Nervos à flor da pele













Queridos confrades, sumimos por uns tempos, mas agora que resolvemos nossos problemas de conexão viemos aqui pedir torcida, apoio.
Há tempos quero castrar Maria e Severina, mas sempre surge algum imprevisto e a cirurgia acaba sendo adiada.
Optei pela castração não só pelos benefícios que todos sabemos que ela traz,mas também porque o cio aqui em casa é sempre um problema. A Nina muda o temperamento, fica extremamente dengosa, possessiva, encrenca com a Maria, tem cólicas e pseudociese. Logo, não tem nem o que se discutir, a histerectomia total é a melhor escolha.
Mas... Desde ontem, quando marquei a cirurgia das meninas, que ocorrerá quinta feira dia 09/09, não consigo pensar em outra coisa!!!
Confesso que estou aflita!!! Enchi o veterinário de perguntas, fico preocupada com a anestesia, com os pontos, as dores, o pós operatório, com as mudanças que podem ocorrer no comportamento delas.
O que vocês, que tem fêmeas castradas, podem me dizer a respeito da experiência com suas magrelinhas?
Não quero saber só dos prós, podem relatar contras também.
Torçam por nós! Esse nós me inclui, pois acho que precisarei mais do que Maria e Severina...hahaha


Beijos e Lambeijos,

Rê, Maria e Severina

7 comentários:

  1. Olá Rê!
    Em fevereiro deste ano tive que castrar a Grace. Ela apresentou piometra, uma infecção do utero, e um pequeno cisto no ovário. Tudo isso depois do primeiro cio. Tive que realizar a cirurgia imediatamente, devido ao fato de não haver um tratamento com futuro promissor.
    Confesso que o que vc sente eu tb senti, e muito!! Conversei com várias pessoas,postei aqui no blog, e todos me recomendaram o mesmo: castrar.
    Os dias que antecederam, que só foram 03 depois de sabermos o resultado, foram longos e doídos, preocupantes...o dia então...masssss foi TUDO MUITO MUITO TRANQUILO!!! No dia, elas vao ficar lá quietinhas, um pouco tristinhas o q é normal, pois com certeza haverá alguma dor. Porém a recuperação é bem tranquila tb. No dia seguinte a Grace comia bem, bebia agua, fazia xixi e coco normal, uma semana depois já ensaiava uns pequenos passeios no predio e, quando menos imaginamos, já estavamos correndo atras dela pedindo pelo amor de Deus Não pule do sofá!!!!heheheheeh
    Whipets são bem fortes,não tenha medo e amor, muito amor para mimar estas gostosuras de nossas vidas!!
    Boa sorte, estaremos aqui na torcida, com muito pensamento positivo!

    Renata.

    Grace diz..vi minha Mamis escrevendo..ela esqueceu de citar, mesmo depois de castrar..NO GORDURAS, NO OBESIDADE...SIPLESMENTE ESBELTA AINDA!! HAHAHAHAHAHAHAHA
    Bjos meninas!! vcs ficarão super bem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!

    Olha, castramos a Su quando ela tinha uns 5 p/ 6 meses. Fiquei muito aflita, chorei o dia todinho que ela ficou na clínica, p/ castrar; meu marido e eu dormimos com ela nos primeiros dias pós castração (colocamos um colchão na sala), fiquei em casa com ela p/ evitar que ela fizesse alguma estripulia (mas acabou fazendo, pq a gente precisa tomar banho, sair p/ comprar pão, essas coisas simples mesmo).

    A grande vantagem é que ela não tem cio, não sangra e terá cânceres quase totalmente nulos (no ap. repr.). Não tendo cio, não encrenca com cachorro nenhum (tá bom que se um vier pra cima, ela avança tb...). O comportamento tá normal, o peso não aumentou (tenho é que ficar de olho p/não diminuir, isso sim - puxou a mim rs).

    O contra é que fiz num local que não queria de jeito nenhum fazer anestesia inalatória, a vet nos convenceu dizendo q ñ era preciso, que era besteira e tudo o mais. Depois, ao sabermos o q realmente a Su passou, nos arrependemos: mais de um vet nos falou q os cães não ficam totalmente anestesiados e podem, sim, sentir dor; na inalatória não. Fora os problemas dos Whippets e galgos com anestésico. Conversa muito bem sobre isso com o vet delas, tá?

    De resto, segura as meninas pq a Su não parou quieta e todos os pontos caíram (ela não arrancou, mas de tanto correr e pular, eles caíram sozinhos).

    Um beijão pra vc!!!

    PS: Manda um beijão pro seu tio e fala que estamos com saudades...

    ResponderExcluir
  3. Ola Rê, Maria e Severina:
    Em primeiro lugar boa sorte, tudo vai dar certo sim!
    Conversa direitinho com seu vet sobre a anestesia, muito importante, pois gaglgos são sensiveis a certos anestésicos.
    Imagino sua preocupação e tensão, pois cada vez que marca e remarca a cirurgia, aumenta a ansiedade.
    Os prós da castração vc sabe, são divulgados e é bem por ai mesmo.
    Fora isso, deixa já uma camisetinha dessas babylook, recortada, fazendo como uma roupinha para elas, cobrindo a região abdominal, com mangas para não sair do lugar, para que elas não tenham acesso aos pontos, senão querem lamber, e pondem romper os pontos.
    Pode ficar os 2 primeiros dias um pouco inchadinho o local, o desconforto parece mais nosso do que delas, eu fico muito sensivel qdo as vejo operadas, mas aos poucos passa e percebemos que fizemos o bem para elas. ë só seguir as recomendações do vet, fazer o curativo direitinho e dar as medicações necessárias.
    Elas não engordaram, continuam como eram antes.
    Já castrei 5 cachorras e uma gatinha( não eram da raça das suas, mas sei bem o que vc sente!) e tudo correu muito bem, fique tranquila ta?!
    Como vc tb enchi de perguntas o vet srrs, são nossas filhotas ne?!
    E parabéns, elas são lindas!!!

    Tudo de bom para vcs !!
    Bjss
    Cássia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê,

    Castrei a Gaya com 2 aninhos e hoje não tenho um pinguinho de arrependimento, vale muito a pena mesmo. Antes da cirurgia é claro que foi nervosismo total, como você, e mil pesquisas sobre anestesia na internet.

    A história é mais ou menos a seguinte (sou leiga, tá?): primeiro é administrado um pré-anestésico que vai preparar o animal para a aplicação da anestesia geral. O que não deve ser aplicado nos whippets são anestésicos da família dos barbitúricos. Se você checar com o anestesista antes da cirurgia, ele pode te confirmar que não vai usar nenhum tipo de barbitúrico. Desconsidere a cara de poucos amigos que ele vai fazer por estar sendo questionado. Deixa ele falar que já operou milhares animais e nunca teve problema etc. Médico acha que é Deus, e Mãe tem certeza que é Deusa, pronto.

    Quando as meninas voltarem da cirurgia estarão totalmente grogues, você vai esquentando elas com uma mantinha, conversando devagarzinho e tal... Não se preocupe que demora um pouquinho e elas voltam muito frias (a Gaya voltou gelada e vesga tadinha). Começam devagar a querer levantar, mas as patinhas não obedecem, então tem que esperar mesmo. Só quando as patas de trás conseguem firmar é que dá para andar um pouquinho, ver se querem sair pra fazer xixi e tal. O médico deve ter te pedido para levar roupinha cirurgica, ou talvez forneça na hora, é bom ver antes.

    Em casa é só ficar de olho pra elas não lamberem muito a cicatriz, às vezes ficam incomodadas com a roupinha. A recuperação da Gaya foi muito boa. A whippet amiga que operou junto com ela vomitou um pouquinho no carro na volta da clínica, mas normal, a Nicole vomita à toa mesmo.

    O temperamento da Gaya não mudou nada e engordar nem pensar, continua a mais magrela das magrelas. A Nicole teve que cuidar um pouco da alimentação depois, mais porque é uma glutona esfomeada (o oposto da minha) e menos por causa da cirurgia.

    É isso mamãe, boa sorte e ficamos aguardando notícias!

    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Olá Rê, boa tarde!

    O procedimento de castração costuma ser muito simples. Dê preferência à profissionais experientes e clínicas/hospitais com instalalções apropriadas, centros-cirúrgicos bem equipados. Sempre que possível, NÃO abra mão da anestesia inalatória, pois é muito mais segura.

    Não concordo que o animal sinta dor no pós-operatório, para isso existem excelentes opções de analgésicos, inclusive homeopáticos (que podem ser administrados no pré e pós operatório, minimizando dor, hematomas, etc, beneficiando a recuperação). Converse com o Cirurgião Veterinário e esclareça TODAS as suas dúvidas.

    Acompanho esse blog desde a indicação da Taís e do Farello e vejo o quanto amam e cuidam bem dos seus "filhos". Entendo suas angústias. Também sou mãe de váaarios bichinhos e sofro quando eles precisam ser operados. No entanto, creio que você tenha tomado a melhor decisão. É melhor castrar a fêmea sadia, jovem e vendendo saúde.
    Tome todos os cuidados necessários com a ferida cirúrgica, para que ela não mexa, nem coce e para que não ocorram complicações com os pontos. Siga as orientações prescritas pelo Médico Veterinário.
    É incrível a capacidade de recuperação rápida que os animais possuem.
    Tenha fé, cuide com carinho que tudo transcorrerá da melhor maneira. Acredite!

    Boa sorte,

    Dra. Camilla

    ResponderExcluir
  6. Rê,
    No meu outro comentário eu falei em anestesia geral, mas quis dizer peridural, OK?
    Bjs,
    Cris G.

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Muito obrigada pelos relatos!
    Pesquisei MUITO sobre castração e sei que estou fazendo o melhor por minhas filhotas.
    A clínica é muito boa e o veterinário também.
    Quando ganhei as meninas meu tio falou muito a respeito das complicações dos whippets com certos tipos de anestesias e pontos. Disse que tinha que tomar cuidado com profissionais leigos com a raça.
    Por isso mesmo fiz um verdadeiro questionário com o vet que vai operá-las...hahahaha
    Percebí que ele tem conhecimento a respeito dessas particularidades. Comparei as respostas com tudo o que meu tio e a veterinária do canil já me falaram.
    Acabei de voltar da clínica, elas foram internadas às 8h, serão operadas a partir das 13h e às 17h posso fazer a visita. Terão alta amanhã de manhã. (A casa está tão vazia!!!)
    Já fiz uma revolução aqui em casa! Amontoei os sofás um por cima do outro para elas não subirem e estou preparando vários cantinhos gostosos para elas ficarem.

    Beijos

    PS: Fú, tio Miguel está a mil, não para 1 minutos. Agora, além dos filhos caninos ele tem 1 filhinho humano de 4 anos, o Matheus.
    Sem contar a correria com o canil, expos, Kennel...hahaha
    Pode deixar que mando o recado!

    ResponderExcluir