URGENTE - Dúvida Doença Whippet

Amigos, recebi esse email de uma amiga nossa, a confrade Suzuki, mamis da Stacy.. ela por sua vez recebeu um outro email (o último, mais abaixo) com uma questão séria sobre saúde de um whippet, estou repassando para todos e torcendo para que alguém tenha alguma luz.. se alguém souber de algo a respeito, nos avise, por favor.

Esse é o email que a Suzuki enviou:
"Oi, Débora, tudo bem?
Recebi o e-mail abaixo de uma amigona minha, amante de cães e nunca ouvi falar em nada assim.

A Stacy teve um "quase" hipertermia por 2 vêzes e apresentou descoordenação, tremores , dificuldade em caminhar, mas assim que a temperatura se estabilizou e ela se hidratou, tudo voltou ao normal.
Outra coisa que li a respeito é uma sindrome que dá em cães de corrida, mal treinados, que não tem condições de ser colocados na pista e são expostos ao estresse da competição, correm até não poder mais e tem uma doença horrível, aonde os musculos praticamente se liquefazem, além de outros sintomas horríveis que eu não lembro de cor porque li há bastante tempo, mas acho que eles morrem num período de tempo bem curto.


Se você souber de alguma coisa, sobre o que este cão pode ter ou puder repassar para mais pessoas, agradeço, porque a dona deve estar desesperada e não é para menos.
Obrigada. Beijinho. Suzuki "


Agora sim, esse (abaixo) é o email que fala do whippet doente, cuja dona está desesperada, pois nada é constatado em exames, leiam:

"Olá,
Seguinte, foi doado um whippet que veio direto da dona, ou seja, ele nunca ficou na rua era vacinado e super bem tratado...
Hoje ele tem 9 anos.
E está com os seguintes sintomas:
sem coordenação
infarto
coração com o músculo mole
roda em círculos
não sabe onde está (desorientação)
cai na psicina
não consegue andar para trás se ficar entre dois obstáculos

Foram feitos TODOS os exames possíveis e imagináveis, inclusive tomografia e não acusa nada.
O que precisávamos saber é se já houve outros whippets que apresentaram esses sintomas e se por acaso vcs. conhecem algum vet. que saiba o que pode ser isso ou o contato com algum canil de whippet que possa informar se isso é comum em cães dessa idade.
OBS.: ele é hiper bem tratado, com todas as vacinas, etc..etc...então não é cinomose ou sequelas de cinomose.

Qualquer luz eu agradeço pq. a dona está em pânico e não sabe mais o que fazer, ela é daqui da cidade.
Brigadão,
bjks"


Amigos, acabei de encaminhar essa questão para todos os veterinários que nos acompanham e nos ajudam com frequencia, mas se alguém souber de algo nos escreva, tudo será encaminhado para a dona do cão.

Toda ajuda é válida.

P.S.
Amigos sei que ficou um pouco confuso, só para reforçar, a Suzuki é a dona da Stacy... não é a dona do whippet doente.
Suzuki comenta que a Stacy já teve praticamente 2 quadros de hipertermia e fala de uma doença 'estranha', mas são só comentários que ela faz.. a questão principal está no último email, é o whippet de 9 anos do último email quem está doente e precisando de uma luz. A Stacy felizmente está bem, graças a Deus!

9 comentários:

  1. Débora,
    sei que não tem muito a ver com o problema, mas não sei, fiquei pensando aqui se não poderia partir deste principio.
    Ontem o Dan me mostrou este artigo publicado no site www.galgos.com.br e é impressionante a anomalia deste cão, justamente na questão muscular, por conta de um problema genético.Eu já tinha visto esta foto, mas não imaginava que seria um whippet.
    Talvez, cruzamentos indevidos, entre cães que já apresentavam problemas crônicos, cause esse tipo e coisa. Porém com esta reportagem, fica claro que pode haver algo neste sentido tratando-se da raça Whippet, principalmente se descendentes de cães corredores.
    Bom, fica o alerta. Fiquei impressionada com o e-mail e os sintomas. Mesmo que este artigo não ajude, pelo menos teremos a ciência de tais consequencias.
    Bjos e boa sorte a nossa Confrade. Que São FRancisco a ilumine e mostre o melhor caminho.

    Rê.
    http://www.galgos.com.br/cms/index.php/menartigos/46-catartigos/255-wendy-a-incrivel-whippet

    ResponderExcluir
  2. Confrades, Amigos...

    Pela primeira leitura no caso da Suzuki é bastante fácil imaginar um quadro de complicações neurológicas. Seria o primeiro ponto a ser considerado uma vez que praticamente tudo que nossa amiga mencionou esta relacionado com o sistema nervoso central e coordenação motora. Mas isso muda completamente quando uma outra palavra apareceu: infarto.

    Como já mencionamos algumas vezes, inclusives outros donos e criadores, whippets no geral são fortes e resistentes como touros. Essa pode ser, muito provavelmente, a razão da querida Suzuki ainda estar contigo mesmo já sendo uma jovem senhora e diante de tamanhos obstáculos.

    Assim como em nós não-galgos, um infarto é algo cuja recuperação e o pós-infarto em si é algo extremamente delicado. Um infarto significa que em algum momento o tecido muscular do coração ou do miocardio (um tecido conjuntivo em forma de menrana que envolve o coração e auxilia funcionaLmente a sua operação) sofre algum dano ou disfunção.

    Como podem imaginar o coração como um músculo, não tem muito como 'parar' e entre tantos outros que temos é aquele que nunca descansa. As desfuncoes podem ser generalizadas como advindas de duas frentes: transgeracionais (herdadas geneticamente) ou mecânicas (por habito de vida e dieta, o que parece não ser em o caso aparentemente).

    O ponto principal e o seguinte: quando do infarto, o coração falha em executaraua função nutriente e de fluxo, carregando oxigênio aos tecidos do corpo via corrente sangüínea. Por isso o socorro e baseado nos 'segundos' que leva para ocorrer. Quanto mais tempo, menos oxigênio (especialmente no cérebro) e mais risco de degeneração dos tecidos.

    Certamente que a Suzuki precisara de uma atenção especial pois passou por uma GRANDE dificuldade, mas ela esta aí. Parece-me que é nítido o foco motor de seus obstáculos e juntando com o evento do infarto (e imaginando o tempo e processo de reanimação) muito provavelmente ela pode ter de lidar com alguma adaptação nessa direção.

    Tudo o que ela não precisa é a captura de desesperança ou ansiedades. Não acredito que tenha a ver com as síndromes de artesa mencionadas se o passado dela não corresponde a estes eventos de corrida e etc. Ela teve um infarto, pode acontecer com qq um que tenha alguma inclinação genética ou hábitos alimentares ruins - este ultimo que também não parece ser o caso certo?

    Eu recomendaria uma nova visita ao médico vet com o seguinte enquadramento: Pode ser que a minha lindona tenha seqüelas motoras do infarto, como eu posso ajuda-la?

    De cara, já indico muita paciência e amor. Não se assuste ou se choque com eventuais obstáculos ou medos que ela tenha aqui ou ali: ISSO ela pega e fica ansiosa. Perceber que se esta com dificuldade com uma coisa já não é nada bom. Perceber que todo mundo fica alarmado com isso quando acontece é pior ainda.

    Ela vai precisar de paciência e acompanhamento, como todo magrelo, com ou sem obstáculos pessoais.

    ResponderExcluir
  3. Errata:

    ah Suzuki comadre, desculpe o erro. Eu quis dizer Stacy no texto.
    E desculpa-me alguns typos, respondi do telefone.

    Cheers, San.

    ResponderExcluir
  4. Dé, já vi casos parecidos com Dobermans e Dogues Alemães, uma doença chamada espondilose.

    Segundo os vets, não tem cura, mas pode-se amenizar o quadro com cirurgia, acupuntura e colares cervicais. Veja se não é este o caso desse Whippet, pois essa doença não é assim tão conhecida.

    Beijos!!!
    Ful

    ResponderExcluir
  5. Amigos várias pessoas me responderam por email, colocarei abaixo as considerações que recebi, para que todos possam acompanhar e também porque quem sabe compartilhando as respostas alguém pode ter uma luz.. Juntos pensamos melhor, né?

    Sara:
    "Oi Débora, tudo bem?
    A Radha já teve hipertermia duas vezes e apresentou os mesmos sintomas da Stacy, porém, assim que a temperatura voltou ao normal, ela também.
    Achei super estranho os sintomas, se quiser posso te passar uma vet que é especializada em cães de esporte.
    Mônica Veras e o marido dela é José Roberto. Eles tem uma clínica www.petplus.vet.br na Guilherme Dumont Villares, 666 fone:(11) 3746-0117 Ela é ótima e cuida dos meus cães. Peça para sua amiga dizer que a Sara que indicou, tá?"

    Marina:
    "Débora, como vai?
    Sou médica veterinária, a hipertermia durante ou pós esforço exagerado em ambiente quente, pode acomenter qualquer cão, não só os whippets.
    Um abraço,
    Marina"

    Maria Luiza:
    "Sobre o e-mail do cachorro que está doente, será que já tentaram fazer acupuntura? Sempre ajuda. Eu soube de uma doença/síndrome rara que tem os sintomas parecidos mas acusa na tomografia, já que é uma retenção de liquido no cerebelo.
    Talvez seja neurológico.
    Beijo, até mais.
    Maria Luíza"

    Taciana
    "Oi, eu não conheço nenhum caso como este não, muito estranho, mas vou dar uma pesquisada e qualquer coisa escrevo de volta.
    Quando eu li sobre a descoordenação eu pensei logo em cinomose, mas se o veterinário descartou então não sei o que pode ser, mas vou pesquisar sobre esse problema de cães de corrida.
    Seria interessante saber se os pais desse whippet têm algum problema semelhante, talvez seja alguma coisa genética."

    Leandro
    "olá, vendo esse e-mail me lembrei de quando eu trabalhei no hospital veterinario do Dr. Walter Hatto em são bernardo de campo. E foi atendido um cão com os mesmos sintomas não era um whippet e sim um dogue alemão mas como o veterinario dizia na época, tratamos uma espécie e não uma raça, posso estar sendo útil o cão ficou assim por uma sequela gerada pelo infarto caso no momento em que o mesmo ocorreu tenha faltado oxigênio no cérebro deixando assim o cão com sequela, o que me parece ser muito semelhante ao caso deste whippet. O dogue alemão tbm tinha uma certa idade e por isso ficou assim. Espero ter ajudado. Abraço."

    Marianne"
    "Olá... Vou perguntar pra minha veterinária que entende bastante... acredito que na terça-feira já terei uma resposta
    Beijos
    Marianne"

    Karinna:
    "Putz, Debora...nao faco a menor ideia do que possa ser.
    Imagino que ela esteja desesperada!
    Minhas preces para ela.
    Bjs"


    Bom... espero que consigamos ajudar esse whippet, a medida que for entrando mais informações eu vou postando aqui.

    Obrigada a todos que estão nos ajudando.

    ResponderExcluir
  6. Mais considerações...

    Cristiano:
    "Olá
    Meu nome é Cristiano, estou a frente do canil Sto Alberto , temos mais de 10 tipos de linhagem de whippets, e nunca vi ou ouvi nada parecido, a melhor forma de saber é procurar os criadores da cadelinha em questão e depois saber com outros criadores e se possível de fora do Brasil para saber sobre a doença.
    Sinto em não poder ajudar
    Cristiano"

    Alexandre
    "OI,
    Desconheço, nunca vi nem ouvi nada igual. Tenho uma Whippet(Brisa) com 9 anos, que inclusive pariu e criou cinco filhotas recentemente e está super bem. Talvez seja decorrência da idade aliado ao stress da mudança. Procure a antiga dona e tente se inteirar sobre o manejo que ela fazia e tente repetir em casa, são amigos de temperamento bastante sensível. Talvez esteja somatizando. Ouvi dizer que nesses casos(somatização) a acumpuntura é uma boa. Quem sabe?
    abçs, Alexandre"

    ResponderExcluir
  7. Seguem mais comentários que recebemos:

    Adão:
    "Oi...
    Que falta faz um Dr House para cães!!!
    Em principio, não é legal, apenas uma loteria de informação de diagnosticos. Tem que ter um Vet.( mas e tb a gente junto, afinal, somos nos q. vivemos com eles...)
    Enfim, meu palpite:( de Louco e de Vet, todos temos um pouco)
    Testaram Parvirose? Dirofilariose?
    O dr House perguntaria sem duvida:
    Pesticidas no jardim, sprays, gramado?Plantas ? Adoçante a base de Aspartame.
    Remédios dos bipedes (nois) bem guardados?
    Alguma ida as Praias do Sul. SP.?
    A noticia no email ta misturada, coração mole,hipertermia, etc.
    Espero melhoras
    Adão & Howard & Katrina( q. ja devorou uma vez uma cartela de diureticos, e correntemente besouros, semente de mamona,,)"

    Angela:
    "Oi Debora!
    Tive um IG que teve sintomas parecidos e acabou morrendo mto rapido...era filhote e tbm tinha tdsa as vacinas...não era cinomose nada nada....nào deixei fazer autopsia então....
    Tenho uma Poodle que teve doença do carrapato e teve todos esses sintomas,mas depois de um longo tratamento ficou boa e até hj a vet. não acredita que não ficou sequela..Bom,tenho pavor de carrapatos,pois perdi minha Golden de um dia pro outro tbm..Tenho uma veterinaria aqui em Soro que é fantastica e nesta semana tenho que levar minha Labradora nela,pois esta com 10anos e com dificuldades de levantar(é gorda)e vou levar seu email e conversar com ela...(aqui em casa chamamos ela de Anjos dos animais rsrs).
    Assim que tiver novidades te falo..mas infelizmente nossos aumiguinhos arrumam doenças estranhas e que deixam a gente de cabelo em pé!Me parece alguma doença neurologica,daquelas que ninguem descobre...Bom vamos rezar para que nosso amiguinho fique melhor!

    Karina:
    "Olha, infelizmente não posso ajudá-las...pois nunca escutei nada igual....pq vc não contacta o cão cidadão, e expõem o seu caso....eles fazem as matérias para a Record com o Dr. Pet, acho que toda tentativa é válida!
    Agora deixa eu contar algo que aconteceu com o meu whippet que está fazendo 1 ano nesse mês....ele me assustou por 2 vezes sem sabermos ao certo o que aconteceu...
    por duas vezes ele passou mal, do nada, ele começou a ficar trêmulo, com a cabeça mole, balançando, não conseguia se mexer, apresentava descordenação....fiquei tão assustada que peguei ele no colo chorando e saí igual uma louca para o veterinário....eles fizeram vários exames e não apresentava nada de grave que justificasse o acontecido...me apresentaram 2 hipóteses; que seria um problema na coluna (falaram que a raça tem problemas na coluna, mas não acreditei muito|), a outra é que poderia ser algum problema neurológico?!) mas sei lá, eles não sabem dizer nad a ao certo, e nas 2 ocasiões, ele passou a noite no veterinário tmando soro, e aos cuidados deles, e no dia seguinte qdo. ia buscá-lo, já estava tudo bem!!!Espero que ele nunca mais tenha nada disso, pois é muito aflitivo para nós...achamos até que ele pudesse ter pego algum remédinho no chão e isto teria feito mal a ele, mas hj com o relato acima, já fico um pouco mais propícia a achar que foi outra coisa!!!
    Espero de verdade que consiga resolver o seu problema!
    Se souber de algo te aviso!"

    ResponderExcluir
  8. Marcel:
    "Bom. nao sei se posso ajudar mas vou falar de minha experiencia sobre os "musculos se liquefazerem"
    Começo do ano, eu tive uma doença chamada RABDOMIOLISE, onde acontecem varias coisas no meu organismo devido ao excesso de esforço fisico..geralmente ocorrem em maratonistas. Entre várias coisas que acontecem, uma delas é o musculo continuar se lesando mesmo apos o termino da atividade fisica...ou seja, ele vai se "auto machucando", fazendo com que eu perca proteina e alguns tipos de substancias que existem no sangue, uma delas o CPK. Isso faz com que meus rins fiquem super carregados, e se nao for rapidamente tratado (o tratamento primordial é o soro, onde se "dissolve" o cpk no sangue para dar mais tempo para os rins trabalharem. Se nao tratado pode levar a morte rapidamente, começando por insuficiencia renal, gerando uma série de complicações.
    Juntando alguns dos sintomas, é cabível dentro da rabdomiolise.. porem nao sou médico nem veterinário, nao sei se pode existir essa doença em cães e mesmo assim, existem alguns sintomas, porem nao posso diagnosticar nada.
    Espero ter ajudado"

    Cris:
    "O vet dos meus whippets também respondeu e acredita que dos sintomas descritos trata-se de sintomas neurológicos e aconselha a dona a procurar um neurologista. Caso queira ele pode indicar alguns nomes."

    Mari (vet), amiga da Cris:
    "Provavelmente o coração e a incoordenação não tem nada a ver um com o outro,
    O coração "mole" é simplesmente uma insuficiência cardíaca, coisa de cachorro velho, e que acomete todas as raças.
    Agora, os outros problemas são puramente neurológicos e o mais comum de causar isso é otite interna. Estranho pq geralmente uma tomogafia de crânio já acusa uma suspeita de coleção de pus por dentro da membrana timpânica. Talves fosse o caso de mandar essa tomo para outra pessoa avaliar.
    Agora, com relação ao email da suzuki(hipertermia), é realmente bom não abusar dos execícios físios em cães que não estão acostumados. Os músculos não se liquefazem, mas realmente entram num grau de comprometimento irreversível. Mata mesmo e é rápido sim. Como o animal faz muito exercício sem estar acostumado, o músculo precisa de mta energia para trabalhar, mas não consegue tirar td essa energia só com uso do oxigênio. Então o músculo começa a trabalhar em um metabolismo anaeróbico, que leva a mta produção de ácido lático, que acaba por lesar a fibra muscular e tb a capacidade de filtação renal, entre outras coisas. É mais ou menos o que acontece qdo cervos do pantanal morrem logo depois de uma perseguição para captura. Para eles chamamos de miopatia de captura. Não sei se tem um nome específico para problema em cães. Mas ela tb pode estar descrevendo uma simples intermação, que ocorre qdo um cão faz mto exercício num dia quente e começa a produzir mais calor do que ele pode perder. Aí a temperatura do animal vai subindo e ele tb morre, por outros problemas, principalmente edema pulmonar ou CID.
    Meu conselho para vcs: procure uma segunda opinião para o animal com problema neurológico. Independentemente de achar a causa da incoordenação, não deixe de tratar o coração. Para os outros animais, não abusem dos das de calor e nem exponham seus cães a atividaes físicas das quais eles não estejam acostumados a fazer, principalmente os mais velhos.
    Mari."

    ResponderExcluir
  9. Raquel (vet):
    "recomendo avaliacao com dr. joao pedro, neurologista veterinario, tel.3834-7111"

    Maurício:
    "Tambem desconhecemos.. mas se pensarmos igual a humano.. qdo a pessoa tem hipertemia podem ficar com sequelas... ocorrem danos nas celulas do SNC (sistema nervoso central)... pode ser por isso que ele está com estes problemas de caminhar, tremores...
    Acho melhor procurar um veterinário especialista em galgos...
    lambeijocas
    Medley, Mauricio e Claudia"

    Leda:
    "Olá pessoal.
    As descrições não pareçem ser do mesmo caso. Esta doença relacionada ao exercicio pode ser uma miopatia do exercicio. Mas o segundo, parece ser um caso neurológico.
    Existem 2 veterinários que trabalham com neurologia.

    Dr. João Pedro Andrade Neto (professor de uma faculdade particular, acho que a Anhembi Morumbi e atende em sua própria clinica (Clin Vet Alto da Lapa, Rua Barbalha, 457 fone:38347111

    Wagner Sato Ushikoshi (acho que agora ele é professor da UNISA) +551159287227. Não sei onde mais ele atende, mas vale a pena procurar
    São bons veterinariios neurologistas e vão pder ajudar
    Boa sorte
    Leda"

    Marina (vet)
    "OI!
    Pelo que foi citado, o cão parece estar apresentando alguma alteração metabólica com sinais neurológicos associados...
    O exame físico e a realização de exames complementares é de extrema importância! Sugiro que este cão seja encaminhado pra um bom neurologista!
    Aqui em Belo Horizonte temos duas profissionais excelentes que clinicam no Hospital Veterinário da UFMG, Dra. Eliane Gonçalves e Dra. Fátima Caldeira.
    Um abraço,
    Marina"

    ResponderExcluir