POR QUE MEU CÃO É TÃO DIFÍCIL DE TREINAR - III

Por Fúlvia Zepilho


Dominância
Enquanto um cão independente ignora seus comandos, um dominante pode rosnar para você. “Ousa me desafiar? Então, vou mostrar pra você...”. A dominância é extremamente comum em raças de luta e guarda, além de nos cães de caça criados para caçar sós. Muitas das características que tornaram estes cães bem sucedidos (sobreviveram) não o tornam fáceis de adestrar. Em uma briga por sobrevivência, não há espaço para um cão que recue. Este tipo de cão é um líder natural. Se o dono não se estabelecer claramente como líder desde o começo, o cão irá pegar este papel para ele. E onde o dono fica nessa história? Abaixo do cão na hierarquia. Estes cães tendem a não ouvir seres “inferiores”, que agora incluem seus donos.

A dominância, porém, se transforma em comportamentos positivos. Líderes naturais geralmente se mantém calmos, ficam tranqüilos quando deixados sozinhos e não têm medo de situações novas. Lidam com as correções sem se estressar, mas requerem pulso firme (sem ser necessária força física).

d i c a : Primeiro se estabeleça como líder da matilha antes de começar o adestramento.

Os cães dominantes geralmente mostram comportamentos defensivos, tais como:
- proteger comida, território, brinquedos etc;
- rosnar e avançar quando não deixamos que façam suas vontades;
- desejo de brigar;
- se mantém firmes em situações novas ou assustadoras.

Apesar da possível ameaça que pode ser, um cão dominante pode ser muito bem adestrado, se o dono se estabelecer como líder.

Tudo depende de você. Você pode mostrar que é o líder fazendo o cão se sentar ou deitar antes de dar-lhe qualquer coisa que ele queira: comida, carinho, brinquedos, passeios.
Eu faço a Suzie fazer um monte de coisas antes de comer, antes de receber carinho quando chego em casa, antes de passear. Mas faço isso numa boa, sem gritar e nem nada, só pra ela se sentir útil, trabalhando pra conseguir o que precisa e/ou deseja. E vocês precisam ver o brilho nos olhinhos de jabuticaba dela ao fazer o que eu peço (e também a alegria da Letícia, ela fica toda eufórica, gargalhando e chamando a Suzie – até ela já fala pra Suzie sentar, deitar, dar a patinha... risos).

c u i d a d o : Evite confrontar o seu cão dominante usando força física. Eles podem reagir e lhe machucar seriamente, ao invés de se submeter.

Inteligência
Por que um cão inteligente é difícil de treinar? Fácil. Muitos dos caçadores e lutadores dependiam da sua capacidade cerebral para sobreviver. O cão precisava analisar e aprender com cada oponente e de cada experiência. A inteligência combinada com a independência e/ou a dominância capacita o cão a “ler” nosso humor, saber até quando podem nos pressionar e a nos agradar. Quando você tem um cão com estas três características, você tem também um cão que cria suas próprias variações do comportamento desejado.

As raças “fáceis” não tomam grandes decisões: os donos o fazem. As raças “difíceis” podem ser muito inteligentes. Inteligentes demais para nós.

d i c a : O cão inteligente precisa de estímulos. Como a rotina pode se tornar entediante, você deve incluir variações no adestramento. Faça jogos que encorajem o cão a pensar: esconda brinquedos, seguir trilhas de odor. Use sua imaginação! Aqui eu uso muito a imaginação. Eu me escondo e ela tem que me procurar; escondo petiscos e brinquedos pela casa; coloco petiscos em locais de difícil acesso pra ela usar a cabecinha e achar um jeito de pegá-los (sempre acha), além das brincadeiras de adestramento, claro. Isso quando tenho tempo, não é sempre, infelizmente. Mas também a estimulo nos passeios diários, deixando-a cheirar, interagir com outros cães.

Existe um Einstein canino em sua casa? Sinais de inteligência:
- habilidade para achar uma saída através de uma barreira (como uma cerca);
- encontra mil e uma maneiras de se meter em confusão;
- responde aos nossos comandos baseado na avaliação do nosso humor (com certeza – eu nem penso em fazer nada com a Suzie quando estou cansada, irritada... sei que ela não fará de jeito nenhum!);
- habilidade de compreender muito rápido as palavras;
- uma curiosidade que o faz explorar, escapar e observar suas ações bem de perto se ele as achar interessantes (aqui a Suzie acha super interessante eu cuidar da Letícia: dar banho, trocar fralda, levar na privadinha, dar de comer; além de achar interessante eu digitar, lavar louça, fazer comida... ta sempre me observando. Brinco que é “A Sombra”).

Determinação
Determinado é o cão que, quando focado em alguma coisa, é difícil de distrair. Este cão pode não ouvir os comandos porque está prestando atenção naquele Poodle do outro lado da rua. Nossa, parece a descrição da Suzie... risos. Nunca vi ela ficar surda do jeito que fica quando foca em alguma coisa. 

d i c a : A repetição paciente de comandos, sem muita variação, geralmente é bem sucedida. Aja como se você estivesse se divertindo e brinque com o cão durante as aulinhas de adestramento.

Quando um cão determinado está roendo o sofá, você pode até conseguir distraí-lo temporariamente com um brinquedo ou petisco, mas, logo depois, ele volta pro sofá para terminar o serviço de tapeceiro!

O cão determinado:
- volta àquela velha idéia, mesmo quando você achava que tinha distraído-o com sucesso;
- ignora correção física – no meu caso, é quando estou andando e puxando (sem dar trancos, nem enforcando, só pra lembrá-la que ela está passeando, e não caçando) ela pra continuar, mas ela anda com a cabeça voltada pro “gatinho, mamãe, quero pegar o gatinho!!!!”. Depois, ela suspira e como que diz “ta bom, o gatinho foi embora mesmo. Onde paramos?”.
- mostra comportamento obsessivo (buscar a bolinha 75 vezes, etc);
- arruma sempre um jeitinho de fazer alguma coisa, mesmo que demore três semanas.

O lado positivo: uma vez que você tenha ensinado algo a ele, geralmente ele executa o comando nas mais diversas condições. Não se abalam com acidentes ou erros no adestramento depois que aprenderam um comportamento.

c u i d a d o : Evite correções duras. O cão pode estar focado em outra coisa e não ter percebido que você deu um comando. A correção parecerá injustificada ou injusta, o que levará o cão a não mais confiar em você, prejudicando tanto o adestramento quanto os laços que lhe unem a ele.

Artigo completo:
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte I
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte II
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte III  (você acabou de ler)
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte IV
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte V

Nenhum comentário:

Postar um comentário