ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO

Por Fúlvia Zepilho

Muitas pessoas têm problemas quando se trata de deixar o cão sozinho em casa, seja para trabalhar ou passear sem ele, indo para cinema, restaurante, casa de amigos, etc.

"Meu cachorro uiva sem parar, chora, late, os vizinhos estão reclamando"; "Meu cachorro destrói a casa de pura birra quando fica sozinho" ou "Meu cachorro fica tão triste que sequer toca na água quando está sozinho em casa". O que estes cães têm em comum?
Algo chamado Ansiedade de Separação.
Sentindo Sua Falta
Cães são animais de matilha. Com os donos sendo a “matilha”, cães domesticados naturalmente preferem a companhia dos humanos. Nos seguirem pela casa é habitual, mas uivarem sem parar ou fazerem as necessidades pela casa, mostrando desagrado com nossa ausência, não é normal. Quando o comportamento do cão, na ausência de seu dono parecer extremo, ele pode estar sofrendo de Ansiedade de Separação.

Nos cães, a Ansiedade de Separação é uma série de comportamentos que ocorre em alguns animais quando seus donos ou “familiares” não estão presentes. Estes comportamentos incluem: destruição, vocalização, fazer necessidades em locais impróprios, anorexia, tentar fugir, ficar zanzando pela casa e/ou depressão, de acordo com Debra F. Horwitz, em seu artigo "Separation Anxiety in Dogs" (Conferência Veterinária da Costa Atlântica, 2001).

Sintomas e Tratamento
Os sintomas listados acima nem sempre são de Ansiedade de Separação. Podem indicar tédio, falta de exercício, pouco ou incompleto treinamento de onde fazer as necessidades e até mesmo podem ser sintomas de doenças. Se o dono reparar alguns desses sintomas é importante conversar com um veterinário comportamentalista para um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamento.
Depois da dominância, a Ansiedade de Separação é o segundo problema mais diagnosticado. Mas os veterinários advertem que é importante tratar qualquer alteração de comportamento dos animais. Os especialistas nessa área são capazes de oferecer técnicas de mudanças de conduta efetiva para qualquer um dos sintomas.
Depois de concluído o diagnóstico, o veterinário analisa a situação e, dependendo da gravidade, além de mudança do comportamento, o tratamento pode ser feito com remédio, que pode prover a vantagem necessária e aliviar o amado animal do desconforto e da ansiedade.
Fazer buscas na Internet sobre o assunto proporciona muitas informações, como, por exemplo, detalhes sobre o tratamento da Ansiedade de Separação, mas é fundamental procurar ajuda de veterinário comportamentalista.

O exercício ioiô para acalmar
Este exercício é para ensinar o cão como ficar calmo durante curtas e controladas ausências do dono. É útil para cães que sofrem de casos de Ansiedade de Separação de bem leves aos mais severos, ou para cães que somente não gostam que seus donos saiam de perto. Não é necessário um diagnóstico profissional de Ansiedade de Separação para começar este exercício, mas se o seu cão tiver uma reação forte a ele, é melhor consultar um comportamentalista rapidamente.

Os princípios deste exercício são os mesmos usados no tratamento, o que torna mais fácil entender como o tratamento funciona. A percepção ganha com este simples exercício torna menos provável que sérios erros sejam cometidos se ou quando se tentam procedimentos mais complexos de mudando de comportamento.

O que o exercício faz é mostrar ao cão que ficar calmo é a maneira mais rápida e confiável de trazer o dono de volta. Ficar ansioso, uivar, latir, cavoucar, não trarão o dono de volta.

Como qualquer bom programa de mudança de comportamento, este exercício começa de modo simples e vai dificultando, garantindo sucesso. É importante fazê-lo fácil para o cão ter sucesso em cada passo. Sem sucesso, não há reforço; sem reforço, há menos comportamento desejado.

Na segunda parte desse artigo explicarei o exercício ioiô e mais dicas para ensinar os cães a ficarem sozinhos; como será a recompensa; se ele falhar o que fazemos, entre outros.

Ansiedade de Separação - parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário