Cuidado com cães soltos

Hoje pela manhã, ao dar a caminhada básica de 50 minutos com a Suzie, um conhecido "propriotário" (sim, assim mesmo que se escreve uma pessoa deste jeito) levava sua cadela Chow Chow para passear. Como sempre, SEM guia e coleira nela (ele coloca a guia no pescoço dele e a coleira na mão).

Eu sempre desvio dessa cadela, porque eu não confio MESMO em quem leva cães soltos na rua, principalmente nestes casos, em que os cães não obedecem ao dono (e os donos ainda tem coragem de dizer que tem voz de comando... piada). Hoje, a Suzie estava brincando com o Scooby, um virinha simpático pra caramba. Ambos na guia e coleira. Chegou essa peluda maluca e seu propriotário. Do nada, a Chow atacou a Suzie, que estava na boa com o Scooby.

Pergunta se o propriotário fez alguma coisa? Lógico que não, ficou olhando. Acho que queria ver sangue, não é possível. Eu entrei na frente, mantive a calma (mas com uma raiva transbordante dentro de mim... nossa) e falei um "Shhh" pra Chow. Ela parou de atacar na hora. Se não parasse, eu ia atacá-la (sério, já fiz isso, não tenho sombra de dúvida de fazer o mesmo pra defender a Suzie).

Ali mesmo fiz uma inspeção na Suzie, na frente do imbecil. Aí ele pergunta "mordeu?". "Não, ela pegou a roupa somente. Sorte a SUA" respondi. E a Chow ainda queria vir pra perto... e eu fazendo Shhhh, e o bocoió lá...

Foi sorte que ela não pegou a Suzie, que estava de roupa. Se estivesse pelada, tinha furado a pata de trás, perto da barriga. Furou a roupa. Dois belos furos.

Já deixei avisado o Luis que, quando ele sair com a Suzie à noite, ficar esperto com esse cabeçudo. E ele disse que, se estiver num dia mal, vai falar um monte. Se bem que eu, do jeito esquentadinha que sou, vou MESMO falar um monte... ah, vou. E ele vai ouvir.

Só pra compartilhar mesmo. E, se acontecer com vocês (espero que nunca), mantenham a calma, porque quando entramos em pânico, as coisas pioram muito. Façam este barulho e defendam seus peludos.

Por isso que eu digo: passeio só com o cão na guia e na coleira. É o mais seguro para todos.

9 comentários:

  1. Imagino a tua raiva desse sujeitinho affffffff é msm um idiota,coloca em risco o cão dele eo dos outros,não devia criar nem peixinho dourado por ser um sem noção e sem 1 pingo de responsabilidade,qbom q sua filhota não se machucou,e vc manteve a calma para defende-la

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Ana Paula.
    As pessoas não percebem que todos estão em risco quando andam com os cães soltos: os próprios cães, outros cães, crianças, outras pessoas...

    Esses dias um senhor, passeando com o Yorkie dele solto (que não obedece nada), se deparou com um homem que estava com um cachorro super bravo. E o Yorkie foi pra cima do cachorro,pra brincar, quase morreu. O dono se esgoelando pra chamar o cachorro, ele nem dava ouvidos e o homem com o cachorro bravo sem saber o que fazer, porque ele ia pra um lado, o pequenininho ia atrás... é complicado mesmo. Mas, acho que eles nem ligam muito, senão, não fariam algo assim.

    Enfim, aqui estamos sempre de olho, o Luis já disse que se encontrar com o cara vai falar um monte. Eu tb, só estou esperando encontrar o propriotário de novo... dessa vez com a SUzie no colo!

    ResponderExcluir
  3. pois é Fúvia!
    o pior é que acontece mesmo; já tive uma cadela minha atacada numa pracinha por um cão solto e a dona nem estava por perto, também fiquei furioso..
    outra coisa, eu mesmo já fui atacado por um chow, acho que não devem ser de muita confiança, e o pior é que era um cão conhecido, criado pela minha chefe na época, fui fazer um carinho e tive a mão perfurada, o sangue corria como uma torneira aberta, durante a noite minha mão latejava tanto de dor que achei que teria que amputá-la, foi horrível, fiquei com medo dessa raça... e olhe que me apaixono por qualquer cão de qq raça...
    vamos esperar que esses irresponsáveis tomem jeito um dia!!!
    até até

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo!!!
    Engraçado né?Onde acaba o direito dele e começa o seu?
    Realmente é de revoltar.Os animais não tem culpa alguma.Culpado é o dono, sem educação, sem cultura, sem princípios, respeito "pelos próximos" nem pensar.
    Bom, só nos resta torcer para que as pessoas comecem a acordar e ver que o mundo não gira em torno do "vasto" mundo do umbigo delas.
    Sabe o que você pode fazer?
    Colocar uma foto dele nas redondezas com a seguinte advertência: "CUIDADO!!! PROPRIOTÁRIO SEM RESPEITO AO PRÓXIMO A SOLTA COM SUA CHOW CHOW".SÃO PERIGOSOS.MANTENHA DISTÂNCIA.

    Eu e o Goobinho não gostamos dessas coisas.
    No final de semana eu e o Goober também tomamos um susto com um Chow Chow.Acho mesmo que eles são estranhos.

    Claudia.

    ResponderExcluir
  5. É preciso duas guias, uma pro Chow e outra pro infeliz do dono! =/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a placa Wagner hahahahaha. Morri de rir!
    Monique, o dono usa a guia da Chow no pescoço dele...

    Gente, e vocês não sabem da maior: sábado a Suzie quase foi atacada de novo e por, pasmen!, dois CÃES GUIA DE CEGO! Sério gente... por cães guia. Eram três. Eu achava que os cães guia deveriam ser super sossegados... mas é terrível de ver isso, eles podem colocar em risco a vida dos deficientes visuais e de outros animais que passem no caminho deles. Acho que aqui no Brasil é tudo feito de qualquer maneira mesmo, porque os vídeos que vejo no Animal Planet, de cães guia, eles sáo super educados, não se abalam nem com gatos, esquilos, nada! Os daqui... vixe...

    ResponderExcluir
  7. Ah, o terceiro cão ficou só olhando, não atacou. Mas tava rosnando...

    ResponderExcluir
  8. Bom, pessoal... devo considerar que para andar com um cão solto é preciso muita, mas muita consciência mesmo! Apesar disso, acidentes podem acontecer. Os chow-chow são lindos (tenho uma filhote de 6 meses), carinhosíssimos e pacatos, mas são cães de guarda, não toleram brincadeiras de crianças e, se bem socializados, podem lidar bem com outros cães e nunca atacariam outra pessoa. Uma pena que grande parte da culpa pelos ataques esteja NO DONO, mais do que no temperamento da raça e no cruzamento indiscrimidado de cães, o que acaba por desvirtuar temperamento, tipicidade e outras características típicas da raça. Um labrador ou Golden não deveria NUNCA demonstrar agressividade e muito me surpreende que DOIS cães-guias tenham partido para o ataque. Minha chow, apesar de nova, tem bons dentes e NEM MESMO SENTINDO DOR, ela veio a morder a veterinária. Costumo soltá-la com cachorros conhecidos (um samoieda e dois bulldogues franceses), mas com outros cães, só com muita supervisão e ao primeiro sinal de "exageros" o enforcador retorna para o pescocinho dela e a brincadeira termina. Enfim, tudo é possível, mas demanda tempo, socialização principalmente e supervisão direta, o que realmente é raro...

    ResponderExcluir