Barriguinha Roncando

Amigos recebi o email abaixo da mamis do Kiko e por ser um assunto mais que pertinente já está no ar..rs

"Oi Débora, mamis do Zé Magrelo...

Débora a barriga do meu Kiko vive roncando e é sempre pela manhã, conversando com a Berenice ela disse que a do Billy também faz barrulho.

A do Seu Zé Magrelo também faz barrulho? Se positivo poderíamos comentar isso no blog, para inclusive tirar as dúvidas de muitos.

Fiquei mais calma quando a Bere me disse que o Billy também faz barulho.
Que você acha?"

O que eu acho?
Que esse é um assunto mais que interessante e temos que falar sobre isso. Quero muito saber como é com os outros galgos.

Acho que podemos ficar sossegados, mais é válido falar com o veterinário, ele pode receitar um remedinho para aliviar o desconforto.

Sempre achei que algum desconforto acompanhava o barulhinho, durante toda sinfonia o Zé ficava sem comer e encolhidinho.

A veterinária do Zé, disse que, muitas vezes, eles sentem cólicas e sentem mesmo, quando ela examinava ele demonstrou um pouquinho de dor. Ela me orientou a dar uns remedinhos que ajudam bem, principalmente se administrados logo no início do ronca-ronca. Eu poderia até citar os nomes aqui, já que são remédios bem populares, mais temos que tomar muuuito cuidado, remédio é sempre remédio, dependendo da dose se torna muito perigoso.. e como no nosso meio têm cães de todos os tamanhos P, M, G e GG..rs é melhor não arriscar e cada um falar com o seu vet para se certificar do remédio e a dose correta.

Uma coisa que percebi que funciona, e me parece ser o um tanto inofensivo..rs é o chazinho de camomila.. não posso afirmar com tanta certeza, pois dei nas 2 últimas vezes apenas e resolveu.
Na última vez o Zé já estava espoletando pela casa antes mesmo da barriguinha parar de chiar completamente. Como o Zé não tem mais esse chororô na barriga com tanta frequência, vai demorar um pouco até eu testar novamente.

O que vocês podem fazer, principalmente quem já tem um bom entrosamento com o veterinário é ligar para o vet e perguntar se nesses casos ele autoriza o chazinho. Se autorizado, façam o teste.

No caso do Zé, a barriga dele roncava muuuito antigamente, muito mesmo.. umas 3 vezes por semana e ficava por umas 5 horas no ronca-ronca.

Eu acredito (baseado apenas na minha observação, nada mais) .. que isso acontece quando ele fica um bom tempo sem comer, pelo menos no caso do Zé é assim. Mais algumas pessoas já me falaram que seus cães tem isso mesmo com a barriga cheia, quando comem demais, quando comem o que não devem ou até mesmo que pode ser vermes. Por isso que é importante falar com o veterinário.

O Zé sofria mais quando comia ração, não pelo fato de ser ração .. mas porque quando era ração ele enrolava e muuuito para comer, ficava muito tempo de barriga vazia, enrolava até não aguentar mais de fome..rs

Com a comida, que o espertinho não recusa, e come em horários mais ou menos regrados, ele ficou muito tempo sem ter esse problema.

Ainda tem de vez em quando, principalmente agora no verão.. com o calor que tá, sem nenhuma brisa aqui em SP, ele quase não tem fome durante o dia e mais uma vez está ficando períodos mais longos de barriga vazia e a barriguinha voltou a reclamar.. por isso a minha suposição da culpada de tudo ser a barriga vazia. Mas será mesmo?

Quero muito saber a opinião de vocês, acho que com comentários de todos conseguiremos esclarecer um pouco mais essa questão.

17 comentários:

  1. Ontem a barriga da Suzie estava fazendo barulhinho tb, mas porque com certeza ela comeu porcaria lá no sítio, antes do acidente...

    Fazia muuuuito tempo que a barriguinha dela não chia, muito mesmo, mas era sempre depois de comer porcaria. Por isso regulo a comidinha dela (bom, mais ou menos... não sou tão ruim assim... risos).

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi esses chiadinhos não em nenhum cão meu, o que percebo quando dormem são gritinhos que tds deram e o mais barulhento é o Orfeu, as vz ate chora mas isso é sempre dormindo então provavelmente creio eu que esteja sonhando, sobre alimentação tenho ate uma duvida pois sempre ouvi que o certo é uma alimentação ao dia a não ser quando filhote, é o que faço com o Orfeu, so dou um "lanchinho" de manha pra ele, um petisco ou cadiquinho de ração mas a refeição principal só dou a tarde

    ResponderExcluir
  3. Alê e Xu, sorte de vocês porque às vezes é desesperador, barriga do Zé já chiou tão alto que dava para ouvir de outro cômodo da casa. Chiado é modo de dizer.. parece que tem uma ninhada de gatinhos miando lá dentro..rs

    Beijos pra vocês

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal,a barriga do Billy sempre fez barulho,mas como ele tem gastrite achava que era por isso, ou seja gases !!!Agora vendo outros posts vejo como eles sao parecidos.O Billy quando dorme dá gritinhos tb.....rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Cãofrades, como o calor esta d+ o meu Kiko as vezes não come pela manhã, ai a barriga chia e muuito.
    E as vezes ele tem gases tambem e muuito, agora estou mais tranquila porque sei que isso é normal entre os galgos, mas na quinta vou falar com a Veterinária sobre isso.
    Bj
    Monica Terra Lima

    ResponderExcluir
  6. Oi Pessoal!
    A barriga da Maggie tbém ronca, mas geralmente depois que ela comeu. Agora, o que eu realmente percebo são os gases!! Afffff hauahuahau Mas não acredito que seja nada anormal, no caso dela, dificilmente damos algo além da ração, se é petisco é algum pedacinho de cenoura, pepino ou qq verdura (fruta) não ácida pq ela ama. Ah, e no caso dela não demora mto, é só uma roncadinha e já passa!
    Bjs, Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, boa tarde!

    No caso do Farello, barriga roncando é sinal de diarréia pois comeu porcaria ou pq tá ficando dodói... Fora isso ela não ronca não...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gente!
    As minhas meninas também apresentam esse barulho na barriga, mas de maneira muito esporádica, de forma que nunca cheguei a me preocupar, é um sintoma que também desaparece rápido, não persiste, vou ficar mais atento quando ocorrer, pra identificar o que aconteceu antes; (a minha barriga também faz barulho e estou pra fazer uma ultrassonografia, a suspeita é de pedra na vesícula, ..rs, mas é só uma suspeita, espero que não seja nada grave)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hummm.. pelo jeito barriguinha ronca por diversos motivos..rs

    Quanto aos gases, os veterinários também podem indicar um remedinho bom, que vai resolver o problema. A gente pensa que não, mas isso causa desconforto também.

    Um beijão pra todos os cãofrades e confrades!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal vejam o que a mamis da Belinha, Confrade e Médica Veterinária Luciana disse:

    - eu cuido de alguns galgos e todos eles, inclusive a minha filha, tem o trato digestivo mais sensível...
    o que constato no dia-a-dia é que eles são mais propensos a gases, principalmente quando comem coisas diferentes ou ficam muito tempo sem comer.
    Claro que estou falando de animais vacinados e adequadamente vermifugados.

    O que pode ser usado sem problema algum é a Dimeticona (famoso Luftal), a dose é de 1 gota por quilo e pode ser dada até a cada 8 horas (embora uma dose já seja suficiente).

    ResponderExcluir
  11. Howard Fast - [via email]19 de fevereiro de 2010 às 11:40

    Aiiiii, os ventos.....

    No começo eu me dobrava de cólicas, e o Chefia nem advinhava, até que um amigo lhe indicou um remedio, Luftal, em gotas q. é até gostoso de se tomar.

    Acho que tem a ver com a ração. Basta ler a bula dos sacos, o monte de coisas que tem.

    Por isso, o peste do Chefia na hora do meu
    cocozim, me chama de c*.... de apito. Pode ?

    ResponderExcluir
  12. O Zé também toma Luftal, aliás era esse o remedinho que eu queria falar, mas como não sou vet. fiquei caladinha..rs

    E acreditem, sempre carrego Luftal, até mesmo nos encontros eu levo. Já faz parte do kit de 1º Socorros..rss Se alguém precisar algum dia é só avisar.

    O Zé sempre voltava com gases dos encontros, e aí passei a levar, assim lá mesmo já dou algumas gotinhas..rs isso porque o próprio stress gerado pelo monte de cães gera gases, mas principalmente porque nos dias de encontro o Zé fica sem comer o dia todo e aí ja sabe.. sem Luftal ficaria cheio de gases.

    Alguém mais toma esse remedinho?

    ResponderExcluir
  13. tenho um chow o tutty e hoje ele ele acordou com a barriga q ta fazendo muito barrulho estou com medo nao sei o que pode ser alguem me ajuda

    ResponderExcluir
  14. Nossa que alivio ler esses comentários. O meu Uk está aqui com a barriguinha roncando alto demais. Já comeu matinho e mesmo assim continua. Já dei também o Luftal. Vamos ser se para tadinho está aqui do meu lado todo enroladinho.
    Ana Heloisa

    ResponderExcluir
  15. O juni só come raçao e ontem teve churrasco e comeu bastante carne.
    Hoje a sua barriga nao para de chiar, muito alto, ele está comendo o capim no jardim.
    Vamos ver se melhora, mais as ultimas vezes que escutei assim foi por fome (raçao nova que odiava) e agora por comer demais.
    Vamos esperar o dia de hoje.
    Tem 15 anos e tem que regular a comidinha dele!

    ResponderExcluir