Usando Reforços Secundários

Em primeiro lugar, acredito que a maioria saiba que “Reforços Primários”  são coisas muito recompensadoras (o que, automaticamente, faz o animal aumentar a frequência de um comportamento). Ou seja, são coisas que o animal precisa para sobreviver: comida, água etc. Quando você dá ao cão um petisco por ele ter sentado, você está usando um reforço primário.

Os reforços secundários são coisas aprendidas pelo animal, que ele associa aos reforços primários, então, obtém-se uma resposta similar ao do condicionamento clássico. Por exemplo: ao se repetir “Muito bem!” e dar um petisco, eventualmente o cão trabalhará para lhe ouvir falar o tão desejado “Muito bem!”.

É preciso ligar o reforço secundário ao primário uma parte do tempo, não importando a quanto tempo você o vem usando. Mesmo se o animal, por natureza, gosta do reforço secundário, este deve ser mantido com um reforço primário se você deseja um comportamento totalmente confiável. O mesmo vale se o animal ama o reforço secundário. Exemplo: algumas Belugas adoram que cocem suas línguas, é muito bom para elas e elas inclusive pedem por isso. Mas, ainda assim, isso é um reforço secundário, e devemos tomar cuidado para não usá-lo demais.

Você condiciona TODOS os comportamentos secundário como se fosse um comportamento. Ou seja, coçar a língua, dê um petisco. Afagar a barriga do cão, dê um petisco. Mesmo se o seu cão adore ter a barriga acariciada, inicialmente reforce-o com comida, se ele gostar de comida. Isto torna o comportamento (acariciar barriga) muito mais poderoso no futuro.

Quando seu cão estiver animado com o que você faz, comece a usar isto (carinho na barriga, o que quer que seja) como reforço, pedindo um comportamento, usa o reforço secundário e, em seguida, o reforço primário. Depois de ter feito isso por um tempo, use o reforço secundário sozinho em uma sessão, e nunca um seguido do outro. Gradualmente aumente o uso do reforço secundário, mas não use-o demais. IMPORTANTE: não me refiro ao clicker. O clicker é um marcador, e não um reforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário