GREYHOUND NÃO É UM 'WHIPPET' GRANDE NÃO - III

Por Diego Huber

Olá confrades, tudo bem? 


Hoje gostaria de falar sobre a diferença entre greyhounds “de corrida” e “de exposição”.
Como já foi publicado neste blog, os greyhounds de origem irlandesa são os mais difundidos nos canis do sul do Brasil, e eles tem orientado suas importações nessa direção. O foco principal é corrida e se compete com cães uruguaios e argentinos.

Mesmo entre os criadores de greyhound inglês há diferenciações no mundo todo entre cães para corrida e cães para exposição. Como falei na primeira postagem neste blog, um greyhound macho mede de acordo com o padrão CBKC (http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo10/greyhound.pdf), de 71cm a 76cm na cernelha. Mas contando com pescoço e cabeça erguida passam fácil de 1m de altura. Pesam de 23kg a 36kg. Os “de exposição” são mais corpulentos e chegam fácil aos 40kg ou mais. As fêmeas medem de 68 a 71cm e pesam até uns 30kg. As “show-greyhounds” chegam fácil aos 35kg ou mais. O padrão  CBKC não contempla diferenças entre cães corredores e de exposição, nem menciona peso. Há diferenças sim entre o padrão CBKC e o americano (AKC). O americano especifica 29,5kg a 31,75kg para machos e 27,2kg a 29,48kg para fêmeas.
A diferença então é basicamente de tamanho e constituição física, onde para as corridas se priorizam cães mais leves e mais ágeis. Em geral os de corrida serão um pouco mais baixos e menos pesados do que os de exposição. Também são mais musculosos nos membros posteriores e não tem pescoços e cabeças tão imponentes como os de exposição. Diferenças físicas.
Em relação às diferenças de saúde ou qualidade de vida de cada tipo há divergências de opinião, dependendo de quão apaixonadamente se defende uma ou outra criação. Há quem diga que os de corrida vivem mais por suas melhores condições cardiovasculares mas contraem mais câncer nos ossos, talvez resultado dos excessos nas corridas. Pode ser apenas especulação e que haja criadores sérios e organizadores sérios, mas há muita denúncia de maus-tratos aos greyhounds no mundo das corridas e criação para tal. Houve doenças genéticas ligadas apenas aos greyhounds de exposição mas que felizmente já foram mapeadas e estão sendo evitadas pela seleção responsável de criadores sérios. Também há diferenças no comportamento pelo convívio totalmente diferente desses dois tipos de cães. Críticos das corridas dizem que o único foco é o lucro e há organizações e ativistas no mundo todo que lutam pelo seu fim.
Outros defendem que o “verdadeiro” greyhound é o que é criado para corrida, por serem mais atléticos e saudáveis e que os outros são totalmente diferentes, criados apenas pela aparência e que esse padrão está arruinando a raça. Fala-se numa média de vida de 12 a 16 anos, mas é razoável acreditar numa vida saudável de média de 12 anos.
Além dos de corrida criados obviamente pela velocidade e os de exposição pela sua aparência, há os de coursing que precisam uma combinação de velocidade, resistência e coragem. Os cães atuais de coursing são 20% mais pesados do que os seus ancestrais de 30 anos atrás e os de corrida tem laterais consideravelmente mais planas do que os seus antepassados.
Nossa segunda greyhound de exposição chama-se Nelly (Another Story Summer Fling) e chegará da Noruega dia 16/10/11. Postei aqui algumas fotos dela com os irmãos, com 4 e 7 semanas de idade!
Um abraço e saudações galgas pra todos.




























Um comentário: