GREYHOUND - DOADOR UNIVERSAL

Por: Debora ♥ Zé Magrelo

Falamos da importância de levar o seu cão para doar sangue e através dessa nota eu recebi um email da Silvania, "mãe" de 2 cães doadores, e isso me motivou a pensarmos numa ação de busca à novos doares, mas o mais legal é o que fiquei sabendo e achei simplesmente o máximo:

Os Greyhounds são doares universais!! Você sabia?

Segue trechos do email da Silvania (foto abaixo com Mel e Bóris, os 2 doadores):

"meus pets são doadores de sangue lá na Anhembi Morumbi há 3 anos. Hoje por "coincidência" eles foram doar sangue, pois o estoque está baixo e a demanda está grande...
... comentei com o pessoal de lá, e fiquei sabendo 
que o sangue do greyhound é um dos mais requisitados e importantes. O Dr Marcio estava falando do tipo de sangue dos galgos ser (acho) tipo doador universal (eu acho, porque o Boris estava doando sangue, e, sinceramente, perdi algumas informações, hehe), os detalhes não sei falar direito, mas o sangue é super, hiper, mega bem vindo.


Mas o Dr. Marcio pode explicar tudinho pra vc. São profissionais e seres fantásticos..
...Passei o link do blog de vocês para o chefe do banco de sangue da Anhembi, talvez ele entre em contato , mas se você tiver doadores disponiveis, é só entrar em contato e falar com a Dra. Carol. Para essa semana, eles estão ok, mas semana que vem...... 
Eu, como mãe de doadores, agradeço pela divulgação. Além do hemograma que é feito a cada 2 meses, tem a avalição fisica geral, e qualquer outra coisa o animal é encaminhado para as outras especialidades do hospital.
Temos o suporte total de toda a equipe do Hospital Anhembi Morumbi. Fora a amizade do pessoal, pessoas que são simplesmente incriveis.
Existem muiiiiiiiiiiiiiitos pets precisando de sangue, e pouquíssimos doadores"

É isso... é lógico que eu conversei com o Dr. Márcio e com a Dra. Carol, e são, como a Silvania disse, fantásticos e dá para perceber que todos lá estão hiper envolvidos e se desdobram em busca de novos doadores.
Eles me falaram inclusive que tinha um greyhound que era doador fixo, mas que hoje não pode doar, devido à alguns probleminhas de saúde.

O Dr. Marcio me explicou sobre os grupos sanguíneos caninos, mas eu não conseguiria explicar.. porém se você quiser saber mais, leia a explicação Grupos Sanguíneos no site Hemovet
É bem complicado, já que são vários grupos, mas traduzindo para a nossa lingua podemos dizer que o Greyhound tem um tipo sanguineo que comparado ao dos humanos seria o tipo O. Existem casos de rejeição em transfusões onde só o greyhound pode ser o doador.

Eles precisam de 40 novos doadores fixos, sendo 20 para cada mês, já que o cão só pode repetir a doação após 2 meses.


Para doar basta ligar para agendar a consulta e avaliação.
Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, (11) 27904693, r. Conselheiro Lafaiette, 64, Brás.

É incrível como quanto mais fuçamos, mais coisas curiosas e interessantes descobrimos sobre nossos galgos.

Um comentário:

  1. Descobrí isso um dia desses...
    A Maria apresentou nos últimos 3 hemogramas uma eritrocitose(aumento de hemácias) discreta. O vet achou que não era nada, mas por desencargo de consciência, pediu um raio X do tórax para verificar se havia alguma alteração de tamanho no coração e no pulmão, estava tudo normal.
    Confio demais no veterinário das meninas, mas sempre que tenho alguma dúvida ligo para a veterinária do Canil lá em Recife, que tem muuuuuitos anos de experiência com galgos. A Tereza (vet) me explicou que é normalíssimo os galgos terem aumento de plaquetas e que os de raça maior são muito procurados pelos bancos de sangue, que sempre entram em contato com ela pedindo cães para fazer coleta.
    MAS, se a alteração for alta TEM que ser investigada.

    ResponderExcluir