O QUE FAZER SE SEU CACHORRO COMER UMA MEIA?

Por: Debora ♥ Zé Magrelo

Amigos, depois do caso do nosso querido Floriano, engolidor de meias, acho que vale a pena saber qual é a orientação dos nossos queridos veterinários

Segundo o Dr. Fábio, casos como esse são bem complicados. O animal tem que ficar em observação, pois a meia não é um objeto de fácil identificação e nem mesmo sua localização. Pode se tentar fazer ecografia e radiografia, mas não são exames que poderão informar com precisão o local da meia. Existem casos que é necessário fazer uma cirurgia exploratória para saber o local preciso da meia e assim fazer a retirada. "Tive um cocker que engoliu uma meia, ficou em observação em casa mesmo e depois de 3 dias ele soltou a meia via retal", diz ele.

Dra. Jacqueline Cremoneze também informa que devemos sempre ficar atentos ao funcionamento do intestino, se está normal, se ele continua comendo normalmente, pois se acontecer o pior, como obstrução de alças intestinais, ele com certeza vai parar de defecar e principalmente parar de comer devido a dor.
Muitas das vezes esta meia pode ficar apenas no estômago podendo provocar vômitos, dor, gastrite e deve ser operado o quanto antes.
E atenção, a Dra. Liliane informa que muitas vezes, nós, proprietários, não temos total controle sobre nossos animais (a mais pura verdade, né?), principalmente os filhotes que estão o tempo todo aprontando e mastigando tudo que veêm pela frente, portando temos que ficar atentos à alguns sinais e sintomas como: inapetência, anorexia, perda de peso, vômitos, diarréias, dor abdominal e depressão em casos crônicos.
E quanto a retirar ou não o objeto da boca do animal, veja o que ela diz " tem que ter muita cautela porque às vezes (acontece isso com o Pankeka, um dos meus whippets) quando ele está roendo algo que não deve, ele percebe minha vontade de pegar o objeto e corre de mim e engole o mais rápido que conseguir, portando tem que se ter calma e se conseguir conter o animal, abrir a boca dele e se o objeto ainda estiver na cavidade oral vale a pena retirar sim, isso evitará dores de cabeça futuras. 

Engolir corpo estranho é considerado sim uma emergência veterinária e tem que levar o animal a um veterinário de confiança e o mais rápido possível.

Corpo estranho pontiagudo (agulhas, anzóis...) é considerado uma emergência cirúrgica, portanto, deve ser removido o mais rápido possível para evitar a migração ou a perfuração do órgão.
Corpo estranho linear (linhas, lãs, barbantes...) podem causar intussucepção intestinal sendo assim também uma emergência cirúrgica.

A radiografia simples detecta corpos estranhos radiopacos, ao passo que objetos radiotransparentes devem ser identificados na radiografia contrastada. Se houver suspeita de perfuração, utiliza-se contraste iodado.


Resumindo... a orientação principal é:
O acompanhamento veterinário é de extrema necessidade, pois não dá para saber se um caso como esse será resolvido naturalmente ou por intervenção cirúrgica
.


É, deu para ver que o Floriano correu um certo risco sim, mas felizmente ele conseguiu expulsar aquela meia do seu estômago.
O Flori também provou que quando falamos de filhotes todo cuidado é pouco ou quase nada, mesmo com sua mamis de olho ele conseguiu devorar a meia.
Filhote é fogo, gente.. se você tem filhote em casa, faça uma bela faxina e esconda alguns objetos, exatamente como faz quem tem criança.
Mais uma vez agradeço aos nossos veterinários que responderam prontamente nossos emails.

Um comentário: