MINHA WHIPPET TWIGGY QUER SER UMA FERINHA

Por: Debora ♥ Zé Magrelo

Gente, sou eu, a Débora do Zezinho quem está colocando esse post, mas é uma dúvida que recebi por e-mail, de uma dona de whippet, a Roberta. Estou postando apenas para agilizar todo o processo, já que ela ainda irá fazer o cadastro no blog.. quero que ela já tenha algumas repostas quando acessar o confraria.


Essa magrelinha da foto é a Twiggy e está dando um certo trabalho, trabalho eles dão mesmo..rs mas precisamos saber como lidar com eles. Eu já respondi o e-mail, mas estou colocando a 
informação aqui, para vocês opinarem também, seria interessante ouvir os comentários de todos, criamos o blog justamente para trocarmos informações como essa, não é?
E, Ful, queremos suas dicas também.






Vejam o que ela escreveu:
"Estava tudo muito bem, ela muito dócil quando a partir de ontem, após a segunda dose de vacina, ela ficou super agressiva. Desde então está rosnando, não aceita um não e morde. Como é a primeira vez que tenho essa raça (até hoje só tiver terriers) não estou sabendo se isso é uma característica própria dos whippets, se é só ela, enfim, te escrevo para ver se encontro algum conselho sobre o que fazer. Li que os whippets são super dóceis, etc., mas ela tem se mostrado muito mais geniosa que outras raças que tive. Você tem algo a me dizer?

Eu não sintonizava nadinha de whippet. Foi minha filha de oito anos que apaixonou-se pela raça um dia no Leblon e daí não tirou essa idéia fixa mais da cabeça. Pesquisei muito sobre a raça, exaustivamente, e concluí que seria o cachorro ideal, pois tenho outro filho de seis anos. Daí foi aquela procura intensa pois ela queria cinza com branco de qualquer jeito. Achei vários filhotes, ela não quis. Esperou a cadela engravidar, esperou os filhotes nascerem e eis que nasce uma única fêmea cinza e um macho cinza. De resto, todos tigrados ou brancos com poucas manchinhas. Imagine minha decepção se minha cadelinha for nervosa. Olha, nós a pegamos dia 23 /12. Ela só mostrou esse lado nervoso a partir do dia seguinte da vacina. Ela de fato morde muito nossas mãos assim que acorda e ao brincar. Morde o tempo todo. Coisa que meus terriers nunca fizeram. Até aí acho que é coisa de filhote, de dentinho. O de vocês tb tinha essa mania de brincar assim, de mordiscar vocês? Isso é normal neles? Mas o que de fato me deixou encucada é ela latir brava mesmo quando chegamos perto para um carinho e ela não quer. Ela avança mesmo, sem brincadeira. A hora em que ela mais se irrita é se tento tirá-la de cima da cama. Ela não aceita dormir na caminha dela, nem que fiquei ao pé da nossa cama.

Escrevi para a proprietaria do canil e ela acha que foi devido à vacina. Eu fiquei sem jeito de ficar insistindo, mas confesso que estou meio perdida, já que li e reli que os whippets não se dão bem com broncas e repreendas normais para outras raças.
Eu estou de férias na minha mãe em Campinas e por isso a vet daqui só a viu mesmo no dia da vacina. De qualquer forma vou telefonar para perguntar. A gente nunca sabe se está enchendo demais. "

13 comentários:

  1. Olá!!
    Puxa,eu ia fazer uma pergunta bem parecida com essa, o Floriano ainda é um baby, ele veio pra casa com um mês, nós demos a primeira dose de V10 aos 50 dias e ele vai tomar a segunda depois do dia 20, bom, as brincadeirinhas dele são de morder mesmo... o tempo todo, nós estamos tentando faze-lo parar mas parece que é o jeito dele interagir com a gente, eu ando fazendo carinho em lugares que seja mais difícil da boca dele chegar, como no quadril, ou faço no pescoço e quando ele quer morder eu passo a mão pro outro lado, ele está começando a perceber que esses carinhos são pra ele curtir sem precisar "brincar de morder" pelo que eu leio aqui no confraria e na net isso deve fazer parte dessa fase de filhotinho e ele adora brincar com crianças, mas aquelas crianças que querem correr e fazer bagunça com ele, nada de ficar parado no sofá vendo tv com elas... ele é meio dono do sofá, mas não consegue subir na cama (mas tenta TODOS os dias, mas o salto ainda não alcança a altura da cama)

    ResponderExcluir
  2. Olha, Roberta, tudo indica que NÃO é a vacina que a tornou assim. A reação normal de uma vacina é ficar calombo no local e inchado, mas não agressividade. A Suzie sente dor, mas nunca nos mordeu e nem agiu agressivamente por conta disso.

    Pelo que pude perceber, ela é novinha e está, sim, testando a liderança de vocês como donos, como qualque cão saudável faz. A Suzie também já agiu assim e, mesmo a gente tendo lido que eles não se dão bem com adestramento focado em punição, isso não quer dizer que eles nunca devam levar broncas (mas nunca bater!).

    O que eu fiz na primeira vez que a Suzie avançou em mim? Eu não tirei a mão, mas, ao contrário, agarrei o focinho dela e puxei a pele do pescoço, falando não bem firme com ela. Foi preciso só essa vez comigo, e uma vez com meu marido, pra ela NUNCA mais fazer.

    Sempre digo que os problemas nunca são dos cães, mas sim dos donos =P Uma vez que a gente deixe brincar de nos morder,eles podem achar que é legal morder, tanto forte como fraco. E, pra quem tem filhos pequenos, isso é muito ruim.

    Os cães devem saber que nós somos os líderes, e não eles. E existem várias maneiras deles nos encararem assim, sem precisarmos usar de força. Basta que eles nos obedeçam antes de comer; comam depois de nós; nos obedeçam antes de passear; caminhem ao nosso lado, sem puxar e sem nos arrastar de um canto pro outro na rua; façamos carinho neles quando NÓS quisermos, e não quando eles quiserem; não permitirmos de maneira alguma que eles elejam um móvel da casa como deles e não nos deixe sequer nos aproximar. Entre tantas outras coisas.

    Quando sua Twiggy for avançar em vocês, façam o que fiz com a Suzie.
    Também não sei com que idade ela foi p/ a sua casa, se vocês a socializaram. Um cão que vai muito cedo para a casa dos donos não teve tempo de obter a educação da mãe (se é que ela teve alguma educação... risos) e nem saber que é um cachorro e agir como tal. A idade ideal de se pegar um filhote é com uns dois meses. A Suzie veio com 4 meses e meio para casa e continuamos com a socialização dela, treinamento, e as broncas. Faz parte. Devemos EDUCAR nossos cães, eles não serão infelizes por não nos deixarmos fazer o que quiserem. Ao contrário, eles PRECISAM saber que somos os líderes, ficam mais felizes assim do que com excesso de mimos.

    Espero ter ajudado de alguma maneira mas, qualquer dúvida a mais, estou às ordens!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, obrigada à Débora por responder tao prontamente às minhas perguntas e postá-las aqui. E também muito obrigada Fúlvia pela sua paciente explicação. É acolhedor saber que outros filhotes também já tiveram "seus dias". Achei muito legal poder entrar aqui e encontrar pessoas que ajudem nas nossas dúvidas, afinal, uma raça é diferente da outra e sou totalmente marinheiro de primeira viagem com whippet.
    A Twiggy veio 5 dias antes de completar 2 meses, por insistência minha devido ao Natal pois era o "nosso presente". As donas do canil no Rio foram super fofas sempe comigo, mas fico sem jeito de ficar telefonando para elas a toda dúvida que surge.
    Eu li tanto sobre eles serem sensíveis a broncas que estou com medo dela ficar super magoada.
    Olha, percebi hoje que ela acorda mordendo todo mundo como pode, mas me dei conta de que essas mordidas após acordar sao mesmo de amor (ou coceira nos dentes mesmo). Ela fica animadíssima quando acordamos e morde o tempo todo. Já notei que é diferente de quando fica brava ou entao quando ela nao está a fim de brincadeira e nós estamos. Daí ela mostra o geninho. Dá um passa fora legal mesmo. No mais é uma cadelinha super amorosa e querida.
    A verdade é que acho que ela está muito, mas muito mais tranquila hoje. Vamos ver quando for contrariada. Hoje vou fazer o teste e se ela agredir vou tentar sua técnica.
    Agora, minha maior surpresa com whippet foi o tanto qu ela é guloso. Ela voa nas guloseimas humanas como se fosse um leopardo, sem limites, sem cerimônia. Eu acho que ela pensa em comida o tempo todo. Nunca pensei que com essa magreza toda tivessem tanta gula.
    Mais uma vez, obrigada.
    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho um Whippet e gostaria de fazer uma pergunta. De acordo com sua resposta posso tentar ajudar.

    - Você comprou a Twiggy do Canil Boreas Dumos?

    Abraços

    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Oi, não foi no Boreas Domus não. Comprei em outro canil no Rio.
    E agora, minha Twiggy merece que eu fale bem dela também. De fato, passada a dor na região da vacina, ela nao acha mais ruim quando vamos pegá-la. Muito pelo contrário, está querendo colo até demais.
    Quanto a nao aceitar broncas, segui as instruções da Débora e da Fúlvia e parece que está realmente dando certo. Ela nao está mais "respondona". Simplesmente se afasta quando repreendida.
    Abçs,
    Roberta

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu tb tenho um whippet macho que quando foi para minha casa teve esse comportamento e fiquei muito triste, mais pedi ajuda para as donas do canil e outros.
    Ele tinha a mesma reação, chegou até morder feio meu filho que tem 5 anos no braço.
    Pensei na época em dá-lo pois não estva conseguindo controlar a situação.
    Agora ele está bem melhor, pois tb já fez 1 aninho.
    Olha eles melhoram bem quando fazem 1 ano.
    Como não tinha muita nexperiência de lidar com a raça fique muito chateada, mais aos poucos coloquei tudo em ordem.
    Os whippets detestam que batam neles e partem para cima de nós, peço que não faça isso, procure brigar com um tom de voz ripido, outra coisa que deu certo, pegue um burrifador de roupas e coloque água, quando ele fizer coisas que não agrade burrifi nele e veja que dá certo.
    Outra coisa pegue latinha pequena do tipo nescau e coloque parafusos, bolinhas,algo que faça barulho e toda vez que fizer algo que vc não goste, faça barulho. Eles não gostam e param na hora.
    Deu certo para mim.
    Bom tenha boa sorte e bastante paciência pq no começo assim mesmo e até pior, mais tudo no final irá dar certo.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Ola...eu também tenho um filhote de Whippet que está com quase 3 meses. Ele morde mesmo, avança, rosna e fica todo nervosinho. Eu ja tentei espirrar água nele, mas ele adorou. depois bati com o jornal no chão, e ele fez a maior festa. Agora, quando ele me morde, eu digo NÃO e me afasto dele. Parece que está funcionando.
    Uma dúvida: o filhote de voces come demais???? o meu avança na comida e parece ser um "saco sem fundos".

    ResponderExcluir
  8. Ha ahah hah.. gente esses whippets são demais.. eu imagino a situação de quem postou esse comentário acima do meu.. eles são mesmo muito imprevisíveis e esse whippet que gostou do jatinho de água e do jornal deve ser dos mais arteiros, o verdadeiro menino maluquinho.
    Só fiquei com vontade de saber quem é esse menino maluquinho, queria ver a carinha dele, quem será, hein??

    ResponderExcluir
  9. Ahhh.. e comilões eles são, quando não se trata de ração...rs
    Pelo menos com o Zé é assim.. ração ele não quer, mas qualquer coisa ele devora..rs

    ResponderExcluir
  10. Pois é, a Twiggy fez 3 meses ontem. Ela comia ração o temp todo, feito doida. Mas depois que sentiu um cheirinho de comida sendo feita, enlouqueceu. Ela voa feito um gato , sem a menor cerimônia, sobre a mesa e, pior, voa na nossa mão. Já arrancou várias comidas da mão do meu filho. Batedora de carteira mesmo. Isso eu nunca tinha visto.
    Outra coisa é que nao quer aceitar de maneira alguma dormir na caminha dela, mesmo que seja dentro do quarto da minha filha. Ela quer endredon de gente.
    Alguém tem alguma dica?
    Roberta

    ResponderExcluir
  11. Edredon eles sempre querem mesmo. A minha cachorrinha tem um edredon para ela. Não o nosso, o dela. Acredito que eles devem enteder o que é de quem, como percebi que ela queria porque queria um edredon, ganhou um. E adora. Deixo em cima da cama para ela, se tenta entrar e o edredon cai no chão, ela me chama para pegar, mas na maior parte das vezes ela joga o edredon por cima do próprio corpo. Quando vou dormir, ponho o edredon na caminha dela e lá vai ela se enrolar nele novamente.

    Quanto à comida, adoram tudo mesmo, mas depois, se entenderem bem a liderança, podem ficar na frente de um prato com salsichas que respeitam. Procure deixar claro, de forma bem incisiva, que não gosta quando ela come algo que não deveria comer e sempre coma antes dela, caso vá dar um pedacinho do que estiver comendo. A minha cadelinha sabe que o último pedacinho é dela. Por eu não dar antes nem durante e não falhar em dar um pedacinho no final, ela aprendeu a ficar aguardando que eu termine para receber o pedacinho dela.

    Espero que ajude.

    Um abraço,
    Ivone.

    ResponderExcluir
  12. Tenho 3 whippets. A Twiggy tem 20 meses e é hiperativa e ansiosa, mas não é agressiva. Peguei leve com ela pois li todo aquele papo de não dar broncas p/ não magoar e etc.
    Ficou uma pentelha. A Ully tem 17 meses e sempre foi calma, mas é temperamental. Se encherem o saquinho dela, vai p/ cima, mas jamais contra pessoas. Ela é tímida e se afasta de estranhos.
    A Cherry que tem 8 meses se assusta à toa.
    Sou linha dura e se preciso, pego o chinelo. Daí, corre todo mundo p/ a casinha.
    Adestrei as mais velhas por 6 meses e deixo claro que a cadela alfa em casa sou eu. Ninguém sai primeiro para passear e se puxar, leva bronca. Funciona.
    Dormir, é na casinha na lavanderia. Tenho uma "vila" com tres casinhas diferentes.
    Qdo desligo a tv, elas já vão para a casinha e esperam pelo biscoito e ficam quietas até a manhã seguinte.
    Acho importante seguir uma rotina e habituá-los a ela.
    Tb têm que saber quem manda e se necessário, uma chinelada para impor moral não tira pedaço. Só não pode, em hipótese alguma, espancar ou ferir qualquer animal. Educar é diferente de aterrorizar. Amo minhas meninas e tenho certeza que a recíproca é verdadeira, mesmo depois da bronca.

    ResponderExcluir
  13. Escolheu o cachorro pela cor e o separou da ninhada antes de 2 meses pq "era presente"? (....)
    Bem, tenho um whippet também mas ele nunca mordeu ninguém, quando muito mordisca os coleguinhas, mas na brincadeira. Sempre foi super amoroso, e está com 1 ano e 8 meses. Eles precisam de muito carinho para aprender a tb retribuir. São cães especiais, muito sensíveis e dóceis. Tens de ver se as crianças também não o assustaram com brincadeiras mais bruscas.
    Arranjar um brinquedo bom para mordiscar é uma alternativa, e insistir que ele morda sempre o que é DELE.
    De resto é normal, é um filhote e tem coceira nas gengivas. Crianças também têm e choram.

    ResponderExcluir