Tutti Frutti sem muletinha

Hoje a Tutti Frutti tirou a muletinha. Amanhã a fratura completa 1 mês. Nao desejo o que temos passado aqui a nenhum de vocês, magrelos arteiros, que nada mesmo aconteça, mas caso, só se, por um azar, é sempre bom compartilhar da estória de outros fininhos pra nos dar uma luz no momento de desespero.

Infelizmente, como corri com ela para uma emergência tarde da noite, a Tutti foi imobilizada e como inchou demais deixamos o procedimento marcado para dali uns 5 dias, para espear o edema diminuir. A cirurgia seria numa terça quando eu de repente mudei de idéia e resolvi nao fazer a colocação de pino. A muletinha de Tomas foi colocada na quarta, portanto 6 dias após a fratura.

Tiramos diversas radiografias durante este período. A última foi hoje, confirmando a formação do calo ósseo. O ortopedista veio e retirou a muleta. A radiogafia mostra que os óssos nao estão alinhados perfeitamente mas que o calo formou. O calo é notório, visíel, mas vai haver como o vet disse uma remodelagem a longo prazo. Segundo ele, a Tutti vai andar, vai correr, "socialmente" mas um entendido sempre vai notar ali uma fratura. Segundo esse ortopedista, o filhotetem a vantagem de recuperação rápida, mas por outro lado isso é ruim caso haja atraso em resolver o problema. Nesses 5 dias em que esperei o edema passar com antinflamatórios houve a formação de fibras e isso dificultou o alinhamento perfeito. Isso ele já me disse desde o início. Ou seja, se algo acontecer, é necessário que a redução seja feita o quanto antes se nao houver intenção de cirurgia. Coloco aqui com palavras de leigo e fica a sugestao de algum ortopedista explicar melhor. Mas se eu soubese desta informação antes do acidente certamente nao teria esperado desinchar. Desinchar só era aconselhável no caso da cirurgia.

Agora ela está com atrofia muscular, deve fazer 10 minutos de caminada todos os dias controlada pela coleira, nao pode correr e precisa de manipulação dos membros explicadinha por ele todos os dias, para que o brainho "se sinta vivo"novamente. Ela tem dor e receio e nao o encosta no chao.

Estou ansiosa para ver como ela vai andar depois que firmar a pata no chao. Fica a dúvida e ela vai mancar, se houve algum encurtamento se vai sentir dor. De qualquer forma, tenho a dizer que o ortopedista foi muito atenciosos, muito cuidadoso e fez tudo com muito capricho, além de gastar horas me explicando tudo. Infelizmente uma semana se passou até minha decisão, o que provavelmente vai prejudicá-la. Por isso queria dividir com vocês para que um atraso como o meu nao prejudique futuras fraturas. É chato pensar que algo pode acontecer, ma é melhor manter-se informado antes.

Mandamos notícias de seu desenvolvimento nas próximas semanas.

Bjs

2 comentários:

  1. nossa radija também tirou a tala, ficou ao todo por 50 dias, e também está sem tônus muscular; o vet aconselhou natação, mas não temos picina em casa, nem podemos matricular ela numa escolinha de natação, pois os custos com o tratamento já foi bem alto; acho que deve haver algum tipo de fisioterapia que não seja natação, também estamos muito preocupados com o desenrolar do tratamento; vamos trocando figurinhas ok?!!
    beijo beijo;-)

    ResponderExcluir
  2. Para nós, que nao somos vets, 'difícil optar por uma ou outra escola seguida pelos profissionais. Nao qual foi a seriedade da Radija e porque ele escolheu natação. Este moço que veio aqui é bem simplista no tratamento. A fratura na Tutti foi bem feia. MEsmo assim ele nao quis fzer cirurgia. Hoje ele me passou fisioterapia caseira. Seria assim: durante uma semana ela deve ficar confinada (sem pular, correr, etc, principalmente com a Twiggy) e andar 10 minutos todos os dias de maneira controlada (na coleira curta) em chão de concreto, grama ou asfalto. Ela ainda nao tem coragem de tocar o pezinho no chao.
    QUando sentar no sofá, fazer um cainho um pouco mais exagerado na perna afetada, na parte de cima, perto do corpo para mexer com as fibras e ela começar a sentir de novo.
    Tb todos os dias dobrar as articulações da perna afetada devagar mas completamente em 3 a cinco sessoes de dez dobradas.
    Deixar lamber (faz parte do reconhecimento do membro) mas jamais deixar morder. Se começar a morder o membro tem que colocar o colar elisabetano. Alguns cachorros chegam até a roer o corpo. Ir aumentando depois dessa primeira semana as andadas e manipulações.
    Ele disse que a mulea seria muito nociva se ficasse mais tempo. Ajudaria na formação do calo mas prejudicaria as articulações.
    Realmente os procedimentos sao bastante caros e ele disse que a gente com paciência pode fazer uma readaptação sozinhos. Tao caros que alguns engraçadinhos fizeram a piada de que eu deveria sacrificá-la e comprar um novo Okm.
    Se tiver alguma dica me passe e tudo de bom para a Radija.
    Ah, ele disse que agora o perigo maior é forçar a outra pata.

    ResponderExcluir