POR QUE MEU CÃO É TÃO DIFÍCIL DE TREINAR - IV

Por: Fúlvia Zepilho

Níveis de Energia
Baixo Nível de Energia
Cães com baixo nível de energia geralmente são difíceis de motivar. São maravilhosos para o convívio diário porque são calmos, geralmente esperam que o dono proporcione a ação. Quando o tempo está gostoso eles preferem se deitar ao invés de fazer alguma coisa. Excitá-los para executar algo requer esforço Hercúleo.

Os cães de baixa energia normalmente:
- são fáceis de lidar
- vivem na paz
- preferem que o dono instigue a farra e as brincadeiras.

Estes cães são um desafio. O dono deve estar sempre super animado e geralmente seus esforços serão recompensados com apenas um leve abano de cauda. Se você se deixar afetar por isso e perder o entusiasmo, o cão certamente desistirá de fazer qualquer coisa.

Alto Nível de Energia
Se você tem um cão com alto nível de energia, sabe como é ver um animal correr tão rápido pela sala e pensar que um dia ele não mais respeitará a lei da gravidade e começará a correr nas paredes. Estes cães parecem máquinas que nunca param. Se você conseguir acalmá-los e deixá-los focados no trabalho, se tornarão companheiros maravilhosos e ótimos cães.

O cão de alta energia:
- raramente dorme, ou pelo menos parece
- se excita com qualquer estímulo
- está sempre pronto para a ação e a iniciará se as coisas ficarem calmas demais.

c u i d a d o : Evite correções e elogios em voz alta e com excitação. Elas aumentam o estresse e níveis de excitamento do cão de alta energia e criam uma atividade ainda mais frenética. Mantenha os movimentos lentos e a voz baixa. Elogie baixinho. A comida geralmente ajuda a manter o foco.

Instinto de Caça
Todos os cães, sendo carnívoros e animais de matilha, têm instinto de caça. Este instinto é maior em determinadas raças. Na raças de caça, por exemplo, esta característica pode ser maior que todas as outras.

Cães com forte instinto de caça:
- cheiram muito o chão ou o ar
- se excitam com objetos em movimento
- chacoalham e “matam” objetos
- perseguem aves, gatos etc
- mordem seus pés quando você se move.

Claro que o adestramento pode ser difícil quando um cão persegue qualquer coisa que se mova e trabalhe com seu nariz grudado no chão. Para ele é muito difícil se focar em você. Por outro lado, a maioria destes cães facilmente buscam e adoram exercícios de movimento e brincadeiras. Com um pouco de trabalho ele podem facilmente se focar no alvo desejado.

Artigo completo:
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte I
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte II
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte III
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte IV (você acabou de ler)
Porque meu cão é tão difícil de treinar - parte V

2 comentários:

  1. Sempre brinco dizendo que o Zezinho é bipolar..rs
    Enfim ele é tanto o cão com baixo nível de energia, quanto o cão com muuuita energia. Tudo depende do momento. Todos os whippets são assim, não são? É por isso que eu amo esses magrelos!
    Se for para ficar deitado o dia inteiro.. ele diz: EU FICO!!!
    É para correr? EU CORRO!!
    É para prester atenção nas aulinhas? Ok. CADÊ O BISCOITO?

    Eu brinco muito, mas é a verdade, eles entendem tudo o que esperamos deles, na hora da aulinha ele se comporta como um aluno exemplar.
    Ele pode estar no meio de uma brincadeira, mas se começarmos a aulinha ele diminui a agitação e já fica aguardando o comando (ou será o biscoito?)

    ResponderExcluir
  2. Acho que a Su tb é bipolar então, Dé. Ela tem pique pra brincar, mas não dispensa dormir o dia inteiro se puder...

    ResponderExcluir