Brinquedo do Mês: Treinando seu cão – Parte Dois


No post anterior apresentei os benefícios do “Brinquedo do Mês”. A primeira parte também foi uma introdução a algumas atividades possíveis. Nesta segunda parte, focarei nos benefícios de usar brinquedos nos quais podemos colocar comida dentro. Sempre supervisione o uso de brinquedos novos até que você tenha certeza que são seguros com o cão sozinho.


A maioria de nós estamos familiarizados com os benefícios do Kong. Este brinquedo, recheado com algo que o cão adore, ocupa seu amigo peludo em uma gama de situações possíveis (quando sozinho em casa, na chegada de visitas, na hora da janta, ou simplesmente quando você precisa de tempo para fazer alguma coisa).


Do ponto de vista comportamental, os benefícios são inúmeros. Um Kong rechado pode ajudar a moldar comportamentos bons e melhorar os negativos. Muitos usuários de Kong conseguiram, com sucesso, prevenir, melhorar ou eliminar problemas comportamentais comuns, tais como ansiedade de separação, treinamento na caixa de transporte, roer objetos, brincar de morder, latir, cavar, entre outros. Dar ao cão um Kong recheado proporciona uma atividade positiva e recompensadora que acaba com o tédio.


Agir de forma preventiva é altamente recomendado por adestradores e comportamentalistas. Introduzir um Kong recheado logo que o cão é filhote ou em intervalos regulares, ajudam a prevenir muitos comportamentos negativos. Por exemplo, a ansiedade de separação, como muitos donos podem afirmar, é um problema comportamental sério e muito difícil de solucionar quando diagnosticado. Para ajudar a prevenir a ansiedade de separação, calmamente ofereça um Kong recheado antes de deixar o cão sozinho: isso pode ajudar a amenizar os problemas causados pela ansiedade.


Atividades de treinamento usando diferentes brinquedos para rechear

A cada novo brinquedo que você dá ao cão, disponha de certo tempo para treiná-lo a usar o brinquedo corretamente. Sempre comece pelo nível mais fácil de cada brinquedo. Recheie o brinquedo com petiscos na frente do cão. Então, coloque o brinquedo no chão perto do cão, para lhe mostrar como funciona, até que o primeiro petisco saia. Então, deixe que seu cão continue. É muito importante que o cão ganhe na introdução do brinquedo e em cada nível de dificuldade. Os reforços positovos manterão o cão entretido e desejoso de trabalhar mais. Alguns níveis deverão ser apresentados repetidamente até que o cão domine as habilidades necessárias para brincar. Se o cão se frustra ou perde o interesse, volte a um nível anterior (mais fácil).


Alguns brinquedos possuem aberturas ajustáveis que ditam o nível de dificuldade e a duração da brincadeira. Em outros, o nível de dificuldade pode ser ajustado com o tamanho e forma dos petiscos usados: quanto menor o petisco, mais fácil é o nível de dificuldade. Não use petiscos maiores que o buraco!


Para os brinquedos de borracha “recheáveis”, quanto maior o petisco maior a dificuldade e tempo consumido na atividade. Também se pode colocar líquidos saudáveis ou uma combinação de petiscos e líquidos e congelar o brinquedo para aumentar o tempo de brincadeira.


Assim que o cão aprenda a usar diversos brinquedos “recheáveis”, ele está apto a começar a usar vários brinquedos de uma vez. Vários brinquedos aumentam o tempo de atividade, resultando numa oportunidade maior de ocupar o cão de forma positiva. Atividades mais longas reduzem ou eliminam as chances de desenvolver comportamentos negativos. Abaixo, dois métodos com vários brinquedos:


  1. Desafio Progressivo – recheie três ou mais brinquedos, um em um grau de dificuldade maior que o outro. Ofereça-os de uma vez. A maioria dos cães começará com o mais fácil deles antes de ir para o mais difícil. Este método garante uma vitória rápida com o brinquedos mais fácil, motivando o cão a continuar brincando com os outros brinquedos.

  2. Vários Brinquedos – escolha três ou mais brinquedos, recheando apenas um e oferecendo todos de uma vez. Seu cão usará o olfato para determinar qual brinquedo contém a recompensa. Depois, recheie outro brinquedo e repita o processo.

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