OS GALGOS - SALUKI

Por: Elizabeth Brandão


O saluki ou galgo persa é uma das raças de cães domésticos mais antigas que existem, segundo algumas fontes estes cães possuem mais de 5000 anos de idade. Seu nome deriva da dinastia dos Selêucidas que reinaram desde a região do Indo até o Mediterrâneo por volta de 300 A.C. e que criavam estes galgos de pêlo franjado. Este cão sempre foi admirado pelos povos nômades do deserto por sua habilidade de acompanhar os cavalos e em caçar a gazela, juntamente com estas características, sua beleza natural fizeram com que o saluki fosse um cão considerado diferente dos demais pelos árabes. Por motivos religiosos e culturais os árabes costumam considerar os cães criaturas “sujas” e “impuras”, mas, ao contrário do que acontecia com outros cães, o saluki era admirado e apreciado, seu nome em árabe (El Hor) significa “O nobre” e os povos do deserto consideram que o saluki é um presente de Alá, feito com o mesmo vento com que Alá criou o cavalo árabe. Segundo a tradição um saluki nunca poderia ser vendido ou comprado, poderia apenas ser dado de presente como prova de estima e consideração.



Os primeiros exemplares que chegaram à Grã-Bretanha em 1840 receberam o nome de galgo persa (daí a outra denominação desta raça) ou greyhound persa porque aqueles cães haviam sido levados da antiga Pérsia (atual Irã) para a Inglaterra. Esta raça é muito próxima do Sloughi, com o qual se assemelha muito, especialmente a variedade de pêlo curto, e do afghan hound, e possivelmente estas raças estiveram ligadas em sua origem.


Os salukis são cães bastante rústicos e resistentes, ao contrário do que sua aparência delicada pode sugerir é um grande caçador, que até hoje é capaz de alcançar, derrubar e matar animais grandes como uma gazela. Esta raça tem temperamento calmo e tranquilo, mas com momentos de explosão de energia quando tem a oportunidade de correr. Como todo galgo adora o conforto em locais macios e aconchegantes como sofás, camas e almofadas, sendo muito difícil ensiná-los a não subir nos móveis da casa, pode mesmo aprender, mas provavelmente vai desobedecer assim que ninguém estiver olhando. É afetuoso, meigo e muito sensível. Como todos os galgos, nunca podem ser tratados com brutalidade. Esta raça é afetuosa com seu dono e reservado com estranhos, late pouco e é uma boa companheira para crianças, mas que não tem um temperamento muito “festeiro”. 

O saluki, como todo galgo, é esperto, mas não obediente (43º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).


Embora existam exemplos de Salukis vivendo bem com gatos e outros animais, a raça não é das mais recomendadas. A brincadeira preferida de todo galgo é a de perseguir e, mesmo feito sem agressividade essa brincadeira pode assustar e incomodar outros animais. Já com outros cães raça costuma conviver muito bem. Cães desta raça precisam de exercício e passeios, como são muito tranquilos, podem chegar a viver em apartamentos desde sejam levados para longas caminhadas diariamente, mas em geral vivem melhores se tiverem espaço. Estes cães nunca devem ser levados para passear sem coleira, pois seu instinto de perseguir pode fazer com que se afastem do seu dono, se arriscando a atropelamentos e outros acidentes.

O pêlo deve ser escovado duas vezes por semana. É recomendado escovar também os dentes de modo a evitar o acúmulo de tártaro. Os donos devem estar cientes que todo galgo é mais sensível a anestésicos que outros cães do mesmo peso e sempre que for preciso lembrar ao veterinário desta particularidade da raça.


Mais informações:
Altura: Macho: de 58 cm a 71 cm

Fêmea: levemente menor
Peso: de 15 kg a 30 kg
Grupo: Grupo 10 - lebreis de pêlo longo ou franjado
Funções: Companhia e caça
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: longo: sedoso, curto no corpo com franjas longas
Curto: curto, sem franjas
Cor: Qualquer uma
Nome de origem: Saluki
País de origem: Irã Registro
FCI: 269

Fonte: Seu Cachorro

2 comentários:

  1. muito bom esse blog...estou sempre ligado aqui...

    ResponderExcluir
  2. Adoro Galgos Persas (Salukis)!!!!!!!
    E a este blog tambeém!!!!!!

    ResponderExcluir