10 MOTIVOS PARA PASSEAR NA RUA COM SEU GALGO

Uma vez li que se um cão puder escolher o que é mais importante pra ele certamente escolherá o passeio, no caso dos galgos creio que diriam ser mais importante não o passeio e sim a companhia dos seus pais humanos... rs
Porém.. como os passeios são na companhia dos pais, a frase acima serve para nossos galgos também.

Mesmo os galgos que moram em casa térrea com acesso livre ao quintal vão se divertir na companhia de seus pais humanos, passeando pelo bairro, preso à guia, em segurança e sob seu total controle.

Quando criança eu morava numa casa com um quintal grande e adorava andar de bicicleta, mas andar de bicicleta no quintal, nunca gostei! Tinha que ser na rua, de preferência numa área esportiva que tinha perto de casa. Porque mesmo na rua.. aquele papo de “vai só até a esquina e volta” ou “fica só aqui na frente de casa” também não tinha graça.

Da mesma forma que andar de bike na rua é mil vezes melhor do que pedalar no quintal.. para nossos galgos andar no quintal nem se compara com as voltas na rua. 

O passeio é fundamental para o galgo viver novas experiências.


Os galgos precisam explorar outros territórios, é no passeio que eles vão conhecer os cães da vizinhança 'sua pseudo-matilha', irão fazer amizade com vizinhos, conhecer o tiozinho da esquina, as ruas do bairro, as árvores mais 'cheirosas', a melhor esquina para fazer o seus cocôzinho e etc.

O mundo lá fora é muito mais divertido do que o nosso quintal. 

Para dar uma força aos nossos cãofrades galgos que ainda não desfrutam desse prazer, listei abaixo 10 benefícios que uma simples caminhada diária proporciona a eles:



1. Segurança - Seu galgo terá maior noção espacial, ou seja, conhecerá seu bairro e se por um descuido ele sair na rua sem que você veja, terá menos chance de se perder; aliás a chance dele sair na rua sem você será menor, ele vai preferir te esperar e ir na sua companhia. Não precisará ir escondido.
2. Carinho e cuidado da vizinhança - Seu galgo será querido no bairro e se preciso bem cuidado, ou seja, novamente se algo acontecer com ele, ele será amparado e você avisado rapidamente pois saberão quem ele é, de quem é e onde mora;
3. Bem-estar - Ajuda a evitar depressão, ansiedade, stress, automutilação como compulsão por lambedura, timidez, fobias e etc;
4. Saúde - Previne a obesidade e assim uma série de outras doenças decorrentes do peso extra;
5. Socialização - Eu nem precisaria listar, mas é mais um motivo;
6. Felicidade - Seu galgo se sentirá feliz (e muito) todos os dias ao encontrar os amigos na rua (humanos e caninos), ele reconhecerá e saberá quem é cada um, voltará mais feliz para casa;
7. O prazer de um xixizinho na rua e menos xixi em casa - Diminuirá os xixis em casa, já que ele se esvaziará nos vários xixizinhos nas árvores e matinhos (muita fêmeas também, não apenas machos).
8. Cumplicidade - Seu vínculo com seu galgo crescerá ainda mais, seu galgo verá em você não apenas quem cuida e dá amor e comida, mas sim um 'comparsa' com quem ele divide algumas aventuras, você será seu cúmplice, companheiro, alguém de quem ele se orgulha e você sentirá o mesmo por ele.
9. Amizade e apoio - Não só ele, mas você fará novas amizades, com cães e pessoas. Poderá inclusive encontrar um vizinho que adoraria por ex. cuidar do seu galgo durante um final de semana em que você tivesse que viajar.
10. Olho clínico - Você conhecerá melhor o seu cão, podendo identificar rapidamente quando algo não vai bem. Por mais que nossos galgos fiquem grudadinhos na gente em casa, eles são muito quietinhos, passam boa parte do tempo sonecando, não é fácil perceber alguma indisposição. Na rua, enquanto caminham, sem nem perceber, você observa tudo.. se ele está feliz, indisposto, com ou sem dor, se tá fazendo o xixizinho de sempre, se agacha ou levanta a perninha numa boa, se abana o rabinho para amigos, se o pique está legal e tudo mais.

Lembre-se: Não importa se você tem tempo apenas para uma caminhadinha rápida ou mais longa, o importante é dar um rolê. Uma volta no quarteirão é pouco sim, mas é muito melhor do que nada.

Para ser completamente feliz.. 
seu galgo precisa conhecer o mundo lá fora. 

Sem contar que tudo isso é muito gostoso para nós, comparsas de passeios, é uma delícia quando passeamos e nossos magrelos vão parando no caminho para cumprimentar os amigos, quando vizinhos o chamam pelo nome e dão um oi mesmo que do outro lado da rua ou até mesmo atravessam a rua para dar um gostoso afago em nossos galgos.

Há umas 2 semanas, passando no outro lado da rua na porta de um bar, um dos amigos do Zé que ali tomava um cervejinha antes de ir pra casa gritou:
- Olha lá nosso amigo Zé!
- Zé, ei Zé!
O Zé parou querendo ir até la e ele gritou de boca cheia: - Zé EU TE AMO!
Foi inusitado, não era uma criança, nem uma pessoa melosa..rs
Acompanhei o Zé até o bar, se cumprimentaram e fomos emboras felizes!

A gente nem dá valor.. 
mas são coisas simples como essas que alegram nossa vida. 

Passear com nossos galgos no bairro..
é um dos melhores momentos que compartilhamos com eles

P.S.: Às vezes esses motivos apesar de motivadores, ainda são insuficientes, pois mesmo sabendo o quanto é prazeroso uma caminhada ainda temos receios como de fuga, ataque de outros cães e até mesmo doenças e outros imprevistos.. eu tinha muitos medos.
Se esse for o seu caso, aguarde mais um pouco. Abordarei essas questões em alguns dias com dicas de como driblar esses medos e sair da toca em segurança.

6 comentários:

  1. Ao ler a reportagem me lembrei:
    Tenho um casal de Whippet, e saio toda semana com eles, o interessante é que a femea faz mais xixizinho que o macho. Todo cantinho elas faz um pouquinho. Nunca tinha visto isto em femeas!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora, bom dia! Adorei o artigo, muito bom mesmo, nunca é demais reforçar a importância dos passeios com nossos magrelos! bjão

    ResponderExcluir
  3. Cae Fernandes [via email]2 de abril de 2013 às 11:19

    Adorei o texto! Concordo com tudo...realmente meu galgo fica extremamente feliz quando passeamos,
    faço 2 caminhadas diárias!
    Seria legal vc colocar no Facebook esse texto, gostaria de compartilhar com os amigos!!!
    Bjooos.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELA FORÇA ZÉ!!!
    SOU A AMY E MAMÃE SEMPRE LE AS NOTÍCIAS
    QUE VC MANDA.
    ELA ADORA MONTAR AS MINHAS FOTOS(KKK).ESPERO QUE VC GOSTE. BEIJOS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Débora, que delícia ler mais um artigo seu. Estávamos sentindo sua falta, estamos felizes por ter voltado !!!
    E MUITO !
    Bjs,
    Denise, Fly & Chara

    ResponderExcluir
  6. Amei !!!!!Tenho muito medo de sair com as meninas, mas agora vou aos pouquinhos, e vou conseguir.

    ResponderExcluir