POR QUE MEU CÃO É TÃO DIFÍCIL DE TREINAR - V

Por Fúlvia Zepilho

Insensibilidade ao toque
É medida da resposta do cão ao toque. Raças de pele fina, como Afghans, Greyhounds e Whippets, assim como muitas raças pastoras como o Sheltie e o Border Collie tendem a ser sensíveis ao toque.

Este tipo de cão gosta de um carinho gentil e responde rápido às correções físicas, como enforcadores. Geralmente eu uso o meio enforcador ou um enforcador de nylon quando passeio com a Suzie. Mas é mais por segurança que pra corrigi-la. Quando preciso fazer, eu simplesmente falo A-A e ela já sabe que não deveria ter feito o que fez.

Por outro lado, se o cão é insensível ao toque, técnicas de adestramento comuns como dar trancos na coleira ou dar tapas no focinho (coisas que sou contra, principalmente bater no cão - os trancos podem ser aceitáveis, desde que feitos por profissionais. Mas, ainda assim, existem outras maneira menos cruéis de se educar um cão) não lhe ajudarão a controlar o comportamento indesejado. Muitas das raças de luta, caça e guarda foram criadas para resistir à dor. Cães bastantes tolerantes à dor e pouca sensibilidade ao toque, não respondem bem às correções físicas e podem nem se importar com os carinhos como recompensa.

Correções físicas podem ser incômodas e levar à resistência passiva. O cão não se machuca, mas fica incomodado, e agirá contra esta ação particular como consequência.

Você sabe que seu cão é insensível ao toque se ele:
- não responde rapidamente às correções na guia
- não se importa ao cortar as unhas
- não procura contato físico.

Por que treinar o cão independente?
Quando os donos se frustram, os cães independentes acabam sendo ignorados, deixados largados para se entreter sozinhos no quintal. Pior, muitos são abandonados. Ao invés de ignorar ou se livrar do animal, precisamos mudar nossa atitude no modo como lidamos com ele. Se soubermos ao quê ele responde e o que o faz nos ignorar, de repente ele não é mais incorrigível, mas único, inteligente e corajoso.

Além de moldar o companheiro que você deseja, o adestramento dá ao seu cão uma melhor qualidade de vida e torna seu relacionamento com ele mais forte.

As diferentes raças resultam de séculos de acasalamentos selecionados. Algumas destas características tornam certos cães mais difíceis de adestrar que outros. Independência, dominância, inteligência, determinação, níveis de energia alto/baixo, instinto de caça e insensibilidade ao toque podem inibir o adestramento. Com os métodos apropriados, você consegue superar estes obstáculos e curtir viajar com seu cão, levá-lo a parques e até exibi-lo.

Artigo completo:
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte I
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte II
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte III
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte IV
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte V (você acabou de ler)

Um comentário:

  1. Analisando o perfil da Suzie, baseado nesta parte teórica (dividida em 5 partes) das aulinhas, ela é:
    - inteliente
    - energia bipolar (risos), ou seja, uma hora está a mil por hora, na outra, quer dormir o dia inteiro, se for possível
    - instinto de caça
    - sensível ao toque
    - mais ou menos independente (isso porque algumas vezes gosta de ficar sozinha, e outras, prefere ficar grudada comigo)

    E o seu galgo? Qual o temperamento dele?

    ResponderExcluir