XIXI E COCÔ NO LUGAR CERTO - I

Por: Fúlvia Zepilho

Vou dividir este post importante em partes, senão fica grande demais! Espero que gostem e que seja útil.
Com que frequência?

Um filhote de oito semanas consegue se segurar de uma a duas horas antes de precisar ir ao banheiro novamente, além de sempre que acordar. Aos três meses este período aumenta para duas a três horas – como regra geral, o cão consegue se segurar, no máximo, uma hora a mais que o mês de vida (i.e: um cão de 5 meses consegue se segurar 5+1=6 horas), sendo que o máximo que um cão deve ficar sem fazer xixi são oito horas! Exercícios, excitação, se alimentar e acordar de uma soneca diminuem este tempo. Quando você começa este treinamento, qualquer que seja o método escolhido, tenha em mente que ele precisa se aliviar oito vezes por dia!
Se você deixa comida à disposição do cachorro o dia inteiro, ele precisará usar mais vezes o banheiro, além de ser mais difícil de estabelecer uma rotina de treinamento. Ao contrário, quando se há horários estabelecidos para as refeições, as necessidades se tornarão mais regulares. Independentemente de quantas vezes por dia você alimenta seu cão, deixe a comida à disposição por 20 minutos. Se ele não comer, retire-a e não ofereça mais até a próxima refeição. Assim, ele aprenderá que tem hora pra comer e que somos nós que a estabelecemos (os líderes).

No jornal
Se seu cão ainda não pode sair à rua porque não tem as vacinas em dia, e/ou se você não tem quintal, ensinar a fazer no jornal é a melhor opção. (A Suzie chegou com todas as vacinas em dia mas, como moramos em apartamento, também a ensinei a se aliviar no jornal, pensando nos dias de chuva, nos dias em que eu precisasse ficar mais tempo no trabalho etc. Isso porque os cães não podem ficar mais de 8h segurando xixi, podendo dar problemas renais). O inconveniente do jornal é que ele não absorve muito bem o xixi... acaba vazando um pouco. Algumas pessoas preferem usar a fralda higiênica que, no meu caso, não deu nada certo: ela virou um brinquedo pra Suzie, que a destruía toda na sala.
Mas, onde colocar o jornal?
Escolha um lugar que seja fácil de limpar. Aqui, usamos a área de serviço. Uma parte dela é forrada com jornal. Um erro muito comum de donos de cães é colocar tudo junto no mesmo lugar: jornal, comida, água e caminha na área de serviço. Os cães não comem, bebem e nem dormem perto de onde fazem xixi e coco! Por isso, aqui em casa, fiz o seguinte: área de serviço é onde ela faz as necessidades; a sala é onde ela dorme, come e bebe. Além disso, ela tem acesso aos quartos para dormir de dia, o que contribui pra ela não os sujar e sempre procurar o jornalzinho dela quando a coisa apertar.

Recompensas
O cão precisa ser elogiado toda vez que usar o jornal corretamente. Elogie-o assim que ele terminar (aqui parecia que eu estava dando uma festa: pulava, fazia farra, dava pedaços pequenos de bifinho: ela aprendeu rapidinho). Ah sim, reserve um petisco especial para esta fase de treinamento: como eu disse, usava os bifinhos e a ração, ou pedaços pequenos de biscoito para adestrar mesmo. O que você fiz aqui foi criar uma associação positiva entre o xixi/coco e a recompensa, seja no jornal, no quintal ou na rua.

Exemplo
A Suzie vai pro jornal, assim que ela faz xixi, eu falo “xixi”, em voz não tão alta (muito útil em viagens, gente: quando fazemos paradas, saímos do carro e eu falo “xixi” e pimba! lá vem o xixizão da Suzie).
Assim que ela termina, eu a elogio, faço carinho e dou aquele premio maravilhoso. Aí, vamos brincar, passear, qualquer coisa divertida.
Todos da casa devem seguir exatamente os mesmos passos que você.

Corrigindo o cão
Nunca puna o cão se você não o pegar no flagra. Os cães só associam a correção com o comportamento no momento em que este é feito. De nada adianta ele ter feito coco no tapete quando você não estava e você gritar com ele quando ele vier para perto de você: aí, você o estará punindo por vir até você! Imagina a situação: ele nunca mais vai vir pra perto de você ou, se for, será com muito medo.
Muita gente me fala: mas meu cachorro sabe que fez a coisa errada, faz aquela cara de culpado quando eu chego em casa! O cachorro não se sente culpado, mas, sim, está com medo do jeito que você se comporta perto dele! Ele percebe seus sinais corporais negativos no seu rosto exasperado. No ponto de vista dele, ele não fez nada de errado. É preciso apenas uma correção inapropriada para fazer o cão ficar preocupado toda vez que você chegar em casa. Na cabeça dele, você está bravo porque ele está indo para perto de você, não pela bagunça no tapete. Resulto: ele não confiará mais em você pois não saberá quando uma punição sem razão irá acontecer.
Lembre-se: punir um filhote, ou cão adulto, esfregando seu focinho no xixi ou coco é totalmente errado. Não ensina nada ao cão, exceto que você é fonte de sensações extremamente desagradáveis (além de, na próxima vez, ele fazer as necessidades em lugares escondidos, como debaixo da cama, atrás do sofá... afinal, ele irá associar que fazer perto de você, ou onde você possa achar, é errado – resumindo: ele não aprende onde fazer).
Se você pegar o cachorro fazendo xixi fora do jornal, diga um “Ah-Ah” firme, pegue-o imediatamente (ele vai parar de fazer xixi ou coco, não se preocupe em ficar sujo) e leve-o para o lugar certo. Espere-o terminar, aí elogie-o e dê-lhe a recompensa. Agora você começa a mostrar a ele que se aliviar no lugar certo traz coisas maravilhosas para ele!

2 comentários:

  1. Muito legal Fúl... acho que todos que vão pegar um cachorrinho têm essa preocupação.

    ResponderExcluir
  2. Bárbara e Artemis (whippet)2 de julho de 2009 às 12:37

    hahahaha...a Artemis faz o coco e xixi no jornal, depois que ela termina ela pega o mesmo e leva pra caminha dela!! Pra dormir no quentinho com ela, o coco num pode passar frio!!!rssss
    Num deu certo com ela não, a Artemis é porquinha!

    A Artemis já derrubou o Fabiano algumas vezes, e ele tem medo dela, então quando o Fabiano está no chão a Artemis fica presa, e quando o Fabiano está no cercadinho, Artemis solta!!! Num tem jeito, se deixo os dois no chão o Fabiano fica desesperado pedindo colo!! Acho que a sua whippet e mais calma que a minha!!

    Abç

    ResponderExcluir