Força para o Vitinho


Amigos, dessa vez quem precisa de uma força é o nosso cãofrade Vitinho, o mini-Zé..rs vocês lembram dele?

Olha ele aqui ao lado da sua mamis, Luciana, e do Zé.

Então, ele está dodói.. sua mamis descobriu que ele está com uma hérnia de disco bem chatinha.. mas logo estará melhor.


Como podemos ajudar:
  • Indicando veterinários que fazem acupuntura, alguém já fez? Os resultados são excelentes, não são? Mamis já indicou minha vet, mas informação nunca é demais.. por isso todos podem indicar, ok?
  • Relatando fatos parecidos, você conhece algum magrelo com problema de hérnia de disco? A cirurgia foi necessária? Será que isso é comum ou o Vitinho realmente deu azar? (Pati, você pode ajudar também, o Tibi e a Tuca (amiguinhos Pinschers do Zé) não são galgos, mas não deixam de ser magrelos..rs e você já passou por uma experiência parecida com o Tibico, né?)
  • Fornecendo dicas do que a Lu pode fazer para evitar que o Vitinho pule tanto daqui pra frente, afinal ele não poderá abusar dos pulos. (Fúl.. acho seria um bom tema para o "Você pergunta, a Ful reponde"..  Como manter um cãozinho em repouso? Como seguir a orientação do veterinário e evitar que seu cão pule ou faça movimentos bruscos para evitar problemas de saúde? Acho que você pode entrar em ação e nos ajudar nessa parte, né?

    Leiam abaixo o email da Lu, mamis do Vitinho:


"Oi Dé, tudo bom? Espero que o encontro de 1 ano da confraria tenha sido ótimo!
Aqui é a Lu, mãe do Vito (mini Zé). Estou escrevendo para pedir ajuda, se possível.
Desde a quarta-feira à noite nosso Vitinho está mal. Cabisbaixo, triste e com muita dor; demos analgésicos e levamos ao veterinário. Depois de uma maratona de exames (hemograma, urina, ultrassom, 3 raio-x) parece que finalmente descobriram o problema: ele está com infecção urinária, decorrente de uma hérnia de disco bem séria, que está comprimindo o sistema nervoso e o trato urinário, além de causar muita dor a ponto dele não andar.
É a segunda vez que ele tem infecção, mas na primeira não tínhamos detectado o problema. Segundo os 3 veterinários que ele passou, o problema das infecções será crônico e a real solução seria intervenção cirúrgica ou, paleativamente, tentar um tratamento com acupuntura. Além disso, teremos que evitar os pulos dele (o que nos parece impossível) quando ele estiver melhor, senão desencadeará o problema.
Estamos arrasados em casa de vê-lo no estado abatido em que está. Nem para urinar ele consegue ir sozinho e só em tocá-lo ele já grita de dor. Recorreremos a qualquer método que nos informarem, a começar pela acupuntura assim que ele melhorar.
Você conhece algum veterinário acumpunturista para nos indicar? Será que o magrelo de alguém do blog já passou por problema parecido e poderia nos dar orientação?
Desculpa tomar seu tempo, mas nosso Vito tem apenas 1 aninho e é a alegria em forma de cão, e só pensar nas restrições para ele daqui pra frente nos enche de amargura...
Obrigada e beijos a você, Zé e a TODOS!
Bom, gente.. eu tenho certeza de que logo o Vitinho estará melhor, sei que a acupuntura faz milagres e a Lu não vai poupar esforços nos cuidados com o Vito.

Conto com todos vocês, nossos comentários, relatos de experiências vividas ajudarão e muito, principalmente a acalmar a Lu..rs Nessas horas a gente se sente perdido, não sabe nem o que fazer e quando ouvimos a história de alguém que já passou por isso as coisas começam a clarear, não é?

Um beijão para todos.

11 comentários:

  1. Não posso ajudar Vitinho, senão mandando boas vibrações!
    Mas preciso aprender tb a fazer com q Fiona evite uns pulos e movimentos bruscos, um dia ela acabará se machucando... Torço pra que não aconteça, claro!
    Ajuda a gente, Ful!

    ResponderExcluir
  2. Hullo Deb, Luciana e Vittinho,

    Eu recomendaria o primeiro passo, que seria dar uma boa olhada no site da SAVE, uma escola de acupuntura veterinária de boa reputação para informação.

    http://www.acupunturaveterinaria.com.br

    Para um contato mais pontual e direto sobre o caso do Vittinho, falar direto com o Dr. Juliano T. Tuboni (inclusive parceiro oficial da SAVE) via seu website:

    http://www.acupunturaemanimais.com

    Muito completo, com diversas informações e bastante facilidade de acesso.

    Vale a pena lembrar que a acupuntura é um tratamento complementar e que raramente é recomendada como única frente de tratamento. Sou acupunturista (de não-galgos, rsrsrsrs) e lembro-me de algumas notas no curso de especialização que fiz (na Escola Paulista de Medicina Tradicional Chinesa) sobre a acupuntura veterinária. Acho que está MUITO na direção certa de casar essa terapêutica com o caso do Vittinho Luciana. Não há medicina complementar mais indicada para acompanhar este tipo de caso.

    Como disse a Ful, é imprescindível que ele não abuse dos saltos e que você procure ao máximo controlar movimentos bruscos. Dependendo de qual vértebra se encontra a tal hérnia, recomendaria usar o garrotinho de galgos no lugar da guia peitoral caso o Vittinho seja "apressadinho" quando caminhar ou passear. Sabe quando eles dão aquela puxadinha na guia e caminham meio afobadinhos na frente da gente? Então... A guia peitoral meio que facilita isso, e se o caso da hérnia for entre o trecho das véterbras costais médias para baixo, a tensão provocada pode contrair mais esta região. O garrotinho de pescoço vai auxiliar a lembrar o Vittinho a controlar a velocidade da caminhada e andar ao teu lado, evitando qualquer constrição mais forte na coluninha dele.

    Acho que o Dr. Tuboni pode ajudar mesmo.

    Mande notícias por favor do Mini-Zé! E que recupere-se 'ontem'!

    PS: Deb, não me canso de ver o quão "cool" o Zé fica nas tuas roupas. Nessa photo parece modelo de propaganda de cachorro... kkkk

    Best Cheers,
    San.

    ResponderExcluir
  3. Só pra dar uma palhinha do que vou escrever neste "Você pergunta...": Lu, o que você pode fazer é premiar o Vitinho sempre que ele estiver sossegado e não incentivá-lo muito a ficar correndo e pulando. É difícil? É, eu bem sei, mas hoje a Suzie já aprendeu a ficar parada quando algo não está bem com ela (comando "relaxa"). Eu comecei a fazer isso de brincadeira, quando queria sossegar um pouco... risos. Agora mesmo, mandei ela pro puf e falei "relaxa". Pronto, ficou lá, dormindo. Caso contrário, estaria pulando na cama, da cama, pulando no colo, subindo na pia pra ver o que sobrou do almoço... risos. Então, vá premiando ele enquanto ele se mantiver calmo e relaxado. Pode ser com petiscos, carinho, massagem (gente, a Suzie AMA massagem, chega a dormir mesmo). Com o tempo você vai introduzindo o comando relaxa. Se vc usar o clicker então, será mais rápido dele aprender.

    Nos passeios, evite a todo custo peitoral. Essas coleiras acabam com a coluna de qualquer cachorro, pois os ensinam a puxar e ele forçam demais a coluna. A única peitoral que recomendo é a easy walk, mas não sei se vende aqui no Brasil: ela ensina o cão a NÃO puxar.

    Aguarde um texto melhorzinho, tá?!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mila, San, Fúl e Dé, não sei por onde começar para agradecer todas vocês!
    Vou dar uma olhada nos sites indicados e tentar conversar com o Dr. Tuboni sim. A Débora indicou uma veterinária também e vou levar o Vito lá na semana que vem, quando estiver mais fortinho.
    Ele não usa peitoral e não puxa muito, realmente acho que a causa foram os pulos exageradamente altos. Vou experimentar a técnica de premiá-lo quando ficar mais quieto.
    A hérnia é mais para o final da coluna (não estou com o laudo aqui para ver como chama a região) e estou mesmo com grande expectativa quanto à acupuntura.
    Mais uma vez, obrigada, meninas, vocês foram muito queridas!
    Ah, hoje o Vitinho levantou e até arriscou comer uns grãozinhos de ração!!! Ficamos muito felizes, mas seguimos dando frango desfiado, cenoura e carne moída para mantê-lo bem alimentado. A febre também diminuiu e à noite tem retorno no vet. Vamos ver.
    Darei mais notícias.
    Bjs,
    Lu e Vito

    ResponderExcluir
  5. Pois é...

    A Donna ADORA massagem também. Fica parada na minha frente, com a cabeça enfiada no meu pescoço e imóvel enquanto "tocamos harpa" na costelinha dela (como diz minha noiva). É muito engraçado ver a perna dela ficando meio banda depois de uns cinco minutos de tão relaxada. Aí, quando ela vê que vai cair mesmo em pé, vai cambaleando relaxada para a cama e deita com as pernas para cima.

    Puxa Ful, até que enfim encontrei alguém que advoga meio contra as peitorais. Eu sei onde vende a Easy Walk e a Easy Walk Professional, mas normalmente só uso para treinamento mesmo. Quando o whippet quer fugir da coleira, parece que eles têm um jeito incrível de contrair os omoplatas e enfiar a cabeça no meio, escapando de quase todos os peitorais, até mesmo a EW.

    Para os confrades que quiserem adquirir, já comprei uma vez aqui (é uma loja de Portugal, idioma PT e preços em Euros. Como é bem levezinha, a taxa de frete por correios é barata). :

    http://petmanias.com/site/index.php?page=shop.browse&category_id=242&option=com_virtuemart&Itemid=61

    Estranho não ter aqui né? Na Cobasi tem uma nacional mas ela tem um ângulo diferente na linha articular dos braços e não achei muito bacana não.

    Eu entendo que as pessoas resistam um pouco aos garrotinhos, porque lembra enforcar e tudo mais (horrível), mas é muito simples de usar e o movimento do braço acompanhando o tempo dos passos de ambos (nós e os magrelos) mantendo sempre um 'toque' mínimo, muito sutil mesmo, é o ideal. Aí, depois que todo mundo está acostumado, qualquer peitoral acaba servindo.

    A Donna chegou em casa a duas semanas sem saber sequer andar no chão, coitadinha... De tão maravilhosa que é, aprendeu tão rápido como nunca vi. Agora anda somente ao meu lado, olhando sempre para mim e as minhas pernas e praticamente não sinto a guia de tão folgada. Ela jamais sai do raio limite da guia e fica o tempo todo olhando para onde vamos. Foram 4 dias andando com o garrotezinho de nylon (forrado com um paninho de feltro para evitar acidentes e sustos). Agora, ela usa um peitoral que é enorme para ela (de tão pequenina) mas namora todo mundo, anda à vontade, que dá gosto de ver...

    Aguardo ansioso o teu texto.

    Bjks para vcs.

    Cheers, San.

    ResponderExcluir
  6. Lu, pra você saber como ensinar o Vitinho a andar com a guia frouxa (sem usar peitoral, pra não machucar ainda mais a coluna): http://cantodosbichos.blogspot.com/2007/12/nveis-15-guia-frouxa-loose-leash.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal que as dicas já estão surgindo.. vocês são rápidos como os galgos..rs.

    E continuamos aguardando mais indicações de veterinários que trabalham com acupuntura, informação tipo 'quem fez, porque, com qual profissional e o resultado'.

    Mila, você precisa mesmo tentar controlar a sua pimentinha, é esse o apelido da Fiona agora?..rsrsr
    Com os galguinhos espoletas todo cuidado é pouco..rs

    Lu, vai nos dando notícia desse peraltinha.

    Valeu, San e Ful, pela rapidez galguina.

    ResponderExcluir
  8. OI,minha vet. Dra Andrea Regina, da Bicho e Rabicho, 3731-8317,www.bichoerabicho.com.br. tem resolvido sempre meus problemas de coluna., pescoço. Como?
    Aqupuntura+Homeopatia. tb uns remedios q. reconstituem as cartilagens. Ela, uma vez até consertou meu rabinho quebrado, que queriam amputar...

    ResponderExcluir
  9. Pessoal... alguém tem notícias do Vitinho? Gostaria de saber como ele está!

    Bjs
    Tais e Farello

    ResponderExcluir
  10. Tais, dá ultima vez que falei com a Lé ele começava a apresentar uma melhora.. mas agora estou um pouquinho preocupada pois não consegui falar com ela nos últmos dias, espero que seja a correria.

    Qualquer novidade eu escrevo, ok?

    Mas continuem torcendo, incluindo o Vitinho em suas orações, mandando boas energias.. ele ainda precisa.

    beijos

    ResponderExcluir