GALGOS - QUEM SÃO ELES?

Por Fúlvia Zepilho

Sabemos que muitas pessoas se confundem com as raças de Galgos; muitos acham que Galgo é uma raça. Galgos são todas os cães do grupo 10.

As características físicas mais marcantes entre todas as raças de galgos são o tipo de cabeça, o tórax profundo, a garupa mais larga que o tórax e bastante inclinada e os ombros angulados em um ângulo maior que 45 graus. Seus membros anteriores são quase verticais e os posteriores bem angulados, os quais funcionam como mola, impulsionando o cão para ganhar velocidade muito rápido. São cães com caudas longas, que muitas vezes ultrapassam o jarrete (calcanhar) e quase tocam o solo, e focinhos que se afunilam em direção ao nariz. Com exceção do Greyhound Italiano e do Whippet, os menores do grupos, os Galgos têm, em média, de 60 a 70cm de altura na cernelha e pesam entre 20 e 25 quilos.

Eles podem ter vários nomes:

- Lebréis: têm esse nome porque a maioria deles em sua função origem era caçar lebres. Mas o Borzói e o Irish Wolfhound eram usados para caçar lobos; o Sloughi guardava rebanhos e caçava gazelas; o Afghan Hound caçou grandes felinos selvagens; o Whippet nem é caçador - foi aprimorado para corridas - apesar de perseguir com determinação a lebre ou coelho mecânico.
- Galgos: Vem do alemão Windhunde. Galgo significa cães de físico muito esbelto. Mas, ao pé da letra, significa velozes (hunde) como o vento (wind).
- Sighthounds: caçadores visuais. A característica é comum a todos os cães presentes no grupo.


Então, agora que conhecemos as características e os vários nomes dados a estes belos cães, vamos conhecer as raças que formam este grupo?


Afghan Hound
Apesar de sua aparência aristocrática (move-se com altivez, fazendo flutuar a longa pelagem sedosa), ele caça cervos e tigres, vencendo-os, em matilha, pela exaustão. É a única raça canina com o subpelo maior que o pelo.
Usos: companhia, esportes e guarda.
Porte: 63 a 74cm.



Borzói



Obras de arte o mostram, em meados do século 13, perseguindo alces. Nos séculos 17 a 19, foi um presente de luxo - os czares russos o davam a outros monarcas. É típica a sua pelagem sedosa, encaracolada e com franjas, mais densa no pescoço, peito, cauda a atrás das patas. Tem pernas longas e musculosas.
Usos: caça, companhia e esportes.
Porte: 68 a 85cm.







Saluki


Especialista em perseguir e derrubar gazelas, pode parecer frágil, mas atua com eficiência em terrenos pedregosos e montanhosos. Retratado há mais de 5 mil anos, têm pelos sedosos, que podem ser curtos ou franjados.
Usos: caça, companhia, esportes.
Porte: 58 a 71cm.











Deernhound


Usado na caça ao alce por perseguição, pode abatê-lo ou trazê-lo até o caçador, conforme o treino. Sua origem é comum à do Greyhound, do qual é a versão barbuda, de pelos crespos e duros, com maior porte e ossatura.
Usos: companhia, caça e corrida.
Porte: 71 a 76cm (mínimo)








Irish Wolfhound

É o cão mais alto do mundo. Caçou alces e, no século 17, matou lobos que infestavam parte da Irlanda. É mais musculoso e encorpado que o Deernhound.
Uso: caça.
Porte: 71 a 79cm (mínimo)


Azawakh

Pode atingir 64km/h na perseguição à gazela. Seu estilo é imobilizar a presa para o tuaregue, nômade do Saara, abatê-lo com facadas. É esguio e elegante, com pernas bem longas.
Usos: caça, guarda de animais e companhia.
Porte: 60 a 74cm










Galgo Espanhol


Comum na Espanha mas de criação pequena no resto do mundo. É especialista em perseguir lebres. A raça foi mesclada com o Greyhound para se obterem cães de corrida mais rápidos. Seu pelo pode ser curto e fino ou duro e semilongo.
Usos: caça e corrida.
Porte: 58 a 72cm





Greyhound

Seu físico e fascínio por perseguir o tornaram a "máquina de correr"mais veloz dos cães. Inicialmente usado para caçar lebres, passou a dominar as pistas nos países onde as corridas são oficiais. Em contrapartida, proliferam associações de resgate dos milhares de exemplares descartados por esta indústria.
Usos: companhia e corrida.
Porte: 68 a 76cm


Galgo Húngaro













Perseguidor persistente, caçou lebres e raposas por séculos. Após a proibição, passou a ser usado em corridas e pastoreio.
Usos: companhia, corrida e caça.
Porte: 62 a 70cm


Greyhound Italiano



Do século 19 para cá, a raça foi usada predominantemente para companhia. Há registros destes cães na época dos faraós.
Usos: companhia e corridas de curta distância.
Porte: 32 a 38cm










Galgo Polonês
Usado na caça a lebre, cabrito montês, raposa, cervo e lobo, é o mais forte e robusto dos Galgos de pelo curto. Mesmo assim, é muito elegante. Resiste bem ao clima frio de seu país de origem.
Uso: caça.
Porte: 68 a 80cm



Sloughi


De tão esbelto, tão fina a pele e tão rente a pelagem, pode-se perceber a espinha dorsal. Para muitos, é o Saluki de pelo curto. Tem a devoção dos povos nômades. Seus olhos grandes e negros lhe dão um olhar nostálgico.
Usos: caça, companhia, pastoreio e proteção.
Porte: 61 a 72cm







Whippet


É o cão mais veloz dentre os de seu porte. Dispara em grande velocidade, com excelente arranque. Foi muito popular como corredor em pistas. Tem sangue de Greyhound, do qual é uma réplica menor. Sua disposição para caçar lebres e ratos é grande.
Usos: corrida e companhia.
Porte: 44 a 51cm.



Existem mais duas raças de cães que também são consideradas Galgos. São elas:


Pharaoh Hound
Suas orelhas grandes e empinadas e a cor castanho-amarelada chamam a atenção. Eles se parecem com as representações do deus egípcio Anúbis. Ele caça tão bem pela visão, quanto pelo faro. Se não tiverem exercício adequado, podem ficar obesos.
Usos: caça e companhia.
Porte: 53 a 64 cm.


Ibizan Hound


Com suas grandes orelhas, este cão se orienta na caça pelo som, mas enxerga muito bem. É alto e, em comparação com outros cães de caça que se distinguem pela velocidade, um tanto atarracado. A coloração variável ajuda a diferenciá-los do Pharaoh Hound. É um animal sensível e leal.
Usos: caça e companhia.
Porte: 57 a 70cm.

2 comentários:

  1. Fúl, parabéns por "inaugurar" o blog com esta explicação mais que pertinente..rs.
    Isso causa uma confusão tremenda, na rua quando me perguntam a raça e eu respondo se tratar de um um whippet, muitas vezes a pessoa me diz "Ué, achei que era um galgo, eles são muito parecidos.." ou então " Esse eu não conhecia, eu conhecia apenas o Galgo, sabe qual é? É igual ao seu, só que acho que o galgo é o verdadeiro." ..rs

    Que cães maravilhosos, bom.. nem preciso falar que esse grupo é o meu favorito, amo demais todas as raçãs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Débora, é verdade... tem muita gente que me para na rua perguntando se é galgo, aí explico que galgo é a "família" (nessas horas tenho que esquecer que sou bióloga e falar na linguagem do povo hehehehe), assim como tem a família dos pastores, que tem um monte de raças diferentes. Geralmente a pessoa entende e até pergunta quais as outras raças mais conhecidas. Acabo fazendo amizade assim, depois nem sei mais quem é a pessoa e tenho que fazer cara que é velha conhecida qdo me cumprimenta na rua... risos.

    Mas, qdo estou com pressa, falo que é galgo mesmo e pronto. Mas aí tenho que estar preparada pra ouvir um "então o seu é mestiço, moça, pq o galgo é o grandão...". Como tô com pressa, nem respondo hahahahaha.

    Ah, além desse grupo, tenho outro grupo favorito: Setters e Pointers. Um dia ainda terei um Setter, Irlandês ou Inglês (ou os dois, mais os Whippets hahahahaha). Se eu pudesse, teria um monte de galgos e os dois Setters.

    ResponderExcluir