CARRAPATOS - ERLICHIA - ATENÇÃO

Por: Renata Gondim

Oi pessoal!
Quero dividir com vocês minha aflição...

Quinta feira à noite a Nina evacuou com sangue, não foram pingos de sangue, mas uma melena  mesmo (wikipedia:fezes pastosas de cor escura e cheiro fétido, sinal de hemorragia digestiva alta). Corrí para o veterinário, mas como não havia abatimento, dor, febre e nem outro sintoma aparente ficou decidido que na manhã seguinte ela faria exames laboratoriais. Na sexta as fezes delas já estavam normais, mas mesmo assim levei as duas (Nina e Maria) para fazer um check up. Foram feitos, inicialmente, hemograma e exame de fezes, apesar de terem feito esses exames há menos de 6 meses. O hemograma apresentou uma alteração nas plaquetas, então fizeram um exame mais específico. Resultado: as duas estão com uma das doenças do carrapato, ERLICHIA!!!!

Perdí o chão, fiquei desesperada!!!! Mas logo o vet me tranqüilizou dizendo que está na fase inicial. No mesmo dia começaram o tratamento.

Onde quero chegar relatando isso tudo?

1º - Elas estão assintomáticas, fezes normais (apenas a Nina apresentou alteração 1 única vez), sem febre, brincando, sem alterações de humor, sem dor, sem abatimento. Mas, para minha surpresa, acometidas de uma doença séria.
Ao mínimo sinal de alteração leve seu cãozinho ao vet! Graças a Deus fiz isso, pois quando os sintomas aparecessem a doença já poderia estar em estágio avançado!

2º - Quero abrir uma discussão a respeito dos métodos utilizados por vocês na prevenção de parasitas. O que vocês fazem para evitar carrapatos, pulgas e mosquitos?
Aqui em casa nunca tivemos infestação de carrapatos e mesmo assim passo butox no ambiente. Elas usam Frontline a cada 30 dias e vasculho o corpinho delas na volta de todos os passeios, o que costuma acontecer de manhã e no final da tarde. A única vez que encontrei carrapatos nelas foi há uns 4 meses, 2 em cada uma. E pronto, foi o que bastou para elas serem contaminadas!!!

O Frontline não é um repelente, ele mata o carrapato depois que ele pica o cão, e é assim a ação da maioria das pipetas. Mas basta 1 única picada vinda de um carrapato contaminado para seu cão adquirir a doença do carrapato.

Como estou traumatizada com CARRAPATOS tenho pesquisado tudo a respeito de prevenção. Lí muito sobre o Pulvex Pour –on, da Schering-Plough, o princípio ativo dele é a Permetrina. Fala que ele tem o efeito “hot foot”, esquentando e irritando as patas dos insetos, que são repelidos imediatamente após o contato. Dessa forma, os insetos não chegam a picar os cães, evitando os sintomas associados à infestação.
É de um laboratório super conceituado e além de carrapatos e pulgas, afasta também mosquitos.
Alguém já usou esse produto? Sabem se nossos Whippets podem fazer uso dessa substância?

Tem também uma solução natural sendo muito usada, produtos a base de Neem Indiano, tipo repelentes spray, shampoos. Claro que para somar ao uso de pipetas.
Acho que toda troca de informações é válida!
Beijos

Leia também:
Doença do Carrapato - Erlichia - [curadas]

2 comentários:

  1. Oi Rê, excelente tema! Afinal todos os nossos magrelos estão sujeitos a esses inimigos minúsculos.
    Nossa, eu imagino o seu sufoco, mas felizmente você as levou ao vet. É por isso que sempre digo que mesmo se os sintomas passaram, por mais simples que seja, a consulta com o vet. é fundamental.

    Sobre os produtos utilizados, eu nunca usei o Pulvex, mas já me interessei, só não comprei porque não achei.. ele repele também o mosquito vetor da Leishmaniose, como não encontrei acabei passando o Advantage Max 3 , que também tem Permetrina na composição.
    Então é isso, eu passo o Advantage e ainda coloquei no Zé a coleira Scalibor que auxilia no controle de pulgas e carrapatos.
    Mas antes desses eu usei por um bom tempo o Front Line e também o Revolution.
    Eu nunca achei nenhum carrapato no Zé, mas eu me pergunto.. nunca vi porque ele nunca pegou ou porque eu não achei.. fico imaginando como deve ser difícil achar esses bichinhos neles. E quando encontramos.. é só tirar e matar? Já ouvi dizer que não podemos matar de qualquer jeito, alguém sabe?

    RÊ, boa sorte com as meninas!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acabei de descobrir que o Nico, meu IG, está com a mesma doença.O único sintoma dele também foi evacuar sangue. Corri para o vet e o exame confirmou. O tratamento foi muito difícil? Elas tiveram mais sintomas?

    ResponderExcluir