Veterinário Especialista em Nutrição

Amigos, consegui mais uma indicação de um excelente veterinário.
Anotem aí na agenda de vocês
Dr. Régis Ribeiro - especialista em Nutrição Animal e ainda apoia protocolos vacinais individualizados.

Clínica Veterinária Brooklin
Av. Santo Amaro, 4337 - Brooklin
Fone: (11) 5533-3191

Olha, só para adiantar.. eu conversei ontem com ele por uns 30 minutos pelo telefone.
Ele adorou saber da nossa confraria e lamentou até hoje nunca ter atendido um galgo, um cão com características tão peculiares inclusive na área médica.
Nessa conversa ele já me deu uma dica preciosa.. como sabem agora dou comida caseira para o Zé e isso foi muito bom para ele que simplesmente não tomava água. Comentei sobre minha preocupação inicial que era saber se estava dando a quantidade correta, ou seja, a quantidade necessária para o Zé.. nem mais, nem menos.
E ele logo me passou a fórmula abaixo, que nos fornece a quantidade de energia diária necessária para cada cão :
Como exemplo, calculei a exigência energética diária do Zé (que pesa 11,5kg) , depois você faz o mesmo cálculo com o peso do seu galgo.
Leve o peso do seu cão ao cubo, tire 2 vezes a raiz quadrada e depois multiplique por 132.
11,55 x 11,5 x 11,5 = 1520
√√1520 = 6,24486969
6,24486969 x 132 = 824

824 calorias. Essa é a quantidade energética que um cachorro de 11,5 kilos normalmente necesssita. O Zé como caminha bastante, eu creio que pode consumir um pouco mais, aliás ele consome bem mais, é praticamente 1kg de comida por dia..rs
Portanto, preciso agora fazer a contagem calórica dos alimentos oferecidos a ele para ver se bate. De qualquer forma como conversei com o Dr. Régis, se o peso dele não sofreu alteração com a mudança da alimentação é por que está na quantidade certa..

Bom, mudando de assunto.. perguntei sobre algum repelente natural para os cães, algo que não fosse agressivo. Segundo ele todos são, de certa forma, agressivos também para os cães.
O que ele sugere principalmente para os canis é que abusem da cor azul, uma arma contra os mosquitos e também que instalem ventiladores, acima das entradas das portas e janelas, isso dificulta e bastante a entrada dos invasores voadores. Coisas simples e que devem mesmo funcionar.
O engraçado é que nos canis normalmente temos a predominância das cores verde e amarelo, cores que os mosquitinhos devem amar..rs

Ainda tem mais novidades, ele irá participar ( no tempo dele, é lógico) do nosso blog e melhor.. prometeu participar de alguns dos nossos encontros, fazer uma palestra e tudo mais. Show de bola, né?

Eu e Zezinho queremos visitá-lo em sua clínica, tirar algumas fotinhos ( alguém quer ir junto? é só avisar, podemos ir em turminha) e em nome de todos fazeremos umas perguntinhas básicas.
Portanto se alguém tiver alguma pergunta, é só falar.. anotarei tudo.

Por enquanto as perguntas que acabam de me passar pela cabeça são:
• Quais são os alimentos totalmente perigosos?
• Quais alimentos podemos oferecer?
• Quais alimentos podemos oferecer em maior quantidade, abusando um pouco? (nem sei se tem algum,  excesso normalmente faz mal.. mas não custa perguntar, né?
• Para quem oferece ração existe algum cuidado especial no manejo? O que devemos levar em conta na hora de escolher a melhor ração para nossos cães?
• É importante oferecer carne crua e os  famosos meaty bones? Tanto para quem oferece comida caseira ou ração?
• Existe algum suplemento natural que podemos oferecer? como casca de ovo, linhaça e etc..
• Tem alguma dica boa nesse sentido? Um antigo vet do Zé, dizia para eu dar um cubinho de bacon diariamente para o Zé para manter a pelagem sempre bonita, será?
• Frutas, podemos dar a vontade?

E por aí vai.. quero que vocês me ajudem, se alguém tiver alguma pergunta a acrescentar, a hora é agora, ok?
Mesmo quem dá só ração, fique à vontade para perguntar o que quiser.

Ahh.. lembrando que ( é lógico ) que eu levarei nossos biscoitinhos, com receita e tudo para ele avaliar e comentar.. espero que tenhamos uma resposta positiva..rs

Por enquanto é só.. fica a dica para quem precisar de um acompanhamento na questão alimentar ou até mesmo no caso de problemas do trato digestivo.

Aguardo sugestões de perguntas, ok?

13 comentários:

  1. Dé,

    Vc sabe como sei a caloria de uma ração? Ele explicou isso?
    A Panqueca está muuuito magra e não sei o que faço. Ela está pesando agora 8.800kg.

    Bjs Elizabeth

    ResponderExcluir
  2. Oi Elizabeth (acho que é a 1º vez q te chamo assim, né..rs)Acho tão bonito sua mãe chamando 'ELIZABETH' que passarei a usar também...rs

    Eu não perguntei, até porque achava que essa info constava na embalagem.

    Mas dá uma lida nessa matéria do Nem York Times http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u638318.shtml acho que de certa forma já explica.

    Mas mesmo assim vou anotar, na minha lista de perguntas..rs

    Vocês podiam ir junto, né?..rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dé...

    É sim a primeira vez que vc me chama assim....rs
    Não precisa usar não, pode continuar com Beth...rs

    Pelo que já andei lendo nao consta na embalagem, mais hj vou dar mais uma olhada.

    O que vi nessa matéria é que falam de gatos. O que acho que seria interessante é saber a caloria para os galgos na ração, pois eles normalmente colocam a quantidade para qualquer cachorro.

    No saco de ração está para colocar duas xícaras, mais tem dias que as meninas não comem nem uma inteira e outros que elas comem mais do que as duas xícaras...

    Podemos sim, mais vc sabe como são meus horários....rs

    ResponderExcluir
  4. Elizabeth..rs então, na matéria falam de gatos, mas vai saber, não creio que seja muito diferente no caso dos alimentos para cães.

    Acabei ligando para uma amiga vet e segundo ela consta a inforrmação calórica sim, está como Energia Metabolizável, mas ela disse para não confiar 100% nessa informação, pois muito cães engordam ou emagrecem seguindo a porção recomendada na embalagem. É melhor ir no 'olhometro' e sempre pesar o cão, para vc ter uma idéia do quanto ele emagreceu ou engordou.

    Sobre o que vc comentou das meninas comerem mais num dia e menos no outro.. com o Zé era assim também.. tinha dias que ele não comia absolutamente nada e em outros comia quase que o normal.. mas nunca comeu a porção recomendada, normalmente era a metado da porção sugerida, mas ele não tinha alteração de peso não.
    Será que não é a Chanel que tá comendo demais e a Pan comendo menos?..rs

    ResponderExcluir
  5. Ahh.. e sobre a ida ao vet eu pretendo marcar com ele num sábado, num dia em que esteja mais tranquilo na clinica também, né?

    Seria legal levarmos mais galgos, qualquer coisa eu passo aí com minha irmã e pego as duas..rs (tá vendo q gostei de ir com elas na Band..rs) só que dessa vez sua mãe vai junto..rs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dé!!!! Quanto tempo, mão é!?!
    Finalmente agora estou com tempo de sentar em frente ao PC e colocar a leitura do Blog em dia, que por sinal está MUITO atrasada.
    Acompanho o Dr. Régis em algumas comunidades de nutrição e em uma que tem uma visão mais holística da saúde animal e gosto muito de tudo o que ele escreve! Que bom você ter feito contato com ele, pois certamente ele sanará uma série de dúvidas. Pelos posts dele já o acho muito atencioso, imagina pessoalmente.
    Quando for lá conta tudinho, heim!?! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Elizabeth, aqui tenho 2 princesinhas, a Maria magricela (9Kg) e a Nina fofinha (12Kg).
    Elas comem a mesma quantidade de ração, 1 xícara por dia para cada uma, dividida em 2 refeições, isto é, 1/2 xícara de manhã e 1/2 no final da tarde. Sempre acho pouco e coloco mais, só que elas não comem.
    Não conseguia compreender essa diferença tão grande no peso das 2! Mas é bem simples, a Maria é um Whippet com distúrbio de personalidade, acho que ela pensa que é um beagle...hahahaha Enquanto a Nina está relaxadíssima no sofá, a Maria está brincando e correndo de um lado para o outro, não para. Acorda religiosamente às 6h da manhã com todo o gás! Com isso, ela gasta bem mais energia que a Nina, tem o metabolismo a mil.

    * Só um detalhe, falei que a Nina é fofinha, mas isso é comparado com a Maria. Na realidade ela está com o corpinho ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal,

    Ando meio ausente, mas por um bom motivo... Mudança de casa, de bairro, casório, etc...

    Mesmo assim, decidi comentar este post mais que bacanudo da Deb (Caraca, que legal a formula para calculo de calorias... Parecida com a nossa...).

    Quando adotei a Donna, ela estava com um canino fraturado em dois lugares, mas uma micro fissura na mandíbula e com a raiz do dentinho já absorvida quase que totalmente em virtud de maus tratos e negligencia quando foi comprada. Enfim, a história q muitos já sabem...

    No primeiro dia, já notei isso e a levei no médico. Após a cirurgia e os cuidados, minha primeira providencia foi equilibrar a dieta dela, uma vez que estava bem abaixo do peso para uma femea de whippet e era bastante inapetente por causa da dor.

    Obviamente, que apenas ração nao seria o bastante. O facto é que a Donna encorpou perfeitamente e ficou muito forte e com a postura impecavelmente correta e bastante activa em apenas dois meses.

    A direção foi a obvia: cães (galgos em particular) absorvem melhor proteínas e mais dificilmente carbohidratos. 'Temperar bem' a ração com porções pequenas de carne fresca sem sal e temperos, adicionar legumes coloridos (todos, menos tomate e pepino, dado o pH e acidez) e também acrescentar um pouquinho de azeite extra-virgem como palatizador foram algumas entre as rotinas.

    Outro detalhe principal é: escancare a boca do seu Magrelo sem cerimonia... Cáries, inflamacoes, tártaro e infecções podem estar diminuindo a quantidade e fluxo alenta do seu galgo. Perda de peso esta diretamente associada à gasto de energia superior a reposição, ou falha no processo digestivo. Ou não come, ou falha em processar a comida.

    Uma ração total é algo bastante caro, uma vez que é desenvolvida quase que artesanalmente e sob medida para cada cão. Portanto, cabe a nós os mestrinhos e pappitos/mamittas observar o quefalta e quando falta.

    Sobretudo, olhe seu magrelo comendo e bebendo. Faça as contas básicas. Calcule... Eu mantenho uma tabelinha e sempre vejo se a FooFoo Ribs (apelido caseiro da Donna) atinge sua metinha diária.

    Não sei do embasamento cientifico desse outro detalhe, mas sempre pergunto se a comida estava boa e faço a maior festa quando ela limpa o pote.

    Ela adora isso... E agradece muito!
    Consequentemente, adoramos tbem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dé...

    A Chanel come bem mais do que a Panqueca, mais mesmo assim não chega a comer tudo. Sem contar que elas são frescas e uma não come no pote da outra...não sei como elas sabem, mais elas se entendem....rs

    A Chanel tb emagreceu pacas, quando ela foi para casa pesava uns 13kg, agora está com uns 10kg e bem mais feliz e fortona...

    De sábado é tranquilo, se eu não conseguir ir com certeza minha mãe vai...rs

    Elas tb adoraram sair com vc...foi um super passeio para elas...o bom foi que não aprontaram nada depois...rs

    Oi Rê, Severina e Maria..

    Com certeza a Severina está com um ótimo corpo. Nós quando temos duas e uma é muito magricela acabamos chamando a outra de gordinha...coitadas, tb são bem magras....rs

    A Panqueca não é tão agitada quando a Maria. Ela gosta de paz e tranquilidade. Nos dias que fico em casa se eu passar a tarde deitada ela faz a mesma coisa....

    Ela emagrece muito fácil, como está sempre aprontando, roubando comida, comendo plantas, ela acaba passando mal e quando isso ocorre ela emagrece muito. Depois para voltar ao peso normal dela demora.

    Mais a sua menina é bem agitada heim!!! Imagina todos os dias acordar 6h da manhã com todo esse pique...rs...queria ser ela...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Rê, que bom vocês de volta. Espero que já estejam adaptadas na nova cidade.

    Então, o Dr. Régis realmente me pareceu fabuloso, e agora com o seu comentário isso fica ainda mais claro. Ele é mesmo extremamente atencioso e vai nos ajudar (e muito), eu tenho certeza.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos. Na verdade acho que me expressei mal. Atualmente na clínica não vejo Galgos há um certo tempo. Mas já tive o prazer de atendê-los na minha vida. Uma raça adorável. Quanto ao fato de calcularmos a energia da ração devo salientar que a unidade é expressa em Kcal e não caloria. É possível sim estimarmos a quantidade de energia da ração, em uma futura palestra posso ensinar muito facilmente. Algumas rações até declaram em rótulo. São tantas as dúvidas, né. rsrs. Podemos oferecer uma série de ingredientes para formular um alimento, contudo nenhum em excesso e principalmente, nunca a longo prazo. Nunca devemos esquecer que o excesso e a carância a longo prazo podem ser fatais.
    Não podemos dar frutas a vontade pois teremos duas situações: uma o animal começará a engordar e outra o animal irá substituir a alimentação pela fruta e poderá ter uma carência nutricional.Bem, aos poucos vamos colocando as informações em dia. Sugiro que leiam o livro que escrevi em conjunto com os Doutores Leandro Blasques e Samantha Leite de criação de cães. Damos várias dicas práticas lá.

    Abraço a todos, Regis

    ResponderExcluir
  12. Olha quem chegou..rs Que legal!

    Dr Régis, talvez seja eu quem fiz confusão.. falava com o senhor e tentava anotar tudo.. foram muitos dicas..rs Muito Bom!

    Depois que conversamos andei pesquisando um pouco mais sobre alimentação, aprendi algumas coisas e muitas novas dúvidas vão surgindo..rs
    É um assunto muito complexo e muito importante para a saúde de nossos cães.

    Quero combinar essa visita à sua clínica, levar uma turminha de magrelos.

    Mas até lá vamos nos falando por aqui, fique à vontade, o blog é seu também, ok?

    Quero muito lhe agradecer por estar aqui conosco, ouvi muitos elogios a seu respeito.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.
    com relação a cálculo da dose diária de ração sugiro o site http://www.nutricao.vet.br/calc.php?c=intro e as explicações http://www.nutricao.vet.br/faq.php#Q1

    espero ter ajudado.

    ResponderExcluir