Como ele consegue ser tão veloz?

Este cão tem tudo de um grande corredor. Através de uma combinação de vários fatores, que serão revelados nesta matéria, você vai ficar sabendo como o Whippet consegue a façanha de atingir a velocidade de 60 km horários.

Desde a antigüidade, as caçadas às lebres e as corridas com galgos foram um esporte que atraiu numerosos adeptos, dentre eles, faraós, czares e aristocratas. Por esta razão, a maioria dos galgos gozava de amplos favores nas cortes. Porém, ao contrário de seus companheiros, o Whippet teve uma história vivida nos redutos mais populares.
Afinal, não só os nobres apreciavam as corridas de cães. No final do século XIX, os mineradores e tecelões da época trataram também de promover largamente um tipo de corrida diferente as "corridas de pano", empregando esse pequeno galgo.
Nesta modalidade, em vez de perseguir lebres, os Whippets tinham por objetivo chegar aos braços de seus donos o mais rápido possível. Para tanto, os proprietários ficavam balançando um pedacinho de pano, induzindo os animais a correr. Daí a raça também ter sido conhecida como "O Galgo dos Trapeiros" (no dialeto gaulês).
É à luz destes fatos que algumas características típicas do Whippet podem ser melhor compreendidas. Se hoje ele é um cão tímido, por exemplo, isso ocorreu porque a timidez era uma qualidade muito apreciada na época. Afinal, quanto mais tímido o cão, mais rápido ele chegaria aos braços do dono durante as corridas. Também ao Whippet não interessava possuir olhos laterais, como os outros galgos, para ter um maior campo de visão.
Essa característica é funcional nos galgos caçadores para facilitar, a grande distância, a localização de presas muito rápidas, já que elas mudam de direção na fração de segundos. Já o Whippet, um galgo basicamente de corridas, precisava ter um relativo campo de visão com maior acuidade visual (enxergar com nitidez). Para isso, a raça possui olhos mais frontais. Dessa forma ele podia distinguir bem, de longe, o seu dono dos outros, de modo a não perdê-lo de vista.

SUPERVELOZ
Com o tempo, o Whippet se notabilizou nas corridas a curta distância (180m), alcançando 60 quilômetros horários. É considerada a raça mais veloz nesta modalidade, muito apreciada nos EUA e Inglaterra.
Sua estrutura física é tida como uma verdadeira obra-prima, perfeitamente adaptada às corridas. Seu aspecto geral é de beleza e aerodinamismo. O corpo longo e esguio, o tórax estreito e as pernas longas e bem anguladas capacitam-no adequadamente à função. Por ser um cão pouco corpulento, sofre menos a ação da gravidade, oferecendo menor resistência ao ar para se deslocar. Assim, torna-se mais rápido e se cansa menos. Nesse sentido, até suas orelhas em forma de rosa (pequenas, dobradas para trás e aderentes ao crânio) ajudam a raça no seu deslocamento, uma vez que oferecem menor atrito com o ar.
A sua estrutura esguia com pouca massa corpórea garante maior poder de mobilidade e ganho de velocidade, ao contrário dos cães pesados, corpulentos. Imagine só uma caixa de fósforos de pé e outra deitada. Pois bem, tente colocá-las em movimento. Não resta dúvida de que a segunda oferecerá maior resistência para se deslocar do que a primeira. Se tivéssemos de comparar essas caixas a um cão, diríamos que a deitada seria um Bulldog e a de pé, um Whippet.

SUPERFLEXÍVEL
A grande flexibilidade deste cão, inclusive nos movimentos laterais, também é garantida pela região lombar bem longa. Essa característica é muito útil nas corridas, pois permite que o corpo do Whippet se estenda e se contraia bem, facilitando o galope e dando mais velocidade.
Acontece que nesta região, a lombar, (próxima à garupa) a coluna de todos os quadrúpedes não conta com o apoio de nenhum osso. Fica solta, permitindo ao animal movimentos rápidos de lateralidade para a flexibilidade do tronco e mudança de direção.portanto, quanto mais longa for a região lombar, mais flexibilidade e agilidade terá o cão, sendo que o inverso também é correto.
Até a colocação do ombro e braço também favorece a movimentação do Whippet. A construção de sua caixa torácica permite que o ombro fique mais reto e o braço tenha, assim, grande apoio no tórax. Dessa maneira, as patas anteriores ficam mais retas para funcionar como varas de salto durante o galope.
Os pés ovais também no rendimento do cão. Ao contrário dos redondos, permitem que o ombro seja mais aliviado do impacto do membro no chão. Os pés redondos tocam o solo em três momentos sucessivos (unha, almofada digital e almofada plantar). Os pés ovais, por sua vez, desdobram um destes momentos e dois outros, de modo que o impacto em vez de três contatos passe a ter quatro, sendo, portanto, mais suportável. Os dedos mais longos dão igualmente ao Whippet maior flexibilidade. Por outro lado, as almofadas plantares resistentes minimizam os impactos sofridos durante as corridas.

BOA PROPULSÃO
Entretanto, a velocidade desta raça não é somente explicada pelo aerodinamismo de suas linhas, mas também por sua poderosa mola propulsora, conferida por um conjunto de características. A começar, pela garupa longa e musculosa, que cria condições favoráveis para a andadura típica. Um outro elemento importante é o jarrete.
A garupa longa e mais inclinada associada ao jarrete alto acaba fazendo com que a distância que há entre eles se reduza. Como resultado, os ossos da coxa e da perna, tendo de se acomodar neste espaço, acabam formando um ângulo mais fechado no joelho. E isso confere ao posterior um poder de mola mais eficiente, permitindo, assim, uma maior potência impulsiva. Tente visualizar uma mola fechada e outra aberta. Não resta dúvida de que a primeira gera muito mais força do que a segunda.
Como já foi observado, os anteriores também assumem um papel importante no momento do galope. Sua construção permite que aproveite ao máximo a força dos posteriores, permitindo uma nova deslocação, independentemente da propulsão.
A grande velocidade e os deslocamentos do solo do Whippet também são decorrentes da coluna longa e mais flexível (em função de uma região lombar menos encoberta pelas costelas e pela garupa). Tal conformação permite uma maior distensão e contração da coluna, muito importante para sua andadura. Na hora em que ele começa o galope, sua coluna se estende a tal ponto que os membros anteriores e posteriores ficam muitos distantes entre si. É dessa forma que o Whippet consegue, a cada passo da andadura, percorrer um grande espaço de terreno numa mínima fração de tempo, o que resulta em mais velocidade.

LINK DA MATÉRIA: Família Pet - Uol
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário