OS GALGOS - GALGO ITALIANO

Por: Elizabeth Brandão

Nessa semana vamos colocar um texto aqui falando um pouco dos Galgos, suas características, temperamento, histórias, entre outros. Para iniciar, falaremos sobre os Galgos Italianos ou Italian Greyhound.
Boa leitura!!!


O galgo italiano, também conhecido como Galgo Italiano ou Italian Greyhound (apelidado de “iggies” por seus admiradores) é a menor das raças de cães galgos. Sua origem é bastante remota e controversa. Alguns historiadores acreditam que esta raça tenha mais de 5.000 anos, enquanto outros datam suas origens 2.000 anos atrás. Independente de suas origens sabe-se que esta raça foi popular na Roma antiga e que é o mais antigo exemplo conhecido de miniaturização de um animal feita pelo homem. Devido a suas formas elegantes e aparência aristocrática, o galgo italiano sempre foi preferido dos artistas e nobres, e é bastante comum encontrá-lo retratado em obras de grandes nomes da pintura como Giotto, Wan der Weyden, Gerard David, Hieronymus entre outros artistas, existem também representações suas em esculturas e um exemplar pode ser apreciado no museu do Vaticano. A literatura também traz exemplos de pequenos galgos em diversos livros de época, o que demonstra a popularidade e o prestígio que o galgo italiano possuía especialmente durante o renascimento, não apenas na Itália, mas em vários países europeus. Este cão era o preferido de Frederico, o Grande, imperador da Prússia, de Catarina de Médici e de Luis XIV.

Por vezes chamado de “pássaro de quatro patas”, o galgo italiano certamente merece este título, além de sua aparência delgada, ele possui uma grande agilidade e um temperamento alegre. Este é um excelente cão de companhia, brincalhão e meigo, carinhoso e muito sensível. Como todo galgo, gosta de perseguir, especialmente pequenos animais, e não é recomendado para casas que tenham roedores como hamsters, chinchilas ou coelhos como animais de estimação, a não ser que seja acostumado com eles desde filhote.


Já com outros cães, a raça costuma conviver muito bem, pois possui um forte instinto de matilha, especialmente se conviver com outros cães da mesma raça. Apesar de sua aparência frágil, o galgo italiano é resistente e ágil, saindo-se bem em muitos esportes caninos como o agility. Muito limpo e silencioso, é uma ótima opção para apartamentos, além disso, esta raça adora locais macios e tende a subir em camas e sofás sempre que tiver a chance. Como todo galgo, é inteligente, mas pouco obediente (60ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).

O dono deve ser paciente e educá-lo com suavidade.Apesar de bem adaptado a vida em apartamentos, o galgo italiano, deve ser levado para passear com frequência, sempre preso a guia ou seus instintos de perseguir podem fazer com que saia correndo atrás de algo que se mova e se afaste do dono. Cães desta raça precisam de contato frequente com as pessoas da família e detestam ficar sozinhos. Seu pêlo muito curto não precisa de muitos cuidados, bastando uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos.


Essa raça não se adapta bem ao frio e pode precisar de agasalhos durante o inverno. É recomendado escovar os dentes de modo a evitar o acúmulo de tártaro. Os donos devem estar cientes que todo galgo é mais sensível a anestésicos que outros cães do mesmo peso e sempre que for preciso lembrar ao veterinário desta particularidade da raça. Além disto, o galgo italiano pode estar sujeito a incidência de atrofia progressiva da retina, epilépsia e luxação da patela, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.


Mais informações:Altura: De 32 cm a 38 cmPeso: Até 5 kg
Grupo: Grupo 10 - Lebréis de pêlo curto
Funções: Companhia
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: Rente e fino
Cor: Unicolor de preto, cinza, cinza ardósia ou fulvo em todas as nuances, pode ter marcações brancas nas patas, peito, pescoço e lista.
Nome de origem: Piccolo levriero italiano
País de origem: Itália
Registro FCI: 200
Fonte: Seu Cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário