter sido um whippet muito massa.. muito legal esse relacionamento de vocês, bacana o lance do namoro..rs Só esses magrelos mesmo. Conheço um whippet de 11 anos que quando quer fazer alguma arte ele olha para sua 'mae' e telepaticamente pergunta: -Posso? Ela responde: -O que? Ele começa a se lamber por exemplo, logo para e volta a olhar para ela esperando a resposta. Se a resposta for não, ele não se lambe ( e muitas vezes é não, pois ele tem mania de limpeza..rs), se ela disser sim, ele faz a festa.

    É coisa de louco mesmo, só quem tem/teve contato com essa criaturas é capaz de nos entender..rs

    Beijos para todos vocês!!

    ResponderExcluir
  10. Gente, que coisa boa esse número enorme de comentarios. E tão bons. Fiquei feliz, passei esses dias sem net e quando voltei tava essa beleza aqui!
    Lindo!
    Muito Obrigada! Ainda mais agora que eu tô meio jurur pq Fiona tá com uma sarna que eu não sei da onde veio. O vet passou banho a cada 5 dias, como a coçeira piorou, ele mandou tomar um corticóide também. Tá tão agoniada, coitada. Boas vibrações pra ela, porfavor, galera!
    E um abraço forte em todos!

    ResponderExcluir