OS GALGOS - GREYHOUND

Por: Elizabeth Brandão


A raça Greyhound, de origem muito antiga, esteve sempre relacionada à aristocracia e à realeza. Acredita-se que tenha seus ancestrais nos mesmos cães semelhantes a galgos que teriam originado o Saluki e possivelmente o Pharaoh Hound (mais para frente falaremos deles), e que eram criados pelos antigos faraós egípcios. A partir destes ancestrais longínquos, o Greyhound teria sido levado, provavelmente pelos fenícios, para a Grécia, de onde poderia ter sido difundido para o resto da Europa. Outra teoria diz que estes cães teriam sido levados pelos próprios fenícios até as ilhas britânicas enquanto que outra versão afirma que a chegada destes animais à Grã-Bretanha deve-se aos celtas. Por fim, outras fontes contam que os Greyhounds teriam sido levados pelos cruzados que retornavam das campanhas no oriente para casa. Deve-se a Ovídio, escritor romano, o primeiro padrão escrito da raça.


O nome Greyhound também é fonte de confusão. Supõe-se que este seja a deformação de Greek-hound (greek = grego em inglês e hound uma denominação comum para a maioria dos cães de caça), pois por muito tempo acreditou-se que as origem da raça era grega. Outros sustentam que o nome poderia derivar de gray (gray = cinza em inglês), posto que esta cor pode ter sido predominante na raça em tempos passados. Há ainda quem diga que os termos greg ou grech, ambas as palavras no inglês arcaico para cachorro também podem ser origem para o nome Greyhound.

Na idade moderna, acredita-se que o galgo espanhol tenha contribuído para a formação da raça como a conhecemos hoje. Suas incríveis habilidades como caçador chamaram imediatamente a atenção dos nobres ingleses, sendo a raça selecionada pelo rei Henrique VIII, em pessoa, recebendo também atenção particular das rainhas Elizabeth I e Vitória da Inglaterra. Durante muito tempo, a posse de cães desta raça estava restrita àqueles que detivessem um título de nobreza, caso um cidadão comum fosse visto portando um destes animais, a pena para o crime seria pena de morte.


Raça viva, paciente e corajosa. Conhecido por ser o cão mais rápido do mundo, capaz de atingir velocidades superiores a 70 km/h. É afetuoso, meigo e muito sensível. Como todos os galgos, nunca podem ser tratados com brutalidade. Grande caçador, veloz corredor e excelente companheiro. É uma raça tranquila com fortes explosões de energia quando há espaço livre para correr. Late muito pouco e é indiferente a estranhos, sendo um péssimo cão de guarda. Não é um cão obediente (46ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), desta forma, seu dono deve ser paciente com o cão. Apesar disto, é um cachorro bastante esperto, capaz de resolver problemas e tomar decisões sozinho. Como os antigos já diziam sobre ele: “Rápido como um raio de luz e sábio como Salomão”

O pêlo deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos. É recomendado escovar os dentes de modo a evitar o acúmulo de tártaro. Os donos devem estar cientes que todo galgo é mais sensível a anestésicos que outros cães do mesmo peso e sempre que for preciso lembrar ao veterinário desta particularidade da raça.

Mais informações:Altura: Machos: de 71 cm a 76 cm
Fêmeas: de 68 cm a 71 cm
Peso: Aproximadamente 30 kg
Grupo: Grupo 10 - galgos de pêlo curto
Funções: Companhia, caça e corrida
Grau de atividade: Moderado a alto
Pêlo: Curto, rente, fino e cerrado
Cor: Qualquer uma
Nome de origem: Greyhound
País de origem: Grã-bretanha
Registro FCI: 158
Fonte: Seu Cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário