Os Galgos não se organizarão... sem nós.

A España é um lindo país... moderno, repleto de história em sua linha do tempo, de povo farto e cultura multidiversa. Mas minha crítica hoje não é somente ibérica. Já tive a oportunidade de presenciar o mesmo em Inglaterra, Escócia, Portugal...
De todos os lugares, Incrivelmente, a España parece representar com uma verve insana o epicentro daquela que acho a mais desprezível de todas as práticas humanas que envolvem animais: a "caça desportiva". Não se come nada, não há esporte. Só a falta de moral e o culto à perversão.
É lá mais um dos tantos lugares do mundo onde nossos magrelos podem ter o mais cruel dos destinos, ao não servirem seu propósito tão, tão injusto. Lamentavelmente, não se pode imaginar coisa pior para aquele que é visto como o melhor amigo do homem nos quatro cantos do mundo, que a bárbara desonra de sua condição, a escravidão da sua inocência e a deterioração de todos os nossos valores por tolerarmos algo tão destrutivo. Tudo isso nos deixa a indigesta mensagem de que, no final, a média geral do español comum (e porque não o homem de qualquer canto) não trata nada bem seus amigos, ou então, não se incomoda ao ver outros o fazerem.
Numa rápida pesquisa, novamente, encontrei diversos registros que documentam essa barbárie. Enforcamentos impossíveis (mas tão dolorosamente possíveis) e as mais frias maneiras de assassinar um fim para o que sempre vi como um presente entre nós. Tudo isso pelo que talvez seja a coisa mais transitória e mais impermanente da nossa própria raça: o dinheiro e o egoísmo.
Acredito que as imagens sejam até fortes demais para a confraria. Mas em sua ausência intencional - e peço desculpas pela arbitrariedade, mas basta digitar "galgo espanha" no Google e ver por si só - justifico-a apenas com um pedido de reflexão:
Não seria possível levarmos nosso amor pelos magrelos para tão longe, de modo que todos pudessem perceber como pode, de facto, ser tratado um galgo?
Não seria possível que nossos próprios cuidados, cheios de amor e de partilha, onde nos posicionamos como reais mestres-amigos, daqueles que muitas vezes mais aprendem do que adestram, que tudo isso pudesse ser uma minúscula centelha de encorajamento para o fim do comércio assassínio de galgos para a caça, a corrida, as apostas?
Hoje vi um dono de whippet (um lindo mestiço) dar com a guia nas costas do magrelo só porque ele estava agitado. Fui até perto, pedi licença, agachei-me e comecei a brincar com ele (um macho, que o dono não quis dizer o nome, bastante agitado). Bastou algumas brincadeiras e alguns carinhos, e ele voltou a ser o galgo que todos conhecemos: calmo, tranquilo, buscando contato.
Pedi para o tal senhor que não fosse tão severo com ele, pois era um "bicho" muito especial, mais do que podemos normalmente imaginar. Ele gostou das histórias rápidas que contei sobre os galgos, enquanto vira e mexe puxava a guia a qualquer movimento do magrelo. Perguntei até se não precisava de alguma indicação para doá-lo, e recebi alguns comentários mal educados de volta. Pelo acento, pareceu-me ser Uruguaio o senhor. Bem fechado e rígido. Decidi escrever e compartilhar isso hoje no exacto momento em que tive de me despedir e olhei para trás... ele estava lá, imóvel, olhando para mim. Quando a distância aumentou, já podia ouvir os latidos e a agitação de novo...
Só senti o desejo de me manifestar assim hoje porque, como muitos, acredito que cabe a nós fazer algo. Seria simplesmente ridículo pensarmos que os galgos poderiam se organizar, questionar, reagir, ou se defenderem. Ou mexemos no assunto até que tudo mude, ou reclamamos enquanto verdadeiras safras-plantadas dos cães mais incríveis do mundo nascerão artificalmente, apenas para morrer.
A photo acima é proveniente do site www.salmorejo.com, cujo dono tinha um galgo chamado Blaki e manifestou com grande eloqüência o seu repúdio a tais práticas. A photo mostra uma família española que, por amor, muda a sorte de três galguinhos ainda jovens.

Cheers, San.

Um comentário:

  1. Ótima mensagem San, é primordial que todos tomem conhecimento desse massacre e também que ajudem a divulgar.

    Adorei e reforço seu convite para que todos pesquisem o tema "galgos espanha" no google.. o resultado realmente é o pior possível, mas é importante que todos percorram esses sites pelo menos uma vez. É triste, porém não podemos fechar nossos olhos.

    A principio, vou subir o post com as petições que todos nós DEVEMOS assinar em prol dos nossos amados cães.

    ASSINEM e REPASSEM - É o mínimo que podemos fazer.

    Gente, é nessas horas que fico feliz por nosso grupo estar cada vez maior, mais unido e mais forte.

    Se alguém tiver alguma dica ou sugestão de ações que podemos fazer pelos nossos 'irmãos' magrelos, é só falar.

    Acredito na nossa força, sei que juntos podemos descobrir um novo caminho.

    Valeu, San!

    ResponderExcluir