SENTA, DEITA E PARADO - V


Chegamos à parte final deste capítulo. Como sempre, vou alternar entre dicas e comandos, além de sempre ensinar um truque, porque, afinal de contas, eles são divertidos e fazem muito sucesso, não é mesmo?!
Divirtam-se!

Ensinando o PARADO
O padrão para ensinar o parado é o mesmo usado para o senta e o deita. Comece em uma área livre de distrações, use comida, elogios e um “comando libertador”. Introduza distrações gradualmente e trabalhe para conseguir uma resposta com comando verbal e gestual.

- Comece com o cão sentado ao seu lado esquerdo. Segure o petisco em sua mão direita. Dê um passo a frente com seu pé direito, estendendo sua mão direita à frente no nível do focinho do cão enquanto diz “Parado”. Gentilmente deslize sua mão esquerda sob o ventre do cão e acaricie gentilmente enquanto o elogia e dá o petisco. Liberte-o.

- Quando seu cão ficar parado calmamente, fique em pé logo à frente do seu cão. Conte até cinco e então elogie-o, acaricie-o, recompense-o e liberte-o

- Pratique cinco ou seus vezes e faça qualquer outra coisa. Continue praticando até que seu cão fique parado por alguns segundos sem que seja preciso que você toque nele. Isto geralmente leva algumas sessões de adestramento, principalmente com cães ativos.

Sempre trabalhe calmamente quando estiver ensinando o parado. Parado é um comando estático. Não queremos que o cão se mova, então é importante ficar quieto e usar um tom de voz mais baixo e pouca ação corporal. Elogie o parado baixinho, em tom de voz alegre.

Neste ponto do adestramento não se preocupe do seu cão “ficar”. Trabalhe por alguns segundos de aceitação nesta posição, com o cão ficando relaxado. Ficar parado por muitos e muitos minutos leva tempo.

Resumindo
Seja aplicado no ensino do “senta”, “deita” e “parado”. Ensinar estes comandos estáticos você mostra ao cão que está no comando – um conceito vital para cães difíceis de adestrar. Não apenas seu cão assimilar como aprender e ouvir, mas você também aprende como ler as reações e respostas do cão. Se envolver ativamente com o cão através do adestramento, reforça o relacionamento entre você e ele. Recompense as respostas dele e encoraje seus esforços. Até que você possa controlá-lo quando ele estiver ao seu lado nestes três exercícios, você não pode esperar ter controle quando está passeando ou quiser chamá-lo até você. O sucesso sem a guia não acontecerá até que você possa controlá-lo com o senta, deita e parado ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário