GIRA E CÍRCULO

Por: Fúlvia Zepilho

Oi pessoal!!
Essa semana vamos aprender um truque pra fazer com nossos magrelos? Vocês podem dar o nome que quiserem, eu uso o "círculo" p/ o giro no sentido anti-horário e o "gira" p/ o horário.
Esse é bem simples de ensinar!!

Com um petisco na mão, guie o cão p/ o movimento (girando, com as quatro patas no chão, claro) que você quiser. Só que ainda não dê o comando.

Quando comecei, eu dividia um bifinho em 30 pedaços (às vezes em 40) e repetia durante o dia (aqui é tudo controlado, não quero que minha magrela fique gordinha por causa das aulinhas de adestramento, né?!). Claro que eu só dava o petisco depois de uma performance legal.

Pra vocês terem uma idéia do que é uma performance legal: nos primeiros dias (dependendo do cachorro em alguns minutos só), ele vai fazer tudo devagar, tentando entender o que queremos dele. Isso é uma performance legal para os primeiros dias. Quando ele já tiver sacado a brincadeira, ele vai fazer bem rapidinho. Aí é uma performance legal e você só deve recompensar estas, não mais as lerdas. Se ele fizer lento de novo, está cansado e é melhor parar (sendo que o ideal é parar com a aulinha antes dele enjoar - aqui depois de uns 15 minutos de aula, intercalando comandos, claro (se for o mesmo comando, fazer 10 a 15 repetições e parar)).

Tomem o cuidado pra não usar o petisco na mão sempre. Quando seu magrelo já tiver entendido a brincadeira, deixe os petiscos em outro lugar e use apenas sua mão para guiá-lo (eu uso meu dedo indicador e comando verbal). Ah, sim, o comando vocês introduzem quando seus magrelos também já tiverem entendido.

É um truque bem fácil e divertido para eles. Com o tempo, vocês podem recompensar o magrelinho depois de duas voltas, três, quatro e assim sucessivamente. E podem dar o comando "furacão" depois de quantas voltam vocês quiserem (com a Suzie são 4... eu fico tonta de ver se são mais de quatro voltas, hahahahahaha).
Curiosidade: alguns cães têm preferência por um sentido. Alguns estudos sugerem que isso se deve ao fato de eles, como nós, também serem destros, canhotos ou ambi-destros.
A Suzie faz melhor o "círculo", mas hoje, particularmente, a melhor foto foi com o "gira" (ela faz mais devagar, aí consegui a foto). Seus cães preferiram qual sentido?

Depois quero ver as fotos, hein?!
Na foto, a Suzie está fazendo o gira (não usei petiscos, apenas deixei, como recompensa, ela me dar um abraço e um beijo). Só não reparem a qualidade da foto, porque é difícil dar o comando, fotografar e ainda ficar de olho em uma bebê-móvel ao mesmo tempo (risos).
Nas próximas aulas, vou também colocar fotos, acho que fica mais fácil de vocês entenderem, não é mesmo?!

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostei muito do seu Blog, parabens!

    Gostaria de divulgar o meu, "Adestrando a fera". Passe por lá e me diga o que acha...

    Conheça as mais novas técnicas de adestramento animal. Você nunca viu nada parecido!

    http://adestrandoafera.wordpress.com

    Um grande Abraço;
    Prof. Howard Bull

    ResponderExcluir