POR QUE MEU CÃO É TÃO DIFÍCIL DE TREINAR - II

Por Fúlvia Zepilho

Características comportamentais: ame-as ou odeie-as
Ainda bem que nem todos os cães são a Lassie! Se você está lendo este artigo, é porque provavelmente gosta de cães que pensem por si sós. Mas, enquanto nós admiramos nossos cães espertos, também gostaríamos de levá-los junto conosco a diversos lugares, apresentá-los a nossos amigos e, quem sabe, exibi-los, seja em exposições ou competições (obediência, agility etc). Todos estes objetivos podem, sim, ser alcançados!

Independência, dominância, inteligência, determinação, níveis de energia altos/baixos, instinto de caça e sensibilidade ao toque podem interferir no adestramento. Todos os cães apresentam algum nível destas características. O cão “difícil” pode ter uma ou mais delas. A intensidade das características determinam quão difícil o cão será. Conforme lê, preste atenção em quais características você reconhece em seu cão.

Independência
Provavelmente é a característica mais comum nos cães “difíceis”. Eles podem tanto ficar conosco como nos deixar, na maior! Mas isto não quer dizer que eles não nos amem, só mostra que eles têm vida própria.

Um dos fatores que tornam um cão independente é o instinto de matilha. Um cão com alto instinto de matilha interage com ela e cumprem seu papel individual designado pelo líder ou outros membros da mesma. Como os cães dos grupos de trabalho, esportivo e pastores tendem a ter um alto instinto de matilha, eles respondem bem aos nossos comandos. Por outro lado, um cão com baixo instinto de matilha não tem uma necessidade grande de ser parte da mesma ou de agradar seus donos.

Um cão desses reluta em vir prontamente quando chamado ou nos seguir no comando “Junto”.

Mas a independência tem as suas vantagens, com certeza! Esses cães podem ser deixados sozinhos. Se sentem confortáveis nos exercícios de “Fica”. Não entram em pânico em situações estranhas.

Os cães independentes podem:
- ser indiferentes a pessoas ou outros animais;
- não gostar de ser acariciado;
- reclamar enquanto cuidamos de sua pelagem;
- gostar de ficar sozinho;
- virar a cara quando damos uma bronca básica nele.

O cão independente não pode ser tratado brutalmente. Sabendo isso agora, você poupará frustração. Ele deve ver que qualquer esforço que ele faça será recompensado.

Donos que têm sucesso com seus cães independentes dispensam o ditado “o dono é o mestre e o cão o servo”. Ao invés disso, sabem que o respeito deve ser mútuo.

d i c a : O dono deve criar um cenário do tipo “todos ganham” com o cão independente. Ao começar o adestramento, o cão deve acreditar que será muito divertido e que ganhará alguma coisa. Convença-o que o adestramento é um jogo e que ele será muito bobo se não quiser brincar. Aqui eu faço isso com a Suzie, faço os comandos como se estivéssemos brincando mesmo. Apesar de ela não se enquadrar exatamente na categoria dos cães independentes, ela sabe que ganhará recompensas, que o adestramento é um jogo (tanto que não uso guia nem coleira quando estou em locais seguros e estou “brincando” com ela) e ela se diverte pra caramba. Chega a dormir horas seguidas depois. Nossa relação também é baseada no respeito, e não na servidão.

Corrigindo o cão independente
Há séculos usam-se elogios para motivar os cães. Mais recentemente, o reforço positivo tem se tornado cada vez mais popular e usam-se também petiscos, brinquedos e outras recompensas que o cão gostar.

Mas, tudo tem um lado “negro”: elogios e outros motivadores positivos têm sido usados em conjunto com corretivos físicos ou métodos brutos de adestramento. As pessoas dão trancos nos pescoços dos cães, algumas até enforcando-os. Alguns adestradores apertam as orelhas do cão ou gritam muito com ele se ele não responder. Enquanto estas estratégias podem funcionar com alguns, não funcionam com todos os animais. Os animais que não respondem a estes métodos brutos são taxados de “não adestráveis”. Os adestradores não percebem que é o método, não o animal, que interfere no adestramento.
Sou prova viva disso, gente... já conversei com dois adestradores, e ambos falaram que os Whippets não são adestráveis, são burros demais pra aprender e não trabalhariam com a Suzie. Eu perguntei o motivo e nenhum soube me responder. Perguntei se eu poderia ver uma aula deles, nenhum quis deixar. De um eu vi escondida... risos. Ele realmente usa estes métodos brutos de adestramento, e fiquei muito feliz dele não querer pegar a Suzie. Com certeza ela não seria essa cachorrinha confiante em humanos que é hoje se tivesse ido parar nas garras do lobo mau. Por isso decidi fazer tudo sozinha, autodidata mesmo. Hoje, esse adestrador fica bobo de ver como a Suzie é comportada, e eu nunca precisei bater ou gritar com ela pra ensinar ou corrigir alguma coisa.

Não são apenas as raças “difíceis” que não respondem à força. Correção junto com recompensas falham com cães tímidos, sensíveis ou dominantes de qualquer raça, mesmo das mais tradicionais em adestramento. Um pastor tímido congela quando lhe é dado um comando.

O uso de métodos físicos leva muitos cães independentes a virar “resistentes passivos”. Ou seja, o cão se senta e não faz absolutamente nada. Por exemplo, se seu cão anda bem devagar quando vocês estão trabalhando o “Junto” (na guia), a correção usual é dar trancos repetidos na guia, seguidos por elogios. Em muitos casos funciona e o cão faz um bom trabalho. Mas tire a guia e tudo muda de figura! Sem ela, o cão fica cada vez mais atrás de você (isso se ele não ficar sentado lá no começo e nem se mover). O cão não aprendeu a andar junto. Ao invés disso, ele aprendeu que deve ficar com você enquanto usa a guia.

c u i d a d o : Correções físicas (bater e gritar com o cão) podem levar à resistência passiva, uma resposta muito difícil de contornar depois.

Artigo completo
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte I
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte II (você acabou de ler)
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte III
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte IV
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte V

Um comentário:

  1. Muito bom esse post. Também já levei a Panqueca em alguns lugares para adestrar e todos falaram que os Galgos são 'burros' me irritei e fui embora.
    Tive a mesma ação que a Fúl, comecei eu a ensinar a Panqueca. E tudo que ensinei e ensino ela obedece...

    ResponderExcluir