CONSERVANDO OS NUTRIENTES DA RAÇÃO

Por Debora e Zé Magrelo

Os maiores inimigos da ração são o oxigênio e a luz, é por isso que muitas rações vêm em embalagens lacradas e laminadas internamente. Mas mesmo com embalagem laminada a ração perderia seus nutrientes, apenas pelo fato de abrirmos e fecharmos o pacote várias vezes, permitindo a entrada do oxigênio.

Não achei o texto que tinha com as orientações de uma veterinária sobre o armazenamento correto da ração, mas mesmo assim vou explicar como eu fazia, seguindo as orientações dela, na época em que o Zé ainda comia ração.
Se você compra pacotes de até 3kg, nem se preocupe, pois em 1 mês a qualidadade da ração não será prejudicada, mas se compra pacotes que durem mais, fique atento.. a ração super premium que você dá para seu melhor amigo pode não ser mais tão super premium assim.
Por ser mais barato, ou melhor, bem mais barato.. eu comprava o pacote de 15kg, nesse caso era preciso armazenar corretamente.
Para conservar a ração bem como seus nutrientes, você deve separar o pacotão em vários pacotes menores, ou seja, a porçãozinha de cada semana num pacotinho.
É trabalhoso na hora de dividir, mas depois é super prático.
Eu separava os 15kg de ração em 15 pacotinhos de 1kg que duravam praticamente 1 semana.
Embale cada porção em filme plástico, eu usava aqueles saquinhos transparentes que usamos para embalar verduras nos supermercados.
Embale retirando todo o ar que puder, embrulhando depois o saquinho com a ração, num papel alumínio.
Guarde em local hermeticamente fechado, escuro e sem umidade. Eu colocava os 15 pacotinhos de volta na própria embalagem da ração, laminada por dentro.
Não deixe o pacote de ração diretamente no chão, nem encostado na parede, guarde num armário, protegido da luz e da umidade.
E se você mora em casa térrea, não deixe do lado de fora, pois além de perder os nutrientes a ração poderá levar algumas doenças para seu cão. Então, nada de deixar ração na garagem ou no quintal.
A T E N Ç Ã O
Não embale a ração em sacos de lixo ou sacolinhas plásticas de mercado, pois estes possuem substâncias nocivas à saúde do cão, embrulhe em plásticos próprios para alimentos, aquele saquinhos de verdura são excelentes.
Com esses cuidados a ração do seu cão se manterá altamente nutritiva e palatável.

5 comentários:

  1. Dé, muito boa a matéria! Já a conhecia do Loucos e faço com a ração da Suzie. Incrível como o último pacotinho de 1kg ainda tem o cheiro e o sabor (pelo menos a Suzie come com gosto, não como antes, comia pra não morrer) do primeiro.

    Eu tb não ia escrever nada sobre alimentação mas... eu dava alimentação natural pra Suzie também. De uma empresa que faz e entrega em casa. Fácil. Mas, então, por que eu parei? Porque, na época, como eles estavam começando, não tinha muita variedade e os legumes eram todos processados (uma pasta com carne). Tudo era servido cru. A Suzie comeu bem até certo ponto, depois, não comia. E não se pode guardar pra próxima refeição, pq vc descongelou uma vez, não comeu, tem que jogar no lixo. Acabei jogando mais no lixo do que ela comia. Então, parei.

    Mas eu tenho muita vontade de voltar a dar, mas eu fazendo. O vet da Suzie é totalmente a favor da alimentação natural e uma vez, juntos, elaboramos um cardápio bacana. Só não faço mesmo por pura falta de tempo e de espaço: teria que fazer comida todos os dias pra gente e em separado pra Suzie mas... onde eu guardaria a dela? Não ia caber na nossa geladeira hehehehehe.

    Quem sabe um dia eu não tenha mais tempo, elabore um cardápio supimpa e volte com a AN. Em tempo: também não tenho mais comprado biscoitos, só faço em casa (vou postar agora a receita de um que fiz aqui e todo mundo comeu e gostou).

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, ESSA NOTICIA SOBRE A RAÇÃO É MUITO INTERESSANTE,VOU COMEÇAR A GUARDA-LA DESSA MANEIRA,

    VOCÊ FALA QUE FAZIA ASSIM QUANDO O ZÉ AINDA COMIA RAÇÃO,,,E AGORA ELE COME O QUÊ ?

    ABRAÇOS , CARLA.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, eu parei de dar ração porque o Zé praticamente não toma água.. e alimentação seca para um cachorro que não toma água, não deve fazer beber, né?

    Agora ele come comida caseira.. arroz, legumes, frango e músculo, com algumas variações de vez em quando.

    Ele não toma nem 100ml de água por dia.. dava água na seringa, mas mesmo assim não era suficiente, tentei água de cocô, tentei yakult, só não tentei refri e cerveja..rsrsr mas enfim, ele não tomava nada.

    A urina dele estava ficando mais densa, com alguns cristais em fomação, não chegou a ter cálculos mas tinha esses cristais.. ele tinha que ingerir mais líquidos ou a coisa ficaria feia.
    Aí comecei a dar a comida caseira, que querendo ou não contém bastante liquido, até porque coloco muitos legumes, arroz integral, o frango e o músculo.. cozinho tudo junto e não deixo o arroz secar totalmente, assim ela acaba ingerindo água enquanto come.

    O xixizinho dele melhorou, graças a Deus.. tudo melhorou.

    Peso ele sempre pra verificar se não tá emagrecendo, nem engordando, com essa comida e vou sempre na vet.. ainda tenho maios receios, mas a principio está dando bons resultados.

    E olha, guarda a ração assim mesmo porque ela não perde aquele saborzinho, parece que estão sempre fresquinhas, é como se abrisse um pacote novo por semana. rs

    E assim você pode comprar os pacotões de 15kg que saem bem mais barato, quando eu comprava 15kg da Hills, o kilo acabava saindo o mesmo preço 1kg da Pedigree no mercado.. vale muito a pena.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Dica valiosa. Essa já tinha aprendido com Dé, a ração permanece crocante até o final do pacote.

    ResponderExcluir
  5. Fiz a separação por porções, mas usei sacos de lixo. Não sabia das substânicas tóxicas, por isso vou transferir para sacos de comida.

    ResponderExcluir