Magrelo - Uma vida em poucos meses [com fotos]

A história do Magrelo começa com a Fabiana que sempre conviveu (e ainda convive) com muitos cães. Desde pinscher a doberman, e sempre teve muitos virinhas tão amados.

Um dia Fabiana decidiu que queria um whippet,  pesquisou muito, corria atrás de todos que via para adoção. Ela não tinha nenhuma exigência poderia ser macho, fêmea, castrado ou não, novo ou mais vellho, tanto faz, mas mesmo assim nada dava certo. Ela então decidiu comprar um e mais uma vez não deu certo também.. chego a pensar que seu destino já estava traçado com o Magrelo, que na época ela nem conhecia.

No meio do ano passado ela viu um whippet para adoção na internet, rapidamente falou com o autor do anúncio: Whippet macho, castrado, 2 anos de idade, fora encontrado nas ruas de Franca (ou imediações).

Trocaram alguns email e tudo caminhava bem, Ravi tinha um probleminha de pele, algumas bolhinhas de sangue.. mas Fabiana estava disposta a tratar e cuidar muito bem dele.

Rapidamente Ravi conheceu sua nova casa, ganhou 6 irmãos caninos e uma grande família humana. O nome Ravi logo foi sendo substituído pelo apelido Magrelo.

Magrelo chegou encantando a todos em sua nova casa e seu jeito extremamente amoroso lhe garantiu muitas mordomias, inclusive o direito de dormir no quarto de seus pais humanos. Adorava passear de carro, e com seus pais, ia para todos os lugares.

Magrelo estava muito feliz, era um cachorro bastante brincalhão e como não nega a raça, gostava de um sofá e de cochilar na sala.. mas também corria feito um louco com seus irmãos caninos.

Aprontou poucas e boas..
Ágil como sempre, ele chegou a pular de uma altura de 4m para ir atrás de um gato. Pulou e caiu inteiraço, só esfolou as almofadinhas da pata, nada mais.

Certa vez, Magrelo quase enfartou toda a família e principalmente o papagaio. Magrelo abocanhou o papagaio e saiu correndo feito um foguete pelo quintal, o papagaio e todos os humanos gritavam desesperados, mas Magrelo se divertia correndo ainda mais. Apesar do susto, felizmente, o papagaio saiu ileso da brincadeira.

Os furtos eram a sua mais gostosa mania.. frangos cozidos, pacotes de bolacha, queijo, presunto, 4 pastéis imensos e recheadíssimos de frango fazem parte de sua ficha policial..rs era um ladrãozinho nato. As últimas peças de carne do churrasco eram sempre roubadas por ele.

Logo após sua chegada, quando recebe a carteirinha de vacinação, Fabiana descobre que seu Magrelo de 2 anos tem na realidade uns 5 anos. Mas tudo bem, isso não importa.

Mesmo com os probleminhas de pele, Magrelo era um cãozinho extremamente feliz, apaixonadíssimo por sua família e por bons pratos.

Passado mais um mês, Magrelo envelheceu mais uns 4 anos, ou seja, numa visita ao veterinário ela descobre que ele deve ter por volta de 9 anos.

Mas tudo bem, nada vai mudar por conta da idade.. mas ela já começa a se preocupar com sua saúde, pois o serelepe Magrelo já é um cão idoso. Será possivel?

Na busca por um tratamento para seu problema de pele, Magrelo passa por vários veterinários e faz inúmeros exames. Hemograma, raio x diversos, ultrassom e muito mais.. tudo ok.

Mas os bolhinhas começam a aumentar e Magrelo ficava com um olhinho frequentemente vermelho.. novas visitas ao vet e sua mamis já não dormia mais direito, ela acordava de hora em hora para ver Magrelo que dormia em seu quarto.

Em menos de um mês, a tranquilidade dos exames dentro da normalidadeo foi sendo substituída por uma preocupação:  o problema de pele poderia ser tumor maligno, talvez fosse preciso fazer quimioterapia e só para piorar .. ja se falava que Magrelo tinha 12 anos.

Um cãozinho de 12 anos, apesar de forte, comilão e aparentemente saudável como o Magrelo aguentaria tudo isso? Tinhamos muita esperança, inclusive de que seu problema não fosse maligno.

Magrelo passou por uma cirurgia para retirada de algumas lesões, foram horas de cirurgia, horas anestesiado, muitas lesões retiradas, a maoria através da Crioterapia  (achei essa página na net que mostra bem o que é isso) outras mais profundas foram tiradas com o bisturi.
Magrelo voltou para casa sangrando muito, foram dias complicados, mas ele estava em constante supervisão. Nunca ficava sozinho em casa.

Durante o dia sua vó (mãe da Fabiana) não tirava os olhos dele e ele também não tirava os olhos dela..rs
Durante a noite era sua mamis Fabiana que não pregava os olhos, ela acordava a todo instante para ver se o magrelo não estava cutucando as lesões ou simplesmente para se certificar de que ele estava bem.

2 ou 3 dias depois, no retorno ao veterinário, um diagnóstico: hemangiosarcoma (não sei se escrevi certo), seu tumor era maligno.
-Não temos como curá-lo, ele deve ser sacrificado, disse a veterinária.

Logo agora que todos estavam tão esperançosos após a cirurgia.

Nao há mais nada a ser feito? Nenhum tipo de tratamento?
Ele está sofrendo? Sente dor?
Tem quanto tempo de vida? A quimioterapia pode ajudar?
Por que sacrifícá-lo se nenhum orgão foi afetado?
Como sacrificar um cão tão alegre e brincalhão como ele?

Essas perguntas não foram respondidas.

A vó do Magrelo voltou para casa sem nenhuma resposta e muita tristeza no coração, mas com o Magrelo ao seu lado. Ninguém aceitou sacrífica-lo, a família unida decidiu mantê-lo vivo até quando fosse possível.
Magrelo sempre se comportou como um cão totalmente saudável, não apresentava nenhum sinal de dor ou sofrimento, comia como uma sucuri, brincava como uma criança, era amoroso, alegre e feliz como todo cachorro deve ser. Por que não deixa-lo viver?

Todos sabiam que não teria cura, que chegaria o dia da partida, mas enquanto ele não sentisse dor, ninguém nem pensariam em sacrificá-lo.


Não importa se ele tivesse mais 1 semana, 1 mês ou alguns anos de vida, mesmo que fosse apenas 1 dia, Magrelo passaria esse dia ao lado de sua família.


Mas infelizmente, a recuperação da cirurgia não foi muito boa, as lesões eram muitas e muito grandes, sangrava demais.

Magrelo, andava mais fraquinho.. sua família preparava uma comidinha da melhor qualidade na tentativa de mantê-lo forte, mas ele já não se alimentava tão bem quanto antes e também tinha menos disposição para brincar. Acreditava-se que as lesões causadas pela crioterapia causava dor.

Após a cirurgia Magrelo já não era mais aquele cão alegre como antes.

Seus pais (Fabiana e André) já quase não dormiam, era preciso ficar de olho para que ele não mexesse nas lesões ainda abertas. Sua caminha antes no alto, foi para o chão, para que ele não fizesse mais esforço. Sua mamis passou a dormir ao seu ladinho no chão.
Magrelo estava fraquinho, recusava até o frango que ele adorava. Só aceitava comidinha quando era dada
na mão e com muito carinho seu avô fazia uns sucos revigorantes para mantê-lo forte. Tratamento de rei.

E foi assim até o dia 5 de abril, quando Magrelo se foi. Em poucos meses Magrelo foi dos 2 para os 12 anos e conquistou toda uma família que nunca o esquecerá.

Magrelo, não sabemos qual era sua missão com essa família, mas com certeza você a cumpriu.

Você nos ensinou que alguns meses bem vividos bastam para uma vida inteira valer a pena, ensinou que mesmo um cãozinho mais velho e até mesmo doente tem muito a nos ensinar e merece ser feliz até o último dia de sua vida.

Magrelo, não sabemos ao certo quem era você, sua idade, se foi abandonado por alguém que certamente pagará por isso, não sabemos como viveu a maior parte da sua vida e muito menos com quem.

Só sabemos que os últimos meses de sua vida foram muito bem vividos.

Seu passado não nos interessa mais, o importante é que agora você está em paz e com o coração aquecido.
Você se foi, mas não sem levar muito amor em seu coração,  amor que recebeu de uma familia inteira.
Você se foi, mas não sem antes tocar o coração de toda uma família.

Sua mamis até hoje não deixou nenhum dos seus irmãos caninos pegar o seu lugar no quarto de vocês. Aquela sua irmã safada peluda bem que tentou, e logo no primeiro dia sem você, mas sua mamis logo avisou: -Não quero, porque o Magrelo vai querer vir aqui hoje.

Seu papis, preciso te contar.. ficou muito chateado, disse que nunca teve um cachorro tão companheiro como você e acontece logo isso.

Mas assim é a vida, né Magrelo? Para nós pode parecer estranho, mas você conseguiu criar esse laço de amor com uma família maravilhosa nos últimos meses de sua vida se conectando a eles para sempre. E assim com o coração aquecido conseguiu partir em paz, levando apenas bons sentimentos, boas energias, boas recordações.

Você aí, eles aqui.. unidos em qualquer lugar.

9 comentários:

  1. Que grande história a do Magrelo!!
    Pena que triste, mas, diremos...uma tristeza que para ele pode ter sido o melhor momento de sua vida, pois não sabemos o que aconteceu antes.
    Fica aqui todo nosso apoio a familia de Magrelo, pois não é fácil perder um amigo, muito menos vê-lo sofrer.
    Mas acreditem, ele cumpriu sua missão de amor e está em um lugar muito bom, olhando por todos de sua familia.

    Chorei muito Dé!!

    Bjos.

    Rê.

    ResponderExcluir
  2. "Por quê ter um cão?

    Para, ao chegar em casa, ser saudado por alguém que o ama e crê não poder viver sem você.

    Para que ele o ensine a acreditar nos seus semelhantes.

    Para você aprender a viver sem egoísmo e ser responsável por alguém que depende de você e nunca reclama.

    Para que não se esqueça que na vida também é preciso brincar, como ele faz.

    Para ter um alarme vivo e um policial que nunca dorme.

    Porque o cão é o único amor verdadeiro que o dinheiro pode comprar."

    Leio essas frases todos os dias. Mesmo que os momentos de dor sejam certos para todos os donos de cães, sempre valerá passar todos os demais ao lado de tão doces e sábias criaturas.

    Fabiana (como eu) que bom que você teve esse amigo! Força e coragem para superar a perda e se permitir viver tal alegria por tantas outras vezes, em tantos outros cães, que desejo que você tenha até quando der!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou muito emocionada aqui... que história.... força família querida do Magrelo. Nunca é fácil essa dor, o que conforta é que ele teve todo o carinho, cuidado e atenção que merecia e ele sabe disso, por isso, foi feliz enquanto estiveram ao lado dele.
    Bjs,
    Lu (mãe do Vitinho)

    ResponderExcluir
  4. Dé, poxa vida, que triste! Já perdi 3 magrelos e não é facil, mas todos eles vieram para cumprir algo, trazer alegrias, amor, carinho... são anjinhos!
    O Magrelo/Ravi teve os melhores meses da vida dele e a Fabiana e sua família com certeza tb tiveram.
    Um enorme beijo com todo carinho

    Jacqueline e Phiorella

    ResponderExcluir
  5. Gente que história mais linda! Estou chorando muito de emoção! Que Deus proteja e guie este anjinho que é o Magrelo/Ravi.

    Marcela e Ginger

    ResponderExcluir
  6. Fabiana achei a sua historia triste e comovente, acho que quem ja passou por isso sabe o que a sua famillia ta sentindo, acho que td nessa vida tem um "porque" como vc mesmo disse era pra ele esta com vc's por isso nunca dava certo ou vc não conseguia pq vc ja tinha ele, só não o tinha encontrado ainda, e por mais irônico que seja ele foi terminar a sua vida junto da sua familia onde talvez ele tenha encontrado um amor incondicional e verdadeiro, ele e sua familia foram privilegiados por poderem dividir isso.

    ResponderExcluir
  7. Fabi, também perdi meu cãozinho há alguns anos, mas me lembro dele com muita alegria sempre. Um vira-latas brincalhão e amigo que trouxe muitas felicidades para quem conviveu com ele. Hoje eu tenho o Oliver, meu magrelo de 6 meses, que amo muito. Achei lindo seu depoimento. Viva Ravi! Viva Magrelo!

    Beijos Márcia e Oliver

    ResponderExcluir
  8. Que história... estou chorando aqui! Realmente muito bonita, parabéns Fabi por sua feliz convivência com esse 'magrelo' e também gostaria de parabenizar a Débora(Zé) por ter postado aqui essa linda história com palavras tão bonitas.

    Obrigada
    Sandra Lemos

    ResponderExcluir
  9. Que bela história de amor da Fabiana com o Ravi!!! Amei também mensagem "Por que ter um cão?". Belíssima.

    ResponderExcluir