GREYHOUND NÃO É UM WHIPPET GRANDE NÃO!

Por: Diego Huber


Meu nome é Diego Huber e sou fã dos galgos em geral, mas crio apenas whippets e greyhounds. Passei pra Débora do Zé Magrelo o vídeo do whippet perneta e ela postou aqui pra vocês. A partir daí começamos a conversar sobre nossos cães e o assunto direcionou-se para os greyhounds e ela me pediu pra contribuir no blog trocando experiências com os membros da Confraria.
Débora comentou que sempre quis ter um greyhound, mas antes de conhecer a raça ela achava que a falta de mais espaço seria problema.  Afinal, são BEM MAIORES do que os whippets. As pessoas já tem uma idéia errônea sobre os whippets, que por serem corredores e atletas precisam de muito espaço num grande quintal gramado.
Na verdade a maioria dos whippets vivem com sua família em apartamentos e eles ficam muito bem, obrigado, DESDE QUE NÃO SEJAM DEIXADOS SOZINHOS. Vocês sabem que o que mais importa pra esses magrelos, sejam filhotes ou adultos, é a nossa companhia. Pessoas que devem deixá-los sozinhos por muito tempo devem escolher outra raça como cão de estimação.
Melhor do que muito espaço é uma cama onde possam deitar com a gente, ou uma fofa poltrona, do nosso lado. Gente, whippet é quase gato! É ágil, salta, corre, mas a maior parte do dia dorme e quer pegar solzinho! Aí acorda, dá aquela espreguiçada, come, bebe água, faz suas necessidades e volta pra moleza! Claro que precisa de passear, caminhar e se possível até correr num lugar amplo com certa regularidade...
isso fará dele um cão mais saudável, sociável e atlético. Mas o mais importante mesmo é a nossa companhia. Não são cães de quintal nem de canil. Não devem dormir fora de casa nem ficar horas sozinhos. O resultado será depressão,  comportamento destrutivo e muita insegurança.
Nesse sentido os greyhounds são exatamente iguais.  Querem mais companhia do que muito espaço livre. São grandões, é verdade. Medem de acordo com o padrão, de 71cm a 76cm na cernelha, os machos. Mas contando com pescoço e cabeça erguida passam fácil de 1m de altura. Chegam  facilmente aos 35kg ou mais. Isto em relação aos greyhounds “de corrida”. Os “de exposição” são mais corpulentos e chegam aos 40 / 45kg. As fêmeas medem de 68 a 71cm e pesam até uns 30kg, as “de corrida”. As “show-greyhounds” podem chegar perto dos 40kg.
Tamanha grandeza perto dos nossos ossudos whippets pode nos fazer acreditar que precisamos de MUITO mais espaço pros greyhounds.  Mas esses grandões tem um gênio MUITO  tranquilo dentro de casa, podendo viver sem dúvidas em um apartamento. Vão passar a maior parte do dia deitados  o mais próximo possível do seu dono, num tapete, almofada, sofá ou cama.
As duas raças compartilham uma deliciosa característica: cheiro inexistente comparado aos demais cães. Greyhounds também perdem pêlo regularmente, talvez menos que os whippets, mas sua pelagem suave é fácil de manter brilhante e cheirosa. É só escovar regularmente para eliminar o pêlo morto. Banho só quando necesário!
O greyhound é, sem dúvidas um atleta canino, uma máquina de correr com impressionante musculatura e menos ossinhos aparentes do que os whippets. É um “cavalo puro-sangue” especializado para a caça e utilizado no mundo todo para corridas. Mas no convívio familiar é um cão tão afetuoso e companheiro quanto o whippet.  Inclusive com crianças é afetuoso e tolerante com os baixinhos. Mas assim como com os whippets, deve-se ter cuidado quando estão soltos e correndo pois a velocidade é tamanha que aí sim uma criança que ficar no meio do caminho pode se machucar.
Até agora falamos mais de semelhanças do que de diferenças, não é? Mas na verdade os greyhounds tem suas características próprias. Pra começar, apesar de gostarem de ficar muito tempo deitados, não toleram como os whippets se amontoar uns em cima dos outros ou se enfiar embaixo da gente, nas axilas, entre as pernas. Eles preferem se esticar bem, e até rosnam pra gente ou pra outro cão que os possa tocar enquanto repousam. O seu andar também é bem diferente ao do whippet, parecem grandes panteras se mexendo, assemelham-se mais a felinos do que os whippets. Outra grande diferença é o seu grande apetite! Quem tem um whippet em casa vai se assustar quando vir que o pacote de ração vai durar muito menos...
Também, assim como os demais cães grandes, vivem menos do que os whippets, sendo uma média de 10 a 12 anos uma vida razoável para um greyhound mascote ou “de exposição”. Os utilizados em corridas sofrem muito desgaste, são com frequência maltratados e descartados, e por tudo isso vivem menos.
Os whippets são cães extremamente saudáveis e normalmente os levamos ao veterinário quando se machucam com alguma briga ou contusão ao correr. Mas têm algumas fraquezas em comum com os greyhounds: são friorentos e  têm hipersensibilidade a produtos químicos (alguns medicamentos e inseticidas). Em comparação, os greyhounds vêm de um repertório genético mais restrito, o que pode acarretar, com cruzamentos indiscriminados, algumas doenças como hipotiroidismo, afecções cardíacas ou neuropatia (mortal). Nossos cães são comprados de pais já testados geneticamente negativos para a neuropatia do greyhound.
Por serem grandes, têm tendência à torção gástrica. É melhor dividir as refeições em mais vezes e evitar que bebam água junto ou que se exercitem logo em seguida. O seu grande tórax proeminente requer que durmam em uma cama ou cobertor mais macio, para evitar calos e machucados.
Outra diferença é ao sair pra passear: assim como com os whippets, todo cuidado é pouco em áreas abertas, pois seu instinto caçador é muito forte e podem sair em disparada  atrás de um gato e NÃO VÃO OBEDECER. Devem andar sempre na coleira em lugares abertos. Mas a diferença é que é bom lembrar-se de que um greyhound de 40kg puxando é bem mais difícil de segurar do que um whippet de 10kg! Aconselho o uso do enforcador sempre, e não peitorais ou coleiras que algumas pessoas preferem usar com seus whippets. Se morarem em apartamento, devem ser levados pelo menos duas ou três vezes por semana para correr solto num lugar espaçoso e seguro (CERCADO) e levados pra passear na coleira na rua com certa frequência.
Como dá pra ver, eles têm características próprias que requerem cuidados próprios. Mas nada se compara à emoção de ver um desses galgos ingleses pela primeira vez, seja correndo ou apenas se movimentando com a elegância que possuem.  Foi por isso chamado de “o cão dos reis”, o galgo mais majestoso e imponente.
É em relação ao convívio que se notam grandes diferenças também. O whippet é mais carente, o greyhound é mais independente. Ambos carinhosos, cada um à sua maneira, mas se você quer alguém o dia todo atrás de você e que atenda ao menor chamado e que queira seu colo o dia todo, esse é o whippet!
Ao lidar com o greyhound e comparando-os, você achará ele mais teimoso ou desobediente, e é nesse sentido que eles também se parecem mais a um felino. Tem uma personalidade mais independente, sem deixar de ser carinhosos, mas não são carentes. Vêm quando querem. Envolvem-se em diversões ou programas por si sós, e nem sempre deixam de fazê-los porque você os chama.
Criamos whippets há quase 4 anos e só este ano começamos a conviver com os greyhounds. Até agora tinham sido contatos por e-mail, blogs e telefonemas com os criadores da Suécia e Noruega, onde se encontram os melhores greyhounds,  aprendendo mais sobre a raça e esperando a ninhada ideal.
Finalmente em 1/1/11 chegou Doria, nossa primeira greyhound, do canil Telltales da Suécia. Vejam fotos em http://hubervonsturmhohe.blogspot.com/2009/05/curiosidade.html  Tenho muita coisa pra contar da convivência dela com nossos whippets, de como e por quê iniciamos a criação dessas duas raças, da diferença dos greyhounds de corrida e de exposição, e muitas, muitas fotos, mas farei isso outro dia, senão a Débora me enforca por falar tanto.
Um abraço e saudações galgas pra todos.

4 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ter um galgo, agora que eu li o post me interessei mais ainda. Vi as fotos da Doria e toda a família e fiquei encantada.
    No momento tenho 2 gatas, um labrador e 1 srd, todos com mais de 11 anos, quem sabe no futuro eu possa ter um galgo.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo, Diego, venha dividir suas experiências conosco!
    Sou a mamis do Vito, um italian, pequenino perto dos Greyhounds, mas admiro toda a família galguiana. Cada uma das raças tem suas peculiaridades, é verdade, mas possuem um traço em comum: são adoráveis!!
    Lu e Vito

    ResponderExcluir
  3. Eu tive uma linda Italian Kira cor izabela, morreu aos 15 anos em 24 de junho de 2000.Posso falar que nunca existiu cadela mais incrivel que ela.Kira morreu olhando pra mim, nunca mais vou esquece-la!

    ResponderExcluir
  4. Os galgos, tanto o greyhound quando o whippet, convivem bem com gatos? Dá pra confiar e deixar eles sozinhos sem se preocupar?

    ResponderExcluir