Nessa semana vamos colocar um texto aqui falando um pouco dos Galgos, suas características, temperamento, histórias, entre outros. Para iniciar, falaremos sobre os Galgos Italianos ou Italian Greyhound.
Boa leitura!!!
O galgo italiano, também conhecido como Galgo Italiano ou Italian Greyhound (apelidado de “iggies” por seus admiradores) é a menor das raças de cães galgos. Sua origem é bastante remota e controversa. Alguns historiadores acreditam que esta raça tenha mais de 5.000 anos, enquanto outros datam suas origens 2.000 anos atrás. Independente de suas origens sabe-se que esta raça foi popular na Roma antiga e que é o mais antigo exemplo conhecido de miniaturização de um animal feita pelo homem. Devido a suas formas elegantes e aparência aristocrática, o galgo italiano sempre foi preferido dos artistas e nobres, e é bastante comum encontrá-lo retratado em obras de grandes nomes da pintura como Giotto, Wan der Weyden, Gerard David, Hieronymus entre outros artistas, existem também representações suas em esculturas e um exemplar pode ser apreciado no museu do Vaticano. A literatura também traz exemplos de pequenos galgos em diversos livros de época, o que demonstra a popularidade e o prestígio que o galgo italiano possuía especialmente durante o renascimento, não apenas na Itália, mas em vários países europeus. Este cão era o preferido de Frederico, o Grande, imperador da Prússia, de Catarina de Médici e de Luis XIV.
Por vezes chamado de “pássaro de quatro patas”, o galgo italiano certamente merece este título, além de sua aparência delgada, ele possui uma grande agilidade e um temperamento alegre. Este é um excelente cão de companhia, brincalhão e meigo, carinhoso e muito sensível. Como todo galgo, gosta de perseguir, especialmente pequenos animais, e não é recomendado para casas que tenham roedores como hamsters, chinchilas ou coelhos como animais de estimação, a não ser que seja acostumado com eles desde filhote.
Já com outros cães, a raça costuma conviver muito bem, pois possui um forte instinto de matilha, especialmente se conviver com outros cães da mesma raça. Apesar de sua aparência frágil, o galgo italiano é resistente e ágil, saindo-se bem em muitos esportes caninos como o agility. Muito limpo e silencioso, é uma ótima opção para apartamentos, além disso, esta raça adora locais macios e tende a subir em camas e sofás sempre que tiver a chance. Como todo galgo, é inteligente, mas pouco obediente (60ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).
O dono deve ser paciente e educá-lo com suavidade.Apesar de bem adaptado a vida em apartamentos, o galgo italiano, deve ser levado para passear com frequência, sempre preso a guia ou seus instintos de perseguir podem fazer com que saia correndo atrás de algo que se mova e se afaste do dono. Cães desta raça precisam de contato frequente com as pessoas da família e detestam ficar sozinhos. Seu pêlo muito curto não precisa de muitos cuidados, bastando uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos.
Essa raça não se adapta bem ao frio e pode precisar de agasalhos durante o inverno. É recomendado escovar os dentes de modo a evitar o acúmulo de tártaro. Os donos devem estar cientes que todo galgo é mais sensível a anestésicos que outros cães do mesmo peso e sempre que for preciso lembrar ao veterinário desta particularidade da raça. Além disto, o galgo italiano pode estar sujeito a incidência de atrofia progressiva da retina, epilépsia e luxação da patela, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.
Mais informações:Altura: De 32 cm a 38 cmPeso: Até 5 kg
Grupo: Grupo 10 - Lebréis de pêlo curto
Funções: Companhia
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: Rente e fino
Cor: Unicolor de preto, cinza, cinza ardósia ou fulvo em todas as nuances, pode ter marcações brancas nas patas, peito, pescoço e lista.
Nome de origem: Piccolo levriero italiano
País de origem: Itália
Registro FCI: 200
Fonte: Seu Cachorro
Nenhum comentário:
Postar um comentário