CACHORRO MOTIVA QUEM TEM PREGUIÇA DE TREINAR

Enviado por: Maurício Oliveira, mais conhecido como o Maurício da Medley.

Animal incentiva a melhora do condicionamento e o gasto de calorias

Quem gosta de cachorro tem um motivo extra para ter um deles em casa. Os passeios com o animal são uma desculpa perfeita para manter a boa forma. "Um animal bem adestrado é ótima companhia para caminhadas diárias", afirma o professor Marcelo Augusto Capella, sócio da SP Fit Club. O adestramento é indicado tanto para evitar acidentes quanto para que seu amigo permaneça concentrado durante a atividade (se ele parar a cada árvore ou poste, por exemplo, você terá dificuldade para pegar o ritmo do exercício).

No início de um programa de treino, ter um animal para passear até ajuda na melhora do desempenho. Isso porque você vai acabar praticando sua atividade duas vezes por dia: numa delas com foco no desempenho e, na outra, transformando o passeio numa maneira de queimar mais algumas calorias.

Mas não é aconselhável correr (guia de corrida) com o cachorro, segundo o professor da SP Fit Club. Isso porque, caso o animal se distraia, pode acabar acontecendo algum acidente ou uma lesão mais séria no seu corpo. Também é preciso ter atenção com a coleira, que precisa ser leve para não provocar dores ou cãibras nos braços. Você também precisa ajustá-la num tamanho que não prejudique os movimentos dos braços, evitando forçar demais os ombros e os punhos.

Um cuidado necessário, antes de percorrer quilômetros com seu cachorro, é descobrir o nível de esforço que ele suporta. Raças com patas mais curtas, como os dachshunds, têm dificuldades. Dálmatas, galgos e os vira-latas tendem a ser parceiros de fôlego e disposição invejáveis.

"Uma idéia é passear com o cão para a fase de aquecimento. Depois, durante a corrida, você deixa o animal em casa ou preso em algum lugar fora de perigo", afirma o professor. Nas pausas, lembre-se da hidratação sua e do cão, principalmente nos dias mais quentes.


a t e n ç ã o 
Galgos não possuem esse fôlego, nem a disposição invejável, melhor recorrer ao dálmatas ou virinhas.
Os galgos são cães velocistas e não maratonistas. São rápidos, queimam sua resistência em segundos.
Enquanto filhotes possuem um pouco mais de pique, aquela energia inacabável, mas quando adultos eles poderão até correr ao seu lado, mas é preciso ver se ele ainda corre com prazer ou apenas por quererem ficar o seu lado.

Um comentário:

  1. Essa matéria se encaixa muito bem na minha história com a do Neuf. Quando o Neuf chegou em casa, no final de 2007 e estava já há algum tempo levando uma vida um tanto sedentária.
    Com o Neuf em casa, eu precisava "esgotar" a enegia dele pra não ter outras consequências...rs
    Foi então que começamos a sair pra andar 2 vezes ao dia, a ir ao parque Villa Lobos ou Ibirapuera com muita frequência. Andávamos 1 ,2, 3... até 6 kilômetros e cada vez queríamos mais. Foi então que no início de 2008 começamos a correr, isso com acompanhamento técnico para fazermos a coisa da maneira certa. Enfim, hoje nós corremos 3 vezes por semana cerca de 10km. O problema é q sempre que terminamos eu fico cansado e Neuf sempre com aquela cara de: Quando vamos começar a correr?

    ResponderExcluir