OBTENDO E MANTENDO A ATENÇÃO DO CÃO II

Por Fúlvia Zepilho

Obtendo atenção enquanto se move
Quando seu cão prontamente presta atenção em você enquanto ambos estão parados, você está pronto para começar a se mover. Este exercício também reforça sua dominância. A atenção dele deve estar voltara para você em todas as situações.

- Diga o nome dele. Assim que ele olha para você, ande para trás. Você andará para trás e ele para frente.
- Se afasta rapidamente com animação e elogie. Recompense. Mude de direção, se mova rapidamente e divirta-se.
- Depois de um tempo, quando seu cão estiver alerta, prestando atenção e interessado em você, “desobrigue-o”, “liberte-o” com um “OK” ou “Pronto”.
- Pratique em uma área segura onde você possa trabalhar sem a guia – mesmo que seja na sua sala. Se o seu cão se afastar, pule e divirta-se sem ele. Quando ele voltar para você, ignore-o até que ele preste atenção por 4 ou 5 segundos. Comece a andar para trás novamente por um tempo curto, fazendo-o te seguir. Se o cão prestar atenção, elogie-o e “liberte-o”. Termine a sessão.
- Se você tem problemas para manter a atenção do cão, certifique-se de que as suas recompensas são algo que seu cão ache que valha a pena.
- Quando seu cão lhe seguir consistentemente conforme você anda para trás, tente andar para os lados e, então, para frente e para trás. Fazendo assim, você já o ensina a base do “junto” e “andar com a guia frouxa”.

Mantendo a atenção do cão durante a caminhada
Andar junto é um método preciso de andar com o cão ao seu lado esquerdo, o pescoço dele alinhado com sua perna esquerda. Ensiná-lo isso é uma das melhores maneiras de fazer o cão prestar atenção na sua direção e velocidade. Também lhe ajuda a ter controle com a guia.
- A melhor maneira de praticar este exercício é sem a guia, em uma área segura. Se você tiver que usar uma guia, deixe-a frouxa e segure-a com sua mão direita. Quando o cão está próximo à sua perna esquerda, sua mão direita estará abaixada. A guia não está tensa.
- Sua mão esquerda mostrará ao cão onde é a posição “junto”. Segure um pedaço de petisco na sua mão esquerda um pouco acima do nariz do cão. Tenha em mãos algo que seu cão realmente goste. Permita que ele mordisque o petisco enquanto você anda. Gradualmente se mova mais rápido, se ele deixar de prestar atenção, vá para trás rápida e alegremente.
- Use elogios enquanto você anda. Seja sincero e positivo.
- No começo, recompense-o constantemente e ande junto por uma curta distância. Termine o exercício com um sinal de “libertação”, como “OK”.
- Quando seu cão lhe seguir prontamente, comece mantendo sua mão esquerda na cintura (ou, se o cão for pequeno, na coxa) e recompense frequentemente.
- Se o seu cão lhe deixar, ignore-o ou corra para o outro lado. Quando ele voltar para a posição “junto”, recompense-o e elogie-o. Se ele não voltar ou lhe deixar repetidas vezes, talvez você esteja em uma área com mais distrações do que ele está preparado para enfrentar; talvez suas recompensas podem não ser tão boas; ou talvez vocês precisem ter um melhor relacionamento.
- Se você está passeando e seu cão voluntariamente for para a posição “junto”, recompense-o com entusiasmo. Você verá que ele ficará mais e mais vezes perto de você.

d i c a :  Sempre responda ao seu cão quando ele prestar atenção em você. Deixe-o saber que você está realmente feliz por ele ter escolhido olhar para você.

Continue lendo:
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte I
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte II (você acabou de ler)
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte III
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte IV
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte V



Um comentário:

  1. Presente!!!
    Profe, eu não sou de matar aula, não.. adoro aprender, acho que gosto mais de aprender do que mamãe de me ensinar..hehe
    É muito legal, fico ligadão nela, nossas aulinha são uma verdadeira festa! EU AMO!

    E é verdade, cadê o resto dos magrelos? Sabe de uma coisa, eles não têm culpa de não participarem das aulinhas, não.. você sabe quem são os culpados, né?..rsr
    Ai ai, esses bípedes que eu tanto amo.. o engraçado é que eles vivem falando que nós, whippets, é que somos bicho preguiça, será, hein??? ... rsrss

    Vamos lá gente, comecem a aplicar as dicas da tia Fúl, vocês vai ficar viciados nisso. Nós aprendemos tudo tão rápido, vocês só precisam de um tiquinho de paciencia no começo.. mas depois o negócio vai fluindo que é uma maravilha.

    Parece até que depois que somos adestrados podemos conversar com nossos pais. Você acha que eu tô mentindo? Exagerando? Faz um teste pra ver!

    Tchau profe, até semana que vem!

    ResponderExcluir