OBTENDO E MANTENDO A ATENÇÃO DO CÃO

Por: Fúlvia Zepilho

Um típico cão que ninguém consegue se encarregar é aquele que não segue nenhum comando porque não sabe nenhum. Ele provavelmente nunca prestou atenção no dono. O enforcador apertando seu pescoço em trancos com a guia não o abalam porque sua pele é insensível. E, claro, ele tem a melhor recompensa: independência. Ele tem uma lista enorme de lugares para ir, cães para conhecer. Antes de ensinar o cão a andar junto, sentar ou deitar, ele deve aprender a prestar atenção.

O dono deve trabalhar em obter e manter a atenção do cão antes de começar qualquer exercício de obediência. Só quando ele tiver aprendido que deve olhar para o dono e ouvir seus comandos, ele e seu dono podem seguir com o adestramento.

Gostamos de pensar que nossos cães prestarão atenção em nós porque somos a Mamãe, o Papai, o Todo-Poderoso que dá comida. Gostamos de ter atenção automática e respeito deles. Se você pensa desse jeito, deveria ter tido um Retriever (e nunca ter filhos). As raças independentes esperam ser recompensadas nos seus esforços, mesmo um tão pequeno como olhar para você.

Um cão que presta atenção em seu dono mostra que o dono é o alfa. Donos que tenham estabelecido sua dominância têm muito mais sucesso em obter a atenção do cão. Atenção é a base de todo o adestramento. Atenção vem com liderança. Ensine seu cão a prestar atenção em você e ele será mais confiante e feliz.

Você já é o alfa?

Quanto mais dominante ou independente o cão, mais importante se torna ser o alfa. Lembre-se: o fato de você ser o líder não significa que você não pode beijar e abraçar o cão ou ter com ele um relacionamento maravilhoso. Avalie se você está no comando:
- Brincadeiras – Você escolhe os jogos e por quanto tempo brinca? Você ganha? (Às vezes deixo a Suzie ganhar, e nem por isso ela é agressiva. Depende muito de cada cachorro, tá gente!)
- Sono – Você pode mexer em seu cão enquanto ele dorme? Você decide onde ele irá dormir?
- Cuidados – Seu cão aceita ser escovado, banhado, acariciado, ter suas unhas cortadas e dentes escovados?
- Comida – Seu cão depende de você para comer? Você decide quanto, onde e quando ele irá comer?

Se você quer que seu cão preste atenção em você, primeiro você deve prestar atenção nele. Se você não consegue se concentrar no seu cão por alguns minutos, é irracional esperar que ele preste atenção em você.
- Foque-se no cão. Olhe-o enquanto ele dorme ou descansa por alguns minutos. Não olhe para ele muito intensamente. Ele pode achar que tem algo errado. Tenha pensamentos alegres e observe-o.
- Comece em um local tranqüilo onde seu cão se sinta confortável, como a cozinha. Diga o nome do cão docemente e, quando ele olhar para você, elogie-o na mesma hora e recompense-o com um petisco que ele goste. No começo, segure o petisco próximo ao seu rosto, assim o cão se habitua a olhar você “nos olhos”.
- Se o seu cão não se interessa por você e sai de perto, coloque uma guia nele para mantê-lo neste lugar. Você pode deixar a guia no chão e ficar com o pé em cima dela. Espere. Eventualmente ele olhará para você. No começo, assim que ele olhar para você, dê-lhe um petisco. Quando você começar a fazer isso, ele prestará mais atenção em você por conta própria. Cães super independentes, como Bulldogs e Afghans, olharão para o outro lado rapidamente se você não fizer nada. Você deve ser muito rápido para pegá-lo te olhando.
- Uma vez que ele perceba que comida está envolvida, ele pode pular em você ou olhar para o petisco sem olhar para você. Se ele pular ou desviar o olhar, cruze os braços para esconder o petisco e espere. Eventualmente ele perceberá que se pular ou ignorar você não receberá o petisco. Então, ele vai te olhar. Recompense!
- Muitos cães começarão a sentar – ótimo! Diga “Senta” e recompense, elogie. Mas ainda não peça para ele sentar sob comando.
- Quando o cão entende que é para olhar pra você quando ouve seu nome, não tenha mais o petisco visível para ele. Comece a variar suas respostas entre elogios, afagos e comida. Algumas vezes, brinque com ele. Seja imprevisível.
- Preste atenção. Seu cão pode olhar para você mesmo quando você não o chamou pelo nome. Se acontecer, elogie-o e afague-o imediatamente. Faça com que ele saiba que olhar para você por vontade própria é legal.
- Agora que ele sempre olha para você quando chamado e começa a te olhar por conta própria, é hora de colocar distrações. Vá para locais diferentes da casa, para a rua, parques. Quando fora de casa, no começo, fique longe de distrações até que seu cão olhe rapidamente para você quando chamado. Neste ponto, você pode chegar mais perto das distrações.

Continue lendo:
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte I (você acabou de ler)
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte II
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte III
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte IV
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte V

5 comentários:

  1. Fúl.. muito legal. Eu e o Zezinho nos saimos bem nessa lição, mas sei que mais pra frente virá chumbo grosso..rs

    Pra falar a verdade só estamos com uma dúvida?

    Você já irá ensinar algum comando na próxima lição?? Estamos curiosos..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Tia Ful, eu acabei de falar para minha mamys que essas aulinhas são mais para ela do que para mim.. não é verdade?

    Se ela não aprender, como é que vai querer me ensinar?

    Tia Fúl, capricha nas explicações, senão é capaz da mamys ainda falar que eu é que sou burrinho, já pensou??

    Manda uma lambidinha pra SU, tá?

    Ahh.. uma lambidona.. hoje é o ANIVERSÁRIO dela!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Débora!

    Na próxima lição ainda vou continuar com a atenção. Só que um pouco mais complicadinha. Aguarde =P
    Depois que terminar essa, aí sim, vou começar com comandos.
    Se bem que, para esse, eu uso o "Suzie, olha". Sim, eu sempre falo o nome dela primeiro... ontem foi engraçado. Falei pro Luis sentar e adivinha quem sentou? Risos

    ResponderExcluir
  4. Oi Zé!

    Ah, essas aulinhas são pros donos mesmo. Vcs sabem fazer tudo já! Só precisam aprender como as coisas se chamam =)

    E ninguém é burro, nem vcs e nem nós =) Só precisamos de prática.

    Você acha que as explicações estão boas ou preciso explicar mais? Seja sincero, tá?

    Ah, eu nao lambi a Suzie... mas dei um beijão nela por vc, pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Tia Fúl, eu acho que está ótimo!

    Mas vamos ver, se eu perceber que minha mamys está com dificuldades, eu te aviso.. só que sem ela saber, tá?
    Fica só entre nós!..hehe
    Manda um cheirinho para a Sú, tá?

    ResponderExcluir