Lidando com o cão que rouba comida

Começando a nova fase do "Você pergunta, a Ful responde", vou responder mais detalhadamente a dúvida da Mila. A próxima dúvida a ser respondida será: O que fazer em caso de briga?
Dé, sua dúvida eu vou ter que pesquisar mais, tá bom? Mas ela será respondida, com certeza!

Vamos ao texto então =)

Estou cheia de dúvidas aqui e preciso de uma mãozinha de vocês. Não sei quantos já passaram por isso, ou se ainda convivem com esse problema, mas é que Fiona anda querendo comer o que não pode. Ela sobe na mesa, quando ninguém ver. Pede comida o tempo todo quando nos vê comer, e chora, e arranha. E não é por que ela tá faminta, não! As vezes, sei que não é o correto no tocante ao treinamento, mas procuro dar comida a ela antes de eu comer e ela pede do mesmo jeito!

Queria muito que vocês me ajudassem, já tive cachorros que faziam o mesmo, mas os galguinhos conseguem pular. E isso não está fazendo bem pra saúde dela, ela já vomitou algumas vezes. Já teve ressecamento de fezes, e muitas vezes, nem conseguimos descobrir exatamente o que ela "roubou"! E sei ainda que alguns alimentos, a longo prazo, podem prejudicar os rins e outros órgãos.

Sou muito inexperiente com cachorros, cuidei mais deles quando criança, a responsabilidade maior não era minha. Me ajudem, porfavor!
Um grande abraço e conto com vocês!

Roubar comida é algo em que os cães são realmente bons, além de ser um comportamento auto recompensatório (ele vê a comida, pega e ela é uma delícia: pronto, ele mesmo se recompensou pelo ato de comer).

Cães que são punidos por roubar comida geralmente não roubam comida na presença dos donos, para evitar broncas, e não porque eles acham que o que estão fazendo é errado.

Então, se para os cães não é errado roubar comida e eles gostam dela, o que podemos fazer pra proteger nossa comida? Veja algumas dicas:

  • Mantenha a comida fora do alcance. Uma solução simples e eficaz. Não deixe comida na pia ou na mesa: muito tentador para o cão. Guarde em locais altos ou dentro da geladeira e/ou forno.

  • Alimente bem o cão. O cão pode estar motivado a roubar comida por duas razões: fome ou o atrativo da comida. A fome pode ser “morta”, mas comida boa é sempre comida boa. Ajuda dar uma boa refeição ao cão antes dos seus amigos chegarem para jantar.

  • Treine o cão para “largar”. O melhor método é usar o “Zen canino”. Para saber como funciona este treino, clique aqui. Lembre-se: nunca usar punição positiva. O reforço positivo é o melhor método de treinamento.

  • Punição despersonalizada. Se algo desagradável acontecer quando o cão roubar comida, pode fazê-lo parar de tentar. Não é necessário nenhum aparelho ultra moderno. Com a Suzie eu bolei umas "armadilhas". Colocava uma tampa de panela em cima (ou na frente) do prato com comida (lógico que eu em casa, pra Suzie não comer mesmo). Quando ela subia na pia, ou na mesa, pra comer a comida, caía a tampa de panela (algumas vezes eu grudava duas ou mais tampas de panela, com barbante e durex... risos. Era uma barulheira...). Isso pra despersonalizar a punição, afinal, a gente quer que os cães não roubem comida nunca, não apenas quando estivermos por perto, não é mesmo? Tb coloquei a máquina pra filmar, pra ver como estava indo. Com o método de deixar filmando, mas vc conseguindo ver de outro cômodo da casa, pode tocar uma buzina, corneta ou usar uma lata com moedas pra fazer barulho no momento em que ele vai roubar a comida (um pouco antes, não quando ele já estiver com a comida na boca: timing é tudo!).

  • Restrinja o acesso do cão às áreas que tenham comida. Pode parecer ridúculo falar isso, mas muita gente esquece de não deixar o cão ter acesso a lugares com comida (vocês jantando e o cachorro lá, pedindo comida, pulando na mesa...). Arrume um lugar confortável para o cão ficar, e com entretenimento também. Ofereça brinquedos que você possa esconder comida dentro: são os melhores; ossos, esconda petiscos, essas coisas. Você também pode ensinar seu cão a ir para a caminha (saiba mais aqui) enquanto você faz um lanche, sem ele ficar com aquele olhar pidão. Aqui em casa, quando comemos, a Suzie fica na caminha dela (no puf dela, na verdade). Não atrapalha, fica feliz com seus brinquedos e podemos comer sossegados.

Outras dicas

Quanto seu cão pede comida, em algum momento você dá a comida pra "ele não encher mais"? Muuuuuita gente faz isso, direto, mas só está aumentando ainda mais o problema: o cachorro vai ficar cada vez mais e mais insistente até conseguir o que quer. Deve-se ignorá-lo nesses casos.

A Suzie também come antes da gente (existem outras maneiras de mostrarmos liderança, não existe só a gente comer primeiro e depois o cachorro - isso não o tornará dominante). No começo ela pedia, claro, todo cachorro pede. Mas nunca demos.

O que faço é guardar pedacinhos de queijo ou frutas, quando como, e dou a ela enquanto a ensino, mas nunca comigo comendo. Só mesmo depois. Por exemplo: ontem eu e a Lê estávamos comendo melão depois da janta. Guardei um bocadinho pra Suzie e fiz ela trabalhar pra ganhar. Ela tem bem claro que isso é petisco, só ganha depois das refeições. E cuidado com as guloseimas que vc dá a ela. O que é usado aqui: queijo, tofu (sem tempero, claro), frutas, legumes, ovo mexido (sem tempero tb), pão, biscoitinhos caninos. Mais nada.

Conclusão

Nosso trabalho é ensinar ao nosso cão boas maneiras e comportamentos aceitáveis. Treinamento a base de reforço positivo é a melhor maneira de conseguir. Um cão bem treinado é um cão mais feliz e mais bem-vindo nos lugares.


4 comentários:

  1. Oi Ful!
    É tão bom ver seus tópicos! Assim q eu li ontem, corri pra fazer uns treinos com Fiona mas... Acho que tô com o timing ruim. Ela acha q o que dá o petisco a ela é o clicker, não o q ela faz. Ela não tenta pegar o petisco e sim o clicker!
    Treinei um pouco. Ela nem tenta pegar a mão, ela toca na minha mão e espera o clicker, olhando pra ele... Fiquei meio sem saber o que fazer...
    Sei que eu sou meio perdida, me ajuda?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Mila.. gostei de verrr, você é bem interessada e esforçada.. e que chique, treinando com clicker..rsrs

    A Ful, vai te orientar, sei que logo pegará o jeitinho.. mas eu sei como é, eu ficava (ainda fico) toda atrapalhada com o clicker, não peguei o jeito..rs na realidade os treinos para mim são apenas brincadeira, puro entretenimento para mim e para o Zé, gosto porque nos aproxima demais, então acabo não usando clicker, mas sei que vale muito a pena.
    Logo você pegará o jeito.. é o que eu sempre digo, nós é que temos mais dificuldades nos treinamentos, depois que pegamos o jeito eles aprendem rapidinho.

    Boa sorte amiga, vocês vão conseguir.

    ResponderExcluir
  3. Mila, como você tem usado o clicker? Ela já sabe que clique = petisco? Você já "carregou" o clicker? Me explica melhor como você tá fazendo, pode ser?

    Se for problema de timing, tem um truque que você pode fazer: pega uma bolinha de tênis e joga no chão. Tente clicar no momento que ela bater no chão, nem antes, nem depois. Quando você estiver fluente (acertando o tempo do clique com a bolinha), pode começar com a Fiona.

    Eu fiz esse truque e tenho um timing até que legal (mas tem vezes que clico antes - que é um pouco melhor que clicar depois).

    Bom, me dá um toque de como você tem feito, tá? Tô aqui, anotando as dúvidas de todo mundo =) Logo vou postando!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Preciso trabalhar isso com Felix. Ele me respeita, mas quando não estou em casa faz a festa com minha mãe e avó. Elas não sabem falar não e minha avó adora encher ele de comida.

    ResponderExcluir