Programa de Higiene Bucal

Para quem tem um cãozinho que até hoje não aceita bem a escovação dental (como o Sr. Zé), segue a dica do site Dental Vet, onde achei um Programa de Higiene Bucal que nos dá dicas de como acostumarmos nosso cão a escovar os dentes em 1 mês.
Estou confiante de que se eu seguir direitinho, daqui a 30 dias Zezinho estará aceitando a escovação, vamos ver..rs

E outra coisa, eu não estou com pressa, se precisar demorar um pouco mais tudo bem, irei no ritmo que o Zé me permitir.
Nesses primeiros dias irei passando o dedo em sua gengiva várias e várias vezes, até ele não ligar mais para isso e ao mesmo tempo irei mostrando sua escovinha (que ele não gosta muito..rs)

Bom, daqui a 1 mês eu conto o resultado..rs

Arcada dentária de um cão adulto



Incisivos
6 superiores e
6 inferiores

Caninos
2 superiores e
2 inferiores

Pré Molares
4 superiores e
4 inferiores

Molares
2 superiores e
3 inferiores.



Fonte: DentalVet Odontologia Veterinária, acesse o site e saiba mais sobre o assunto.

5 comentários:

  1. Meu tio, que mora comigo e é um amor, está me ajudando, escovando os dentes de Fiona, pelo menos, uma vez por semana.
    A dedeira não funcionou. E como eu descobri q ela adora escovas de dentes, depois q ela roubou uma q estava na minha necessàrie na cama, passei a escovar com escova humana mesmo.
    Mas e o creme dental? Eu uso água pura porque nunca encontrei o creme dental canino e sei q a pasta humana nao é recomendada...
    Beijos e boa Sorte, Débora.
    P.S de Fiona: Zé, larga de ser bobo e deixa sua mamis escovar. Não adianta só ser um corpinho bonito e com roupas fashion, vc tem q arrasar com o hálito fresco! Lambeijitos!

    ResponderExcluir
  2. Mila, que sorte a sua.. imagino como deve ser dificil escovar os dentinhos numa boquinha tão pequenina se ela não ajudasse, né? Se bem que mesmo ajudando já deve ser difícil..rs

    E sobre o creme dental.. eu também não vou usar pasta, acabei descobrindo que vários amigos não usam nada e funciona do mesmo jeito.
    Pra falar a verdade acho até melhor não usar nada, algumas pastas mesmo sendo para pets, causam mal a alguns cães ( mais sensíveis), melhor prevenir, né?

    Zezinho manda dizer que vai tentar cooperar..rs pelo menos hoje foi um amor..rs

    beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esta dica. Sky tem escovado também, só com escova e água. Melhor ensinar desde cedo, né? Pois doenças que começam na boca podem afetar a saúde geral do cão. Obrigada por nos auxiliar a cuidar cada vez mais e melhor de nosso querido Sky!
    Bjs, Xú e cia.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por tudo.
    Debora e seus amigos são verdadeiros anjos nos ajudando a cuidar dos peludos.

    ResponderExcluir
  5. Aqui era uma dificuldade escovar o dente das meninas. Comprei dedeira, escova de dentes canina, vários tipos de pasta e não adiantava, a hora da escovação era um escândalo e enquanto pegava uma para escovar a outra saía correndo e se escondía. Acabei desistindo...
    Só que eu percebí que elas estava começando a ficar com tártaro. A ração que eu dava antes da Royal Canin também era superpremium, dizia que evitava tártaro, mas no final das contas só prejudicou a dentição. Depois que começaram a comer RC teve uma melhora no tártaro e resolví tentar a escovação novamente.
    Dessa vez comprei escovas de dentes infantis e a pasta CET da Virbac. Elas amaram!!!! Gostam tanto da pasta que agora adoram escovar os dentes. Quando mostro a escova elas correm para o sofá delas e deitam.
    Inicialmente revezava um dia com pasta e outro só com água, agora escovo com a pasta 2 vezes na semana e nos outros só com água mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir