Cachorros e Guloseimas

Queridos Confrades,

Estou cheia de dúvidas aqui e preciso de uma mãozinha de vocês. Não sei quantos já passaram por isso, ou se ainda convivem com esse problema, mas é que Fiona anda querendo comer o que não pode. Ela sobe na mesa, quando ninguém ver. Pede comida o tempo todo quando nos vê comer, e chora, e arranha. E não é por que ela tá faminta, não! As vezes, sei que não é o correto no tocante ao treinamento, mas procuro dar comida a ela antes de eu comer e ela pede do mesmo jeito!

Queria muito que vocês me ajudassem, já tive cachorros que faziam o mesmo, mas os galguinhos conseguem pular. E isso não está fazendo bem pra saúde dela, ela já vomitou algumas vezes. Já teve ressecamento de fezes, e muitas vezes, nem conseguimos descobrir exatamente o que ela "roubou"! E sei ainda que alguns alimentos, a longo prazo, podem prejudicar os rins e outros órgãos.

Sou muito inexperiente com cachorros, cuidei mais deles quando criança, a responsabilidade maior não era minha. Me ajudem, porfavor!
Um grande abraço e conto com vocês!

5 comentários:

  1. Mila do céu.. rsrs não consigo nem imaginar uma Italianzinha pulando numa mesa..rsrs
    Que perigo, menina.. você tem que dar umas broncas nela, sei que não é fácil, mas tem que dar..rs

    Eu confesso que nem sempre faço o correto, até deixo o Zé comer umas besteirinhas, mas do jeito que a Fiona faz, não pode messssmo..rs com certeza será prejudicial, porque você não tem controle, e o pior, daqui a pouco ela não vai mais querer ração.

    Além disso é perigoso ela dar esses pulos, ela pode se machucar.

    Eu tenho que me confessar..rs não vou mentir que sempre que como um bolinho por ex. dou um pedaço para o Zé (sei que não pode, mas dou), mas é um pedacinho tão pequeno do tamanho de um 1/4 de uma bala por exemplo. Mas doce faz mal sim, chocolate então, pode matar.

    E outra coisa quando eu dou as besteirinhas para o Zé, é sempre separado da comida.. dou como prêmio, como um agrado. Tem que ficar claro que aquilo é só um agrado, ela não pode achar que aquilo é a comida, substituto da raçaõ, senão vc vai sofrer na mão dela..rs

    Sinceramente eu acho que nesse caso nem precisa de muito adestramento não, basta você falar não, num tom mais sério e chamar a atenção sempre que ela fizer isso.. eles são espertos, ela sabe que não pode, só precisa aprender a te obedecer..rs

    Sei que logo mais a Fúl ou o próprio San irão te responder melhor, eu não sou a melhor pessoa para te orientar nesse caso..rsrs

    Um beijão em você e nessa gulosinha da Fiona.

    Ahhh.. outra coisa, você tem que tomar cuidado também para ela não engordar.. já imaginou ela gordinha e pulando desse jeito? Não vai prestar, né?

    Beijocas pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mila,

    olha, sabe que, quando a Grace chegou, o dono do Canil avisou-nos: são dóceis, calmos, latem pouco....etc....mas todo cuidado é pouco quando trata-se de comida pois whippets são Gourmets natos!. Veja bem!! rsrsrs
    A Grace não vira lixos, não pula em mesa, mas tem a péssima mania de, ao comermos, ficar em pé, apoiada na mesa ou em nosso colo pedindo comida, tentando lamber qquer grão de qquer coisa que esteja por lá. Quando saímos, tudo que fica em cima da mesa da cozinha tem que ser tirado: não fica nada, nem em cima da pia, pq se estiver por lá ela pega. Uma vez ela comeu vários comprimidos anticoncepcionais meus e de hormônio para tireóide. Foi um sufoco.
    Petiscos, somente como agrado, quando ela faz algo positivo. Apesar que, confesso, quando estou cozinhando, ela implora por cenoura, e eu dou um pedacinho. Mas não dou mais nada além disso.
    O que fazemos? Bronquinhas, tom sério nestas broncas, para que ela não fique repetindo. Ela sabe que faz errado, pq deita em sua cama e fica nos olhando com aquela " cara de coxinha de ontem" hahahahahahah.
    Mas tem q chamar atenção. Talvez, pessoas bem mais informadas com assuntos de treinamentos te ofereçam outras opções.

    Bjos,

    Rê e Grace.

    ResponderExcluir
  3. Mila, a Dé falou bem =)

    Com a Suzie eu bolei umas "armadilhas". Colocava uma tampa de panela em cima (ou na frente) do prato com comida (lógico que eu em casa, pra Suzie não comer mesmo). Quando ela subia na pia, ou na mesa, pra comer a comida, caía a tampa de panela (algumas vezes eu grudava duas ou mais tampas de panela, com barbante e durex... risos. Era uma barulheira...). Isso pra despersonalizar a punição, afinal, a gente quer que os cães não roubem comida nunca, não apenas quando estivermos por perto, não é mesmo? Tb coloquei a máquina pra filmar, pra ver como estava indo.

    Quanto a ela pedir comida pra vc, em algum momento vc dá a comida pra "ela não encher mais"? Muuuuuita gente faz isso, direto, mas só está aumentando ainda mais o problema: o cachorro vai ficar cada vez mais e mais insistente até conseguir o que quer. Deve-se ignorá-la nesses casos.

    A Suzie tb come antes da gente (existem outras maneiras de mostrarmos liderança, não existe só a gente comer primeiro e depois o cachorro - isso não o tornará dominante). No começo ela pedia, claro, todo cachorro pede. Mas nunca demos.

    O que faço é guardar pedacinhos de queijo ou frutas, quando como, e dou a ela enquanto a ensino, mas nunca comigo comendo. Só mesmo depois. Por exemplo: ontem eu e a Lê estávamos comendo melão depois da janta. Guardei um bocadinho pra Suzie e fiz ela trabalhar pra ganhar. Ela tem bem claro que isso é petisco, só ganha depois das refeições. E cuidado com as guloseimas que vc dá a ela. O que é usado aqui: queijo, tofu (sem tempero, claro), frutas, legumes, ovo mexido (sem tempero tb), pão, biscoitinhos caninos. Mais nada.

    Ajudei?

    ResponderExcluir
  4. Mila, olá!

    Aqui em casa educamos o Farello a ficar longe da mesa enquanto comemos. Ele tem uma caminha próximo a nós e fica lá enquanto todos estão na mesa. Após terminarmos a refeição, às vezes recompenso com petiscos. Nunca demos comida pra ele da mesa ou quando estou cozinhando e orientei todos aqui de casa fazer o mesmo.

    Quando estou cozinhando e quero dar um pedaço de cenoura a ele, por exemplo, coloco em sua vasinha de ração para ele comer.

    E, como já foi falado anteriormente, nunca deixar comida na mesa ou na pia... eles pegam mesmo! Aqui em casa, quando falta alguém pra tomar café, por exemplo, limpamos tudo e quem ficou pra trás arruma a mesa e limpa tudo novamente depois.

    Tem dado bastante certo! Espero ter ajudado!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Zé Magrelo - whippet15 de outubro de 2009 às 17:54

    Putz, o que vai ser de nós whippets, vocês vão resistir a nossa cara de pidão??..rs
    Eu confesso que sou como a Grace, não pulo na mesa mas fico ligado, capricho no olhar, sento com a coluna retinha e fico esperando alguém me oferecer algo..rs

    Agora se eu estiver de barriga cheia eu nem ligo, fico jiboiando no sofá e deixo todos em paz.

    Sobre tirar as coisas da mesa, detesto quando fazem isso.. hehe Eu não tenho o hábito de pular, mas se tiver algo que me interesse e ninguém estiver olhando eu tento pegar com minhas patas longas, se eu não alcançar, eu puxo a toalha e vai tudo pro chão...hihih

    ResponderExcluir