SENTA, DEITA E PARADO II

Por: Fúlvia Zepilho

Ensinando um novo exercício
Você deve começar o treino inicial em uma área tranqüila, sem distrações. Se possível, sem a guia. Assim, não força o cão com controle físico a cada passo. Sem guia, o cão tem a oportunidade de escolher. Quando responde, é porque quer. Trabalhar sem a guia também é menos incômodo.

Outra dica para um treinamento bem-sucedido é começar com um plano claro e bem planejado. Se você visualizar seus objetivos para o cão e então “olha para trás”, visualizando cada passo até atingir o comportamento final (objetivo), terá mais confiança no cão. O controle da sua voz e linguagem corporal mostram ao cão que você sabe o que está fazendo. Os passos seguintes lhe ajudarão a ter um bom começo, particularmente se você não tem muita experiência com cães.

c u i d a d o :
Só porque o cão executou o exercício uma ou duas vezes não significa que ele realmente o entendeu. Nunca hesite em voltar alguns passos ou ajudar o cão que não segue as instruções. Geralmente acreditamos que nosso cão entende algo e escolhe não fazê-lo. Na verdade, o cão pode não ter entendido os sinais que você lhe deu. Dê-lhe o benefício da dúvida. Volte para o começo e recompense cada passo dado para o sucesso.

Definindo objetivos
Forme uma imagem mental clara do seu objetivo final, que deve ser específico. Você deve definir quais comportamentos constituem um cão bem comportado, tais como: vir quando chamado; cumprimentar pessoas sem pular; andar com a guia frouxa sem puxar, etc. Todos esses comportamentos são obtidos em um passo de cada vez. Sempre tenha em mente objetivos a longo prazo e a curto prazo. Por exemplo, seu objetivo a longo prazo pode ser fazer seu cão sentar sob comando verbal a uma distância de 50 pés. Seu objetivo a curto prazo no primeiro dia é fazer o cão sentar sob comando sem precisar de sua ajuda. Ao final da semana, você poderá chegar a 5 pés de distância do cão. Se este fosse seu objetivo a curto prazo, vocês dois obteriam sucesso.

Passe rapidamente pelos passos que você está dando. Você pensará: “Primeiro eu ajudarei meu cão a sentar. Quando ele estiver confortável fazendo isso, usarei comida para guiá-lo a sentar. Depois direi “Senta” e darei o petisco depois que ele sentar...”. Elogie e recompense cada pequeno passo, mesmo que você tenha que voltar um pouco.

Quando ensinar um novo exercício para um cão desmotivado, não esqueça:
- Pratique cada exercício poucas vezes por sessão, então, faça outra coisa. Você pode repetir a seqüência mais tarde.
- No começo, o aprendizado será mais rápido se você praticar todo dia até que o cão entenda o exercício.
- Uma vez que a fase do aprendizado estiver completa, reduza. Se você praticar apenas 2 ou 3 vezes por semana, você terá mais sucesso com o cão independente.
- Comece a treinar em uma área tão sem distrações quanto possível. Gradualmente adicione distrações conforme o nível de “perícia” do cão aumente.
- Se você adicionar uma distração ou mudar para uma nova área para treinar e seu cão ficar distraído, tente aumentar a distância entre vocês e a distração. Se você está treinando em um parque e seu cão quer se juntar aos outros cães ou ao jogo de futebol, comece a treinar do outro lado do parque e, gradualmente, vá para perto da distração enquanto pede atenção do cão. Isso pode ser conseguido em uma sessão ou pode levar muitas sessões.
- Tenha calma e paciência – em algumas sessões, seu cão pode não progredir tão rápido.
- Elogie qualquer tentativa de obedecer, especialmente se seu cão está tendo problemas com o exercício.
- Repetições e/ou correções duras criam uma atmosfera de insegurança, ressentimento e medo – um péssimo ambiente para o aprendizado. Cães independentes tendem a mostrar uma resistência passiva com essas técnicas de adestramento. Cães independentes, principalmente os dominantes, podem decidir resistir porque você tenta forçá-los.

Uma ação específica pode ser realizada rapidamente ou demorar. Não há como prever. Seu cão pode aprender uma tarefa quase imediatamente e levar semanas para conquistar outra. Todos os cães têm exercícios os quais gostam ou são mais capazes fisicamente de fazê-los. Esses eles aprendem rapidamente. Ações que não os agradem e que são fisicamente desafiadoras levam mais tempo para serem aprendidas e requerem mais reforços positivos.

d i c a :
Para evitar confusão, não use combinações como “Senta Deita”. É para o cão sentar ou deitar? O comando que você usa para um comportamento em particular não importa. Apenas certifique-se que este seja curto e não facilmente confundido com outro comando. Qualquer que seja a palavra usada, seja consistente. Use-a e somente a ela quando pedir uma tarefa específica.

Artigo completo:
Senta, Deita e Parado - parte I
Senta, Deita e Parado - parte II ( você acabou de ler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário