Lidando com a depressão


A depressão em cães pode ser mais comum do que sequer imaginamos.

Quantas vezes não achamos que nossos cães estão mais calmos, mais dorminhocos, não é mesmo? Sim, pode ser verdade, mas pode ser também que ele esteja com depressão.

Foi o que aconteceu com a Suzie. Depois de passar um tempo (necessário, infelizmente) longe da gente, ela voltou para casa normal mas, no dia seguinte, mostrou vários sinais de que alguma coisa não estava bem com ela:
- uivando quando sozinha;
- não fazia festa pra gente;
- tremia de medo;
- passava a maior parte do tempo deitada e/ou escondida;
- desinteresse total por comida, petiscos e água;
- andava devagar quase parando e com a cabeça muito baixa nos passeios;
- não queria interagir com a gente e nem com outros cães, amigos ou não;
- olhar triste.

Sabe, a gente nunca quer acreditar que um cão nosso, que amamos e que faz parte de nossa família, esteja com depressão. Foi muito chato o veterinário ter confirmado minhas suspeitas. Conversei com uma amiga, terapeuta floral, que indicou um floral que a fez melhorar muito. Ela teve uma recaída, sim, mas logo voltou ao normal.

O tratamento, no caso da Suzie, foi o floral e fazer muitas atividades com ela: obediência, passeios, brincadeiras e estimulá-la, sempre. Além de dar atenção quando ela estivesse mais animada, ignorando um pouco quando ela estivesse "pra baixo".

Não é gostoso ter um cachorro deprimido em casa... nem um pouco. Me dava tristeza ver como ela estava, nem gosto muito de lembrar, triste demais. Ainda bem que ela está melhor, parou um pouco com o floral (voltou agora, pra ficar mais animadinha depois de um machucado feio que fez no encontro de galgos no domingo).

Se o seu amigo está mais calado que de costume, mais calmo, com alguns medos... procure saber mais sobre o assunto. Eu pesquisei muito, junto com o vet, pra chegarmos a essa conclusão. Também não podemos nos precipitar e auto-medicar nossos peludos. O vet, depois da gente, é o melhor amigo dos cães, não se esqueçam disso.

Leia também: Depressão em Cães

Um comentário:

  1. Muito bacana tua publicacao Ful. Em especial o ultimo parágrafo, MUITO adequado. Gostei bastante, cheers por compartilhar.

    San.

    ResponderExcluir