NÃO É FÁCIL TER UM GALGO

Por: Debora e Zé Magrelo

Olá amigos..
prometi liberar o post do Palito, né?

Agora vocês irão entender porque eu não quis misturar o assunto de hoje com a gostosa surpresa que a Juliana Cunha, mami do Palito, queria fazer para o Thiago, o papai galgo..heheh


*****
Faz um tempo que decidi não meter o pau em mais ninguém, não reclamar, não julgar, enfim.. estou tentando.. hehe
Isso porque vejo pessoas fazendo campanha contra isso e aquilo de forma impensada, contra tudo e contra todos, só pra fazer barulho e se destacar na multidão.

Não é preciso ir contra ninguém, basta ser a favor dos seus ideais.

A favor do vegetarianismo, sim. Contra quem come carne, não!
A favor do antitabagismo, sim. Contra quem fuma, não!
A favor da adoção, sim. Contra quem compra, não!

Meu Zé foi comprado e a explicação é simples:
-Quando o vi, for amor à primeira vista, eu queria ele! E foi comprado porque estava à venda, se estivesse para adoção, seria adotado. 

E mesmo se eu o tivesse adotado, seria criticada por ter adotado um galgo e não um SRD.
É o que vejo acontecer com a maioria dos adotantes de galgos. A pessoa recebe seu cãozinho tão esperado, tão amado, sai naquela alegria contando e mandando fotos sobre seu mais novo filho, mas é bombardeada de perguntas tipo "ahh, mas é um galgo??" "você adotou um cão de raça?" "por que não adotou um vira?" e aí o adotante precisa a todo momento ficar justificando tal adoção, como se tivesse cometido um crime.



Eu não nego que já falei milhões de vezes que quem adota um galgo não está fazendo nenhum favor.. o adotante está apenas se presenteando, e qual o problema disso? Na minha opinião essa é a adoção ideal, sem saber o cão adotado está realizando um desejo do adotante.

Por que gastar energia criticando quem adotou um galgo? Por que não manter o foco nos SRDs?


A turma do contra, ao invés de criticar, deveria tentar inovar, criar novas abordagens em prol da adoção! 
Não seria melhor investir toda energia nos vira-latas, transformando-os no novo "objeto de desejo"?
Se eu tivesse tempo, criaria um blog com vira-latas maravilhosos de dar inveja em qualquer um, mostrando que eles sim, são os verdadeiros cães de raça. No lugar de carinhas tristes e sujinhas exibiria cães alegres, brincando, dormindo ao lado de seus novos donos, todos limpinhos e cheirosos. Com vídeos deles expondo sua notável inteligência, obedecendo a comandos e fazendo truques bonitinhos que as pessoas adoram assistir e que eles adoram fazer.. hehehe. Quem não sonha em ter um vira-lata desses?

 Por que não levantar o moral dos virinhas, o que só aumentaria a procura nas feirinhas de adoção?
Ok, nem todas os virinhas são lindos e maravilhosos, eles são resgatados em estado lastimável.. mas é aí que tá o x da questão. O cão resgatado em estado lastimável é o mesmo que estará todo orgulhoso esbanjando charme amanhã.


E que fique bem claro que não estou generalizando o pessoal da proteção animal, tenho muitos amigos nessa área que dão um duro danado, ok? Trabalham sem apoio, sem união entre a classe, na base do sangue, suor e lágrimas.

Os virinhas merecem muitas e muita campanhas (isso é inquestionável), tiro o chapéu para quem trabalha  por eles, mas se tento ajudar sou criticada, pela turminha do contra, por ter um cão de raça.

Se você faz uma ação em prol dos SRDs deve manter seu cão de raça escondido, porque se descobrirem ... lá vem paulada!

Repito: - Não falo de todos os protetores, falo daqueles que mais criticam do que fazem. E pior, ainda atrapalham o trabalho daqueles que realmente se preocupam com os animais.

Revolta e palavrões não resolvem, só afastam pessoas do bem. Não podemos nos deixar tomar por energias ruins, nunca devemos trocar o amor pelo ódio, principalmente quando lidamos com os animais. A maior motivação deve ser o amor, sempre!


Daqui pra frente me contentarei apenas em ser a favor do meu time e não contra os outros.

Essa regra só não vale para o futebol, nessa questão sou a favor do Timão e fervorosamente contra todos outros.. hehe

O que isso tudo tem a ver com o Palito e sua mamis, Juliana Cunha? Tem muito a ver.. leia Palito em casa

12 comentários:

  1. Déeeee,
    Mais uma vez concordo com você, plenamente. Cada um faz o que julga o mais feliz para sua vida. Durante meus ainda poucos anos de vida comprei muitos cães de raça e tb adotei outros. E não foram poucos. Hoje, sei que existem muitos, muitos cães para adoção. A situação é cada dia mais critica e continuará crescendo. Crianças para adoção tb. Isso é um defeito genético de nossa Sociedade: quero, tenho, mas se não consigo manter, desfaço. Então, não nos culparemos porque pagamos por algo. O que tiver de ser, será. Se tivermos que adotar um dia, adotaremos.
    Eu, você e a Juliana, como muitos continuaremos a defender nosso time (menos os Timão kkkk) e trabalharemos para que muitos cães para adoção encontrem um lar feliz.
    Por que eu tb?
    Porque eu tb comprei outro Whipett!!!
    Logo logo, qdo chegar, postarei a carinha linda de minha nova magrelinha.

    Bjus a todos e..."Orai e vigiai" ...já diz o evangelho...isso resume tudo.

    ResponderExcluir
  2. Debora, concordo com tudo que disse.

    Gosto de todos os cães, mas os galgos me atraem e decidi me dedicar a eles, em divulgar petições, doações, sos, etc.
    Muitas vezes me sinto culpada de ser tão seletiva, mas cada um no seu quadrado, não é?

    Sou a favor de todos os animais e seres humanos, sonho por uma sociedade mais justa e mais amorosa.Admiro o trabalho dos protetores, admiro quem adota virinhas, admiro quem resgata, cuida e coloca para doação.

    Se cada um fizesse sua parte, com menos cobranças e julgamentos, seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. "Se você faz uma ação em prol dos SRDs deve manter seu cão de raça escondido, porque se descobrirem ... lá vem paulada!"

    Yoka é pequena e magrelinha, nas fotos, a escondo atrás da Zelda, a mais parrudinha da casa e assim posso postar no Orkut e continuar preservando minha integridade física! rsrsrsrsrsrs

    Este post me provocou a escrever, pena estar tão atarefada agora, mas há muitas coisas sobre as quais gostaria de falar, pois as desequilibradas (estou sendo específica) da proteção animal quase (eu disse quase) me enlouquecem. E isso sem contar as colecionadoras que se acham protetoras. E, inclusive, dispenso o título, pois não cumpro com toda a cartilha que exigem. (E mil brindes a isso!)

    Beijo grande em vc, no Zé e demais magrelos e pais orgulhosos!

    ResponderExcluir
  4. Debora, estou com voce e não abro.
    Eu acho que quem quer adotar que adote..quem quer comprar que compre.
    Eu mesma tenho hoje 4 filhotes lindos sendo que dois foram adotados e dois comprados.
    Mas ouvi muiiiito quando adotei o meu Kiko,porque ele veio com seu problema de saude e precisava de cirurgia. Ouvia muito "..Nossa voce adotou um cachorro assim.." ou então "...Já que queria adotar porque não adotou um sem problemas.." ou o pior "..Nossa mas ele é feio.."
    E para todos a resposta era "..o problema é meu meu filho é lindoooo...adotei sim e adoto mais e compro tambem e não me importo com isso,pena eu tenho de voce que quer fazer a mesma coisa que eu mas infelizmente não pode, sabe porque?Porque adotar ou comprar nossos filhotes lindos são para pessoas muiiiito especiais.
    Bj
    Monica Terra e Lambeijos de Kiko

    ResponderExcluir
  5. Dé, hoje mesmo estava conversando sobre esse assunto com minha professora de inglês, que também é uma amante dos cães e sempre procura ajudar de alguma forma. Vou até mandar este post para ela ler...
    Concordo demais com o que você escreveu!
    O radicalismo de algumas protetoras me fez ficar mais ausente de blogs, sites e comunidades de adoção e proteção.
    Recebí mensagens grosseiras pelo fato de ter cães de raça, teve uma até que me mandou um texto no qual dizia que eu, por ter cães de raça e comer carne, não tinha o direito de falar que amo os animais. Pode???
    Confesso que dessa vez me revoltei e tive que responder, mas, no geral, deixei passar os insultos.
    Agora faço o que posso, divulgo os galgos que a Denise coloca no orkut do Fly, alguns casos que me pedem ajuda mas tudo de forma mais discreta.
    O ruim é que as tais protetoras radicais acabam se indispondo com pessoas dispostas a ajudar e fazendo com que VERDADEIRAS PROTETORAS sejam prejudicadas.
    O negócio é respirar fundo, relevar e fazer a sua parte.
    No final das contas o que importa é que sendo Galgo, SRD ou de qualquer outra raça nós amamos esses peludos!!!

    Beijos e lambeijos,

    Rê, Maria e Severina

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião eu nunca vou dar um cachorro se eu tiver uma ninhada, pode ser de qualker raça ou sem raça, pois meu pai cria GALGOS (GREYHOUNDS)desde 1970, ele deu pra vários amigos os filhotes, hoje em dia vc ñ acha ninquem, dakeles q o meu pai deu ter um galgo, e mesmo alguns nunca cuidarão direito, pois eu acho q quando vc da tem q saber pra kem vai dar, mas a maioria ñ todas as pessoas, ganham um filhote e se ñ gostarem acabam se descartando deste filhote, pois mesmo " ele ñ custou nada" assim alegão, eu so vendo eles, e se por um acaso eu der um muito dificil acontecer , tem q ser pra alguem q eu conheça muito bem e q eu vou acompanhar ve-lo se esta sempre cuidando bem deles.

    ResponderExcluir
  7. Dé, faz tempo que não apareço! Mas sabe que muitas vezes fico com vergonha de contar a história do Phusilli, tem gente que me olha estranho e diz que o caso dele não é adoção...hora no final das contas ele ficou sem casa...não tinha para onde ir; não conheço a dona anterior a Jaque e resolvi acolhe-lo! Mas ai conto a história toda e me sinto julgada! Vc tem 100% de razão! Sim ganhei o Bamboo do meu marido e você sabe...amo como se tive achado ele na rua! A Jaque não pode ficar com o Phu e o recebi com amor... Isso é ou não é adoção??? Pouco importa...Eu diminui a minha zona de conforto, fiz adaptação, mudei de casa para poder ter mais qualidade para mim e para eles. Trato da melhor maneira possível! E AMO ... AMO Whippets/Galgos, nada no mundo me faria escolher outra raça!
    Somente para uma variação de temperatura e pressão...para não dizer o contrário...Vc está 100% CERTA!! O mundo é insatisfeito e não faz nada para mudar!
    Beijocas da Lu; do PHU e do Bamboo!

    ResponderExcluir
  8. É gente, o importante é cada um fazer a sua parte direitinho, né?

    Rê.. qual será o nome da dondoca, vc já decidiu? Não deixe mesmo de apresenta-la e contar sobre a chegada, adaptação (dela e da Gracie).. essas coisas, né? Estamos ansiosos com a chegada da nova amiguinha.

    Dê, seu trabalho é lindo e muitos galgos estão hoje bem e maravilhosos graças a isso. Seletivo ou não, beneficiando um cão já está valendo a pena e sabemos que vários já foram destinados a lares maravilhosos.

    Ivone, Ivone.. você é mesmo sensacional, sabe que por você atuar na proteção fiquei com um leve receio ao postar essa nota, nem inaginei que também passasse por isso..heheh

    Aff.. não deve ser fácil pra você!

    Parabéns pelo seu trabalho, ainda essa semana falarei sobre ele aqui, tenho certeza de que ganhará novos amigos e colaboradores, principalmente agora que sabemos das dificuldades

    ResponderExcluir
  9. Monica.. que povo maluco mesmo, criticam quando você adota um cão sadio, bonito.. mas também quando adota um com probleminha?
    Kiko é um cachorrinho tão especial, para poucos mesmo, né?

    Rê: Você falou tudo "O radicalismo de algumas protetoras me fez ficar mais ausente de blogs, sites e comunidades de adoção e proteção." e pior atrabalha a proteção animal no geral.. ouvi isso de uma outra amiga esses dias também.
    Rê, quero falar com vc, vou tentar entrar no msn mais tarde..rs

    Oi Davi, eu até hoje não tenho minha opinião sobre isso, escuto mesmo muita gente falando que quando a pessoa ganha não valoriza, algumas pessoas são assim mesmo. Mas o principal é essa sua preocupação em acompanhar e sempre se certificar de que estão todos bem.

    Luuu.. quanto tempo mesmo, aliás esse post trouxe vários confrades sumidinhos..heheh

    Lu, entendo sua situação, ainda mais pelo fato do Phu ser um cão lindo, nem dá pra acreditar que não tinha dono, né?..heheh

    É também o caso do Filé que, como o Phu, hoje está tão bem que deve causar inveja. Aquela coisa tipo "pô, adotar um cão desse é fácil, quero ver tirar um cachoro todo arrebentado das ruas"

    Mas olha, confesso que já tive esse pensamento grosseiro.. o problema é que nós temos enraizado (eu já não tenho mais) a idéia de adoção como caridade, boa ação, favor, ajuda, cães sofrendo, resgate, sangue, bicheira e trá-lá-lá..
    E nada disso combina com os galgos cheios de amor, alegria, lindos, elegantes e também visados.

    Tá mais do que na hora de mudar o apelo das campanhas de adoção, emocionar com a beleza, não com a tragédia.

    Volto a dizer, você tem razão, adoção de galgo é adoção SIM, o Phu precisava de um lar e você o recebeu, deu toda assistência, carinho, alimentação.. tudo que ele precisava e o mantêm bem, sadio e forte até hoje. Vai saber o que seria dele se não estivesse aí com você, né?

    O mesmo acontece com vários outros galguinhos adotados que hoje estão muito bem.

    E olha, não tenha vergonha de falar que ele foi adotado não, conte a história dele.. na hora a pessoa pode até dizer ou apenas pensar que não é adoção, mas um dia ela vai entender.

    Olha gente PARABÉNS a todos que tem galgos e cães no geram muito bem cuidados, adotados, comprados tanto faz.. o importante é cuidar bem.

    Bom, depois de tudo isso, finalmente vou desengavetar mais um post, aquele que eu estava fazendo sobre nossos amigos e cãofrades adotados.. ainda bem que não o conclui antes, pois irei reformula-lo todinho.. rs

    Beijocas pra todos

    ResponderExcluir
  10. Olá Dé!
    Parabéns pelo post, estou com vc tb... é mais fácil ficar reclamando do que ter atitude!
    Tenho meu Farello que comprei sim, mas vcs não imaginam o lugar que ele morava... um apto minúsculo e cheio de tranqueiras, quinquilharias, sujo, bagunçado... E lá ainda moram os pais dele, dois adultos e duas crianças.
    Hj ele tem uma vida de príncipe pq a vinda dele foi planejada, calculada e prevista.
    Mesmo assim, ajudo financeiramente uma ong onde, a princípio pensei em apadrinhar um cão, mas qdo visitamos o abrigo, vimos que seria injusto com os outros cães, pois todos tem necessidades, então, dôo uma quantia mensal ao abrigo que eles utilizam para o que precisar.
    Tem uma frase bem legal de um comercial antigo, não me lembro do que era, mas a frase é assim: FAÇA PARTE, FAÇA SUA PARTE E DÊ A MELHOR PARTE DE VOCÊ!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Baita Post, meu whippet Cayman não estava nos planos embora eu e minha esposa estarmos nos "remoendo" por mais um magrelo, e aconteceu que nas visitas a criadora e grande amiga Gi, o Cayman sempre me recebia, mas em um primeiro momento não me dei conta, não observei, e ela nos ofereceu o "magrão", ele estava em uma disputa ferrenha com os outros machos (ganhando inclusive algumas suturas). Ela falou uma coisa na época que não esquecerei mais: "Vocês vão ficar com ele porque ele escolheu vocês". Somos tão acostumados a escolher (egoísmo?) que acabamos cegos para aqueles que nos escolhem e precisam de nós. Estaremos recebendo em alguns dias um pinscher para reencaminhar a um lar, não temos a solução mas podemos fazer parte dela, pesquisando e "garimpando" bons lares para essas figurinhas.

    ResponderExcluir
  12. Tais, adorei a frase, vou adotar.

    Fabio e Andrea, lendo o post de vocês logo pensei: Muito mais gostoso que escolher e ser escolhido. Mas realmente não estamos acostumados a isso.

    Olha, estou curioso para conhecer vocês e a turminha de magrelos, bem que você podia nos mandar fotinhos do Cayman e do outro magrelo, né?

    Fucinhadas pra vcs!

    ResponderExcluir