Vida longa aos galgos

Conforme pesquisas a vida média de um cão está relacionada a raça. Mas sabemos que o estilo de vida e os cuidados recebidos pelo seu dono, influenciam e muito nessa questão.

Alimentação adequada, vacinação preventiva, vermifugação, higiene, exercícios físicos regulares e lógico atenção e muito amor favorecem, de modo considerável, a expectativa de vida dos nossos amados cães.

A veterinária Dondi Dahlgaard, diz em seu livro DogAge que o meio mais eficiente para retardar o envelhecimento do cão é controlando o seu peso, mantendo o cão magro e com a cintura sempre aparente. Esse é o segredo principal, ela diz.
Uau! Ponto para os galgos, mas será que eles realmente se beneficiam pelo fato de serem naturalmente esbeltos?

Parece que sim, Veja a notícia a noticia abaixo:
De acordo com uma pesquisa feita por uma seguradora no Reino Unido, os whippets estão em 3º lugar no quesito longevidade. Perdendo e por muito pouco (quase empatando..rs) para o Poodle Miniatura, Dachshund Miniatura e Poodle Toy
Veja o resultado da pesquisa:

Poodle Miniatura → 14,8 anos
Dachshund Miniatura → 14,4 anos
Poodle Toy → 14,4 anos
Whippet → 14,3 anos
Bedlington Terrier → 14,3 anos
Terrier do Tibet → 14,3 anos
Border Terrier → 13,8 anos
Jack Russel Terrier → 13,6 anos
Chow Chow → 13,5 anos
Shih Tzu → 13,4 anos
Beagle → 13,3 anos
Pastor de Shetland → 13,3 anos
Pequinês → 13,3 anos
Cairn Terrier → 13,2 anos
Greyhound → 13,2 anos
SRD (vira-lata) → 13,2 anos
Springer Spaniel → 13 anos
Border Collie → 13 anos
Chihuahua → 13 anos
Dálmata → 13 anos
Bullterrier → 13 anos
Collie → 13 anos
Fox Terrier Pêlo Duro → 13 anos
Basset Hound → 12,8 anos
Yorkshire Terrier → 12,8 anos
Labrador → 12,6 anos
Cocker Spaniel Inglês → 12,5 anos
Viszla → 12,5 anos
Pointer Alemão → 12,3 anos
Bearded Collie → 12,3 anos
Poodle Standard → 12 anos
Affenpinscher → 12 anos
Golden Retriever → 12 anos
Scottish Terrier → 12 anos
Old English Sheepdog → 11,8 anos
Setter Irlandês → 11,8 anos
Setter Gordon → 11,3 anos
Airedale → 11,3 anos
Setter Inglês → 11,2 anos
Samoieda → 11,2 anos
Boxer → 10,4 anos
Pastor Alemão → 10,3 anos
Norfolk Terrier → 10,1 anos
Weimaraner → 10 anos
Dobermann → 9,8 anos
Rottweiler → 9,8 anos
Flatcoat Retriever → 9,5 anos
Rhodesian Ridgeback → 9,1 anos
Bullmastiff → 8,6 anos
Dogue Alemão → 8,4 anos
Irish Wolfhound → 6,2 anos (galgo também, considerado o cão mais alto de todos)


É lógico que essa é uma boa notícia, mas eu espero que com o carinho e cuidado que oferecemos aos nossos cães todos eles, independente da raça vivam ainda mais.
Você tem um galgo com mais de 10 anos? Me mande uma foto dele para o email contato@confrariadosgalgos.com.br

4 comentários:

  1. Vale dizer que se nossa cintura for sempre esbelta também viveremos mais. As dietas adequadas e hipocaloricas beneficiam animais e humanos.
    Não devemos oferecer o que não é adequado à cães. Devemos sempre pensar que se comermos a ração de cavalo passaremos mal, portanto por que dar comida de humanos para eles.
    As rações são balanceadas e tem a medida certa de nutrientes. E quando a indicação de alimentar nossos magrelos com a comidinha natural vamos dizer assim, feita em casa, nunca deve ter temperos, gordura de nenhum tipo, sempre ter legumes coloridos (cenoura; beterraba; xuxu; mandioca) e pode ter um arroz, sempre acrescentando proteina. Nada do resto da comida do almoço.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, aproveitando que a Luca tocou no assunto, estou fazendo um teste com o Zé.. oferecendo a ele comida caseira ao invés de ração. Não sou contra ração, muito pelo contrário, a ração é o meio mais seguro e prático de manter seu cão bem alimentado e nutrido. Mas no caso do Zé, que não bebe muita água, a alimentação caseira (por não ser seca) contribui com a ingestão de líquidos.

    A princípio o resultado está sendo positivo, mas confesso que dá bem mais trabalho.. amanhã mesmo é dia de fazer a feirinha..rs

    O menu(rs) diário dele é: Arroz integral cozido com cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, abóbora, vagem, bardana (gobo), mandioquinha e de mistura vou alternando filé de frango, filé de pescada, gema de ovo cozida e ricota. E como a Luca disse acima, sem tempero nenhum.

    Confesso que estou um pouco insegura, mas a vet está nos acompanhando. E apesar do Zé ser bem magro, estou de olho no seu peso, toda semana ele sobe na balança..rs

    Ainda estou pesquisando muito sobre esse tema, mais pra frente, escreverei contando os resultados no Zé (prós e contras) e um resumo da pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei um filhotiinho de Jack Russel, tem 2 meses... eu nao sei ao certo quanto de ração devo dar, pois se deixar, ele come até o saco acabar rs, tem uma quantidade certeza q eu possa dar? ou deixo ele comer até matar a fome?

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana, você deve verificar na própria embalagem da ração a quantidade necessária.

    Alguns cães comem apenas o suficiente, meu Zezinho é assim.. mas a maioria não para de comer enquanto não acabar a ração/comida. Não deixe ele comer até matar a fome não.. ou então a fome irá matá-lo..rs

    Não deixe a ração a vontade, os filhotes em geral são esformeados, mas tem também aqueles que nem lembram de comer, só querem saber de bagunçar.. oferecendo apenas a quantidade diária necessária você saberá se ele está comendo o necessário e se está sendo suficiente, qualquer dúvida você procura um veterinário, ok?

    Beijos e boa sorte com o filhotão.

    ResponderExcluir