Pedicure Canino - Cuidando das patinhas

Amigos, muitas vezes não nos damos conta, mas as patinhas dos nossos amados requerem cuidados frequentes.
Machucadinhos nessa região são bem comuns, mas não é por isso que não merecem nossa total atenção.
Arranhões e esfolados surgem sempre que eles correm no asfalto, cortes causados por vidros ou outros objetos podem ocorrer até mesmo quando brincam no gramado de uma pracinha.
Queimaduras do sol, nem se fala.. o cimento é extremamente quente nesse verão, apesar de não percebermos.
Examine e limpe sempre as patinhas deles, limpe todas as sujeirinhas, remova qualquer corpo estranho, limpe os pequenos cortes ou feridinhas (se tiver) e passe uma pomada. Peça ao veterinário a indicação de uma pomadinha para esse fim, é sempre bom ter em casa.
Se for um machucado um pouquinho além de um arranhão, consulte o veterinário, pois pode infeccionar.. e aí você vai ter um trabalhão.
Fique atento também às unhas do seu cão, os galgos têm unhas bem grandes, por isso não podemos deixar crescer além do permitido.
As unhas do Zé são grandes mesmo após aparadas, não é raro alguém falar: - Nossa, precisa cortar as unhas dele..rs
Inclusive já ouvi falarem que é necessário cortar pelo menos uma vez bem curta, até sangrar. Que  vai doer e muitos cães de exposição passam por isso. Eu não concordo, que isso fique bem claro, deve doer pra burro, uma tamanha crueldade. Corto até onde dá é só.
Não precisa tosar, apenas fique atento para não deixar as unhas ficarem muito grandes, pois nesse caso pode até causar deformações nas patas.
Se você não sabe cortar as unhas dele (eu não sei, as unhas do Zé são escuras o que dificulta ainda mais), procure a ajuda de um profissional. Cortar depois do banho, é uma boa opção, já que as unhas estão mais 'molinhas'.

P.S. do Zé:
Amigos, prometo que assim que eu for na minha 'Patacure' vou pedir para mamis, Débora, tirar uma foto e colocarei nesse post tá?

5 comentários:

  1. Oi Débora.
    O veterinário que cuida do Sky, Dr. Fábio, prefere que ele desgaste as unhas naturalmente, caminhando ou correndo em um piso mais áspero, à corta-las. Já li que, além da dor, quando as cortamos além da conta, pode haver um sangramento que inclusive chega a ser forte. Tipo uma hemorragia...
    Quanto à proteção das almofadinhas das patas, sem julgar se é exagero ou não, soube que no Rio de Janeiro um hábito cada vez mais comum é os cães passearem usando sapatinhos. Não sei se chega a atrapalhar o andar do cão ou se pode causar alguma deformação...
    Será que alguém aí sabe mais a este respeito?
    Bj grande!

    ResponderExcluir
  2. Oii debora realmente nos caes de exposição são cortadas as unhas no sabugo mesmo e com o tempo o sugugo fica menorzinho, mas doi sim, em um cao de porte pegueno como o maltez por exemplo a unha por ser mais fininha o corte é mais rápido e até menos dolorido mas em um cao de grande porte é bem mais complicado pois as unhas são grossas e na maioria das vz preta. Quando fazia a manutenção de caes e de exposição duas coisas eu nao fazia de jeito nenhum 1° era tirar o pelo do ouvido e o 2° era cortar unha, tinha muita pena. aqui em casa a unha do Orfeu quase nunca fica grande mas quando tem a nessecidade de ser cortada quem o faz é o meu pai. Cães que ficam muito em cimento liso é um problema por causa disso pois as unhas nao se desgastam naturalmente e muitas das vz ate atrapalha o cao a se movimentar.

    Xú e Luiza realmente sai muito sangue pois o sabugo é um vaso por isso sempre é bom ter um produto em casa chamado "estanca sangue" pois para na hr e as vz sem qyerer pegamos no sabugo ja me aconteceu isso aqui duas vz, sobre os sapatinhos realmente esta virando uma tendencia, mas 80% usa por achar fashion ou para nao sujarem o piso da casa, eu particularmente nao acho que proteja nao mesmo por que a almofada das patas tem essa função, infelizmente a gente tem o mal habito de humanizar nossos animais e quando vejo no meu modo de pensar que estou estrapolando eu me dou uma freada. tem outro detalhe muito importante sobre esses sapatinhos, muitas pessoas nao sabem mas os caes soam pela almofadas tbm e muitos proprietarios custumam deixar os caes ate dentro de casa com esses sapatinhos.

    ResponderExcluir
  3. Gente, vou contar uma coisa.. assim que o Zé chegou em casa ele ganhou um par de sapatinhos..rs.

    Mas usei poucas vezes, ele até que se acostumou, mas não rolou.. primeiro porque com as patinhas finas e pequenas 'a botinha' quase não parava no pé dele e depois pelo lance da transpiração, até porque o Zé sempre caminhou bastante.

    E acho até, nem tinha pensado nisso antes, que o sapato talvez aperte as unhas deles.. pode ser que não, até porque tem vários e vários modelos.. mas o que eu usei no Zé acabou não dando certo.

    ResponderExcluir
  4. Eu só corto as unhas do 5º dedo da Suzie. As da pata de trás desgastam naturalmente, nos passeios diaŕios (2h ou mais no total... risos).

    Mas, desde ontem, nossa amiga magrela está com uma unha faltando. Vou explicar rapidinho, depois coloco um post aqui: a levamos em um sítio e ela enroscou o 5º dedo em algum lugar e chegou com a pata ensanguentada perto de mim, mancando. Mas com um sorrisão no rosto. Nunca vi: ela se machuca direto e tá sempre sorrindo, de bem com a vida. Voltando...

    Sinceramente, eu não tive coragem de olhar, estava quase chorando... pedi pro Luis ver. Pra mim, ela tinha quebrado o dedo. Mas ele falou que foi a unha e tava sangrando muito. Ligamos num veterinário daqui de Campinas, onde estamos, e fomos com ela pra lá. Ele aplicou anti-hemorrágico (injeção) e usou um pozinho pra parar de sangrar.

    A gente queria que ele tivesse arrancado a unha, mas ele só aparou bem curtinha. E disse pra, quando chegarmos em casa, fizéssemos um curativo (ainda bem que eu escrevi sobre Primeiros Socorros, foi muito útil!) pra ela não cutucar. Bom... enquanto comíamos e minha mãe pegava os apetrechos do kit, vejo ela ensanguentada de novo... ela arrancou a unha. Agora, tá enfaixada e estou de olho pra ela não cutucar mais.

    Depois escrevo um post com fotos (do curativo, não tenho coragem ainda de tirar do dedo... só depois) sobre o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  5. Ah, as unhas da frente eu lixo, só. Esqueci de comentar isso... deixa cuidar da minha machucadinha agora. Hora de ver o curativo.

    ResponderExcluir