Ter um segundo cão


Acho interessante como as pessoas acham lindo quando comentamos que queremos mais um filho. Agora, quando eu falo que quero MESMO ter outro cachorro, JUNTO com a Suzie (e não só depois dela, hunf!), acham que sou louca. E ter dois filhos é o quê, então, senão insanidade? Pra mim, ter dois cães é muito mais fácil. Mas, vamos à matéria?

Ter um segundo cão: duas vezes mais legal
Se você tem um cão e tem pensado em adotar outro, pense bem antes de fazê-lo. Há muitas coisas a serem levadas em consideração como, o cão ideal, manter a paz e equilibrar o orçamento.

Para se manter um cão adulto, gasta-se em torno de R$800,00 a R$1.400,00 por ano, se o cão não tiver problemas. Se você precisar deixar o cão em hotel ou se ele tiver algum problema de saúde, o custo será mais alto. Então, quando você pensa em ter outro cão, você deve pensar nos custos para este cão também.

Agora, vamos falar do cão em si. Quanto melhor for a escola, mais fácil será a transição. Uma hierarquia natural se desenvolverá nas primeiras semanas e geralmente o cão mais velho irá, e deverá, ocupar a posição de "alfa".

O que é melhor: um cão do mesmo sexo ou do sexo oposto? Muitos veterinários e comportamentalistas recomendam um do sexo oposto, pois diminuem as chances de agressão. Bom... eu adotaria outra fêmea, já que a Suzie se dá bem com exemplares do mesmo sexo também.

Que raças evitar? Evite aquelas que são conhecidas por serem agressivas com outros cães, como Pit Bull, Terriers. Claro, pesquise MUITO e escolha uma raça que tenha grandes chances de se dar bem com seu cão. Eu já tenho as minhas escolhidas: Whippet, Sheltie, virinha...

Se certifique que as personalidades dos cães combinem. Se seu cão tem muita energia, pegue um filhote ou cão jovem. Mas, se ele for mais pacato e não muito tolerante, melhor pegar um cão já adulto.

Com o cão já selecionado, a apresentação dos cães é muito importante. Observe seu comportamento, veja como eles reagem um ao outro e decida como continuar.

Considere todos estes fatores quando escolher um segundo cão - e não se esqueça das despesas extras com os cuidados com o mesmo. Além de se gastar mais com comida, brinquedos e cuidados, há também os gastos com veterinário. Então, se você pensa em ter dois cães, seus gastos irão aumentar sim, mas suas alegrias também.

9 comentários:

  1. Oi Fulvia, tudo bem? Gostei muito do seu post e acho que ter mais um cachorro é tudo de bom. Temos um boxer e 2 whippets - irmaos - e vejo como eles fazem companhia um para o outro. Além de não ficaram 100% do tempo atras da gente, pq eles brincam, comem e dormem juntos, é uma forma de ter contato com outros cães. Tivemos um whippet que ficou como unico dono da gente por muito tempo, e suspeito que ele achava que era gente, hehehehe. Se quiser mando foto deles pra vc. Bjos e boa sorte na escolha da companheira pra Suzie.

    Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 03 cães, um deles um Dogue Alemão como o da foto que vc postou ... uma Whippet e um Pug. São completamente diferentes (quanto ao temperamento, aspecto físico ...) e nunca ouve problemas. Um não vive sem o outro. É claro que às vezes há alguns desentendimentos, mas nada que não ocorra também entre nós, seres humanos. Cães tanmbém têm dias de mau humor! rsrsrs E um faz companhia para o outro, isso ajuda muito quando eles têm de ficar sem mim. Tenho uma amiga que tem um pitbull (que achou na rua) e uma vira-latas (que tb pegou da rua). Recentemente achou outra pitbull e os 03 se dão muuuuuuuuito bem. Na minha opinião, o mais importante não é a raça, mas sim o temperamento dos cães e, principalmente, o modo como introduzimos o novo cão na matilha. Boa sorte e seja feliz com mais de um cão, pois cachorro É TUDO DE BOM!

    ResponderExcluir
  3. Ops! Nunca HOUVE problemas ... I'm sorry pelos erros de digitação, é que onde estou tenho de escrever voando! (no trabalho! rs) Dêem um desconto!!!! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Olá para todos! Coloquei minhas dúvidas a respeito de outro cão (no caso whippet) em janeiro aqui no blog e recebi um retorno bem legal, onde decidimos aqui em casa ter outro cão. Temos planos de reformar nossa casa, melhorar o quintal, entre outras coisas, por isso ainda não temos outro cão. Minha irmã tá passando uma temporada aqui em casa até sair a casa dela. O Rocky, lhasa da minha irmã, tem feito muito bem pro Farello, eles brincam muuuito e vão dormir exaustos. Meu marido pensa num cão maior, mas morro de dó de deixá-lo fora de casa enquanto o Farello dorme no quentinho...
    Enfim, o que sei é que terei outro cão. Resta apenas o momento certo dele chegar. Enquanto isso vou pesquisando mais sobre as raças e lendo as experiências de vcs aqui no blog!
    Bjs Tais e Farello

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi!
    Também concordo com você que a raça não importa, MAS, em um país como o nosso, onde não há cultura de adestramento e socialização de cães, seria meio irresponsável de minha parte dizer que tudo bem colocar um cão de raça dominante e brigão junto com outro e tudo ficaria bem. Tudo ficaria bem SE todos os cães fossem socializados e tiverem um adestramento de obediência, além de suas necessidades supridas (passeios, exercícios etc). Aqui perto tem uma amiga minha que tem Rottie, Shih Tzu, Boxer e Cocker vivendo em harmonia. Mas nem todos podem, entende? Foi mais por isso que escrevi isso na matéria, pra depois não chegar e-mail na minha caixa postal dizendo que os cães se mataram... rs

    Tais, tá fazendo legal: esperando o momento certo e pesquisando. Ah, se todos fossem assim =)

    Ainda não estou no momento certo de ter outro cão, também não posso dizer se estamos perto ou longe disso. Só sei que nós todos queremos outro peludinho aqui sim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cãofrades.

    Eu tenho 4 cachorros e cada um de uma raça diferente, uma fox terrier pelo liso(Fêmea),york(Fêmea),schaunazer(Fêmea)e Italian(Macho).

    Meu problema maior aqui em casa é entre a schanauzer e a Fox pelo liso, não pela raça e sim porque a Fox pelo liso tem 13 anos é a alfa e domina o território.
    Já a schanauzer tambem se sente dona do territorio, porque quando ela vinha aqui em casa com sua primeira dona, a Fox ficava presa por isso a briga de territorio.
    Mas a Fox se dá muiiiito bem com a york e com o Kiko(Italian).
    Acho que o importante não é a raça e sim como os donos se comportam entre eles.
    Saber dividir os carinhos,as atenções, todos tem que ter as mesmas mordomias sem fazer diferença de um para outro.
    Voces podem me chamar de maluca, mas quando eu aceitei o Kiko foi duas semanas conversando com a schnauzer para ela aceitar o novo amigo.

    E hoje eles se dão super bem, ao ponto de quando kiko estava se recuperando da cirurgia e eu precisava sair do quarto um pouquinho pedia para ela ficar ao lado dele, para ele não ficar sozinho.
    Ela se deitava no chão do seu lado até eu voltar, muitas vezes os olinhos dele me acompanha me vendo sair do quarto,mas olhava para ela ao seu lado e voltava a dormir.
    Acho importante na hora da escolha ficar ciente que ter um cão e ter trabalho,despesas e principalmente tempo dedicado para eles.

    beijos
    Monica Terra lima

    ResponderExcluir
  7. Olá Ful,

    aqui tb queremos ter outro cão. No momento é somente a Grace e o Gema, que é o cão da minha sogra, uma mistura de bichón com maltes. Eles se dão super bem e o Gema melhorou muito em seu comportamento depois da chegada da Magrinha.
    Estamos esperando nossas vidas entrarem nos eixos, termos nossa propria casa, ai pensaremos em mais galgos!! hehe

    Bjos,

    Rê.

    ResponderExcluir
  8. Muito legais os debates! É isso aí, quanto mais cachorro (desde que com responsabilidade, é claro!) melhor!!!! Viva os nossos melhores amores!

    ResponderExcluir
  9. Gente, adorei tudo que li, mas o que mais me chamou atenção foi o relato da Monica sobre o relacionamento da schaunazer com o Kiko, que graça ela fazer companhia para ele não ficar sozinho. Muito fofo!

    É galera.. pelo jeito a família de muitos magrelos vai crescer..hihi

    ResponderExcluir