CARRAPATOS E PULGAS - dicas

Por: Debora ♥ Zé Magrelo

Mais uma dúvida cujas resposta tem várias dicas interessantes.

"Olá !
Gente, estou muito preocupada ... 

Eu sempre coloquei frontline spray para prevenir pulgas e carrapatos, mas acho que não faz mais o mesmo efeito !!!
Eu coloco na Misha e 2 dias depois já vejo pulgas de novo. Qual é 
o método de prevenção que vocês usam ?
Deve ter algum que não seja toxico para os os galgos, mas que seja mais eficiente.
AJUDA , please !!!"
Bjos,
Renata e Misha."


Amigos, nossos veterinários responderam essa questão e complementaram com várias dicas interessantes e úteis. Vale a leitura. 

"Segundo o Dr. Fábio Bonardi, dono da linda whippet Hera, o problema da pulga é a infestação ambiental que ela causa. Cada pulga adulta bota em média 35 ovos por dia. Esses ovos não ficam no animal, eles caem no ambiente. Outra consideração é que para 5 pulgas adultas que você vê no animal corresponde pra 95 que existe no ambiente na forma do ovo, larva e pupa. 

A gente tem que avaliar se está tendo uma infestação ambiental ou se o método de aplicação está correto (3 dias antes ou 3 dias depois do banho).

No caso de uma infestação ambiental, recomendo fazer o uso de antipulgas com um prazo menor.
No caso do frontline fazer o uso não de 3 em 3 meses e sim a cada 30 dias. Outros antipulgas de uso mensal, recomendo fazer uso a cada 21 dias, sugere o Dr. Fabio.

Dra. Liliane, que possui os sapecas whippets Spirro e Pankeka, reforça que se tratando de pulgas e carrapatos é complicado um método totalmente eficaz.

Ela diz que os produtos pour on (aqueles colocados na nuca do animal) não são 100% eficazes se não tiver o controle do ambiente com pulverização específica para carrapatos e pulgas, devendo-se sempre pulverizar não somente o chão, mas também os muros (as fêmeas de carrapatos colocam seus ovos a 1,5 metros do chão) infestando assim o ambiente com milhares de larvas (micuim). Já as pulgas colocam seus ovos sobre o animal, tornando assim a infestação incontrolável.

Além disso, a Dra. Jacqueline, da filhotona whippet Phiorella, informa que frontline spray é mais usado na infestação de pulgas e carrapatos, pois eliminam de imediato as que estão no animal, mas é importante saber que ele não tem a mesma eficácia que o frontline plus (pour on) que age por até 30 dias, o spray dura bem menos devendo ser usado periodicamente, ou seja, conforme a necessidade de cada animal.

No caso da Misha pode ter ocorrido resistência ao produto, informa Dra. Jacqueline que também recomenda o Advantage Max 3 pour on, por ser mais indicado para os galgos e ainda prevenir contra o mosquito que transmite a leishmaniose.

Dra. Liliane também ressalta a importância do rodizio do principio ativo pour on. Não se deve todo mês colocar o mesmo produto (a mesma marca por exemplo), pois os parasitas acabam se tornando resistentes a determinada substância.

E complementa, devemos sempre escolher produtos de qualidade e eficácia comprovada já que o nosso clima é favorável para a multiplicação desses parasitas, mas não existem produtos milagrosos, se não houver o controle ambiente / animal o ano todo, dificilmente vamos ter sucesso nessa árdua tarefa."

7 comentários:

  1. Oi, eu uso max 3 no Paddock, e é muito bom!
    Boa sorte!!! Bjs,
    Valéria e Paddock

    ResponderExcluir
  2. Eu coloco Frontline pipeta no Fly e na Chara e sempre deu certo.

    ResponderExcluir
  3. Clarissa-Pluma&Palito4 de abril de 2009 às 10:37

    Uso Garma Spray há 4 anos, é excelente. Tem um ótimo custoXbenefício, o frasco me dura meses.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Renata e Misha, eu só uso REVOLUTION e nunca deu errado! vc compra de acordo com o peso do seu cao.
    abraço,
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Eu já usei vários no Zé e todos funcionaram.. o Max 3, o Revolution, o Front Line (pipeta e spray) e agora uso também a coleira Scalibur.
    Esse Garma Spray nunca tinha ouvido falar, mas vou dar uma pesquisada para ver se encontro por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Também usava Frontline Spray, elas tiveram carrapato uma única vez e foi o que bastou para terem a doença do carrapato. Mas o que me fez deixar de usar o produto foi que de uma hora para a outra a Nina adquiriu uma alergia ao spray, na hora que apliquei ela saiu pulando e uivando, ficou com a pele toda queimada, passou dias descamando.
    No momento estou com duas caixas de Max3 guardadas e ainda não tive coragem de aplicar com medo de reação alérgica...

    ResponderExcluir
  7. Desde dezembro estou usando o Max 3 na Panqueca, mas nessa última semana quando fui aplicar ela teve reação. Falei com a vet e ela disse que às vezes acontece essa reação e receitou um anti alergico. Ela me informou que isso pode ter acontecido por uma reação do corpo dela, mas falou para tentarmos novamente no próximo mês pq ela acha que não irá acontecer de novo...

    ResponderExcluir